Trabalha com redes sociais ou é influencer? Conheça 7 formas de expandir seus negócios
Com o crescimento do marketing digital, influencers e criadores de conteúdo precisam encontrar maneiras eficientes de expandir seus negócios nas redes sociais.
Porque depender apenas das redes sociais pode limitar o alcance e a rentabilidade, pensando nisso, reunimos sete estratégias para te ajudar a diversificar as fontes de renda e fortalecer sua presença online de forma sustentável.
1. Diversifique as plataformas
Concentrar esforços em uma única rede social aumenta o risco de perdas caso o algoritmo mude ou a plataforma enfrente instabilidades. Por isso, você precisa estar presente em várias plataformas.
Ter perfis no Instagram, YouTube, TikTok e Threads vai permitir alcançar públicos diferentes e manter a visibilidade ativa.
Até porque, cada rede tem seu próprio estilo de engajamento, enquanto o Instagram prioriza imagens e vídeos curtos, o YouTube é ideal para conteúdos mais longos e informativos. Já o TikTok favorece a criatividade com vídeos rápidos e virais.
E assim como influenciadores que estão se expandindo para diferentes canais, poderá alcançar novos públicos e diminuir os riscos.
2. Monetize além das redes
Ampliar suas receitas vai requerer ir além dos ganhos com anúncios e parcerias pontuais.
Para isso, muitos influencers encontram sucesso criando produtos digitais, como e-books e cursos, ou até oferecendo serviços de mentoria e consultoria. Essas formas de diversificação não só aumentam o faturamento, mas também fortalecem sua autoridade no nicho em que atua.
Um exemplo prático é lançar uma linha de produtos própria ou serviços personalizados e, de repente, criar um site pode ser uma ótima forma de centralizar essas ofertas e se comunicar com seu público de maneira mais direta e organizada.
3. Faça parcerias e colaborações estratégicas
Colaborar com outros influenciadores ou marcas é uma excelente maneira de ampliar sua exposição e fortalecer sua imagem. Parcerias estratégicas te ajudam a se conectar com novos públicos e reforçam sua autoridade no mercado.
Para garantir que a colaboração seja eficaz, é importante escolher parceiros alinhados com o seu nicho e, principalmente, seus valores.
Por exemplo, se você atua no segmento de fitness, colaborar com marcas de roupas esportivas ou suplementos faz mais sentido. Ações simples que criam sinergia e ampliam a relevância para ambos os lados.
4. Invista em branding pessoal
Construir uma identidade sólida é essencial para se destacar no mercado digital, então o branding pessoal é o que envolve a definição clara da imagem que quer transmitir, do tom de voz usado nas redes sociais e dos valores que sua marca representa.
Essa consistência gera confiança e fortalece a relação com seu público tendo um estilo visual bem definido e mantendo a coerência nas mensagens publicadas são práticas fundamentais.
Assim como grandes marcas, influenciadores que investem no branding pessoal conquistam maior fidelidade do público e se tornam mais atraentes para parcerias comerciais.
5. Use automação e ferramentas de gestão de redes
Mantenha a presença ativa em várias redes sociais usando ferramentas de automação para otimizar o tempo e melhorar a produtividade.
Plataformas como Buffer, Hootsuite e Metricool permitem agendar postagens, monitorar métricas e interagir com seguidores de forma eficiente.
Ferramentas essas que ajudam a manter a regularidade das publicações e garantir que todas as redes estejam ativas. Além disso, acompanhar os resultados permite ajustar as estratégias rapidamente, aumentando o engajamento e o alcance das postagens.
6. Implemente marketing de afiliados e programas de assinatura
Com essa estratégia, você indica produtos ou serviços de terceiros e recebe uma comissão por cada venda realizada por meio dos seus links de afiliados. Além disso, programas de assinatura (como aqueles oferecidos pelo Patreon) permitem criar uma fonte de receita regular com uma base de seguidores fiéis.
Uma forma de usar isso de maneira inteligente é oferecendo conteúdo exclusivo para assinantes e estreitar o relacionamento com o público, incentivando também o engajamento. Prática muito comum entre criadores que produzem vídeos, podcasts ou newsletters.
7. Amplie o público com conteúdos virais e SEO
Considere vídeos curtos e criativos que incentivam o compartilhamento, pois eles são ideais para alcançar um público maior. Além disso, o SEO (otimização para que seja encontrado nas buscas) das descrições e títulos das postagens é fundamental para garantir que seu conteúdo seja alcançado mais facilmente.
O SEO ajuda não apenas no Google, mas no YouTube e outras origens de mídia que talvez não esteja enxergando.
Portanto, existem várias formas para diversificar seu negócio, seja ampliando plataformas, investindo em branding, automatizando processos e buscando novas formas de monetização.
A adaptação constante faz parte da vida de quem empreende, e é preciso acompanhar as mudanças do mercado digital e fazer uso inteligente das ferramentas para manter o negócio lucrativo.