Aplicativo de vendas online: o melhor amigo do vendedor

Publicado por Parceiros em

Já percebeu que nos últimos anos os hábitos de consumo mudaram drasticamente aqui no Brasil? Agora, loja física não é mais o suficiente para quem quer ter bons resultados. Para se adaptar é necessário agir em vários canais e para integrar tudo, nada melhor que um aplicativo de vendas online.

Se antigamente a loja física tinha uma lucratividade considerável, hoje podemos dizer que o meio online é o queridinho da vez. Melhor ainda se estiver presente em e-commerces, marketplaces e em aplicativos. Essa mudança drástica se deve ao fato de que nos últimos anos enfrentamos a pandemia do novo coronavírus. E, com isso, novos hábitos precisaram ser adotados, como as compras online.

Com isso, o país ganhava a cada dia mais e mais compradores virtuais ao mesmo tempo que novos vendedores iam surgindo e conhecendo as plataformas de vendas. Mas como anunciar em várias plataformas e como integrá-los?

Aplicativo de vendas online para e-commerce e marketplace

Para quem quer melhorar seu desempenho em vendas, nada melhor do que investir em e-commerce e marketplaces. Ainda não sabe o que é um ou outro? Não tem problema, nós explicaremos as diferenças.

O que é um e-commerce? Trata-se de uma loja virtual no qual você anuncia seus produtos. A parte mais bacana de ter um e-commerce é poder customizá-lo da forma que bem entender. Ou seja, você pode criar uma identidade visual marcante e trabalhar nas campanhas sazonais (Dia das Mães, Dia das crianças, Natal…) com um marketing exclusivo.

Veja o vídeo abaixo que explica o que é um e-commerce:

Clique aqui.

Prós de ter um e-commerce:

  • Lucro fica 100% com a loja
  • Site com identidade visual própria
  • Campanhas de marketing exclusivas
  • Fortalecimento do nome da marca

Contras de ter um e-commerce:

  • Precisa investir no desenvolvimento do site
  • Investimento em meios de pagamento
  • Manutenções periódicas são de responsabilidade da própria loja
  • Faz os próprios despachos dos produtos

Já o marketplace é um shopping virtual no qual o lojista anuncia sua empresa. Lá você encontrará diversas outras empresas fazendo o mesmo, inclusive anunciando produtos similares ao seu. Exemplos de marketplaces famosos no Brasil: Mercado Livre, Americanas e Amazon.

Veja o vídeo abaixo que explica o que é um marketplace:

Clique aqui.

Prós de anunciar em um marketplace:

  • Não precisa de um grande investimento para começar, basta ter um CNPJ e um estoque
  • Não há necessidade de desenvolver um site ou implementar meios de pagamento, isso é de responsabilidade do marketplace
  • Marketing pronto
  • Alguns marketplaces oferecem um serviço próprio para despachar as suas mercadorias
  • Mais visibilidade

Contras em anunciar em marketplace:

  • Não consegue personalizar a loja;
  • Não pode desenvolver as próprias campanhas de marketing dentro do marketplace;
  • Porcentagem dos lucros fica com o marketplace.

Agora que você já sabe a diferença entre os dois, o que acha de integrá-los em um único aplicativo de vendas online?

Existe um aplicativo assim? Quais as vantagens?

Em uma rápida pesquisa no Google podemos encontrar diversas soluções para conseguir administrar seu negócio por meio de um aplicativo de vendas online. Se a pesquisa é rápida, analisar cada um deles não é. É preciso ter bem delimitado quais são suas dores e quais as possibilidades de resolução oferecidas.

É nessas horas que você percebe que o mais caro não é o melhor, pois depende muito das suas necessidades. Para facilitar a sua pesquisa, decidimos analisar algumas soluções oferecidas pela top of mind da categoria, o olist.

Atualmente, a empresa oferece vários serviços, entre eles:

  • Olist Store
  • Olist Shops
  • Olist Premium

O Olist Store é uma startup brasileira que atua no segmente de e-commerce, e é uma ótima solução para vendedores que querem anunciar seus produtos pela loja do olist nos maiores marketplaces do país. Por exemplo, ao invés de criar seu próprio perfil e aguardar o engajamento, você já anuncia pela loja oficial do olist e seus produtos são exibidos entre os primeiros resultados das buscas realizadas.

A melhor parte é que esse aplicativo de vendas online integra diversos marketplaces. Ou seja, você pode anunciar o mesmo produto em vários lugares e administrar tudo por meio de uma plataforma. 

Já o Olist Shops é indicado para quem quer criar seu próprio e-commerce por meio do uso do celular. Ele tem soluções completas e não exige que você tenha um super computador para fazer tudo. Basta um celular com acesso à internet e muita vontade de trabalhar.

Por último, o Olist Premium reúne todas as soluções em uma única plataforma. Dessa forma, você tem um aplicativo de vendas online completo em que você tem vários canais de venda administrados de um único lugar.

Quais as vantagens de ter um aplicativo de vendas?

Já ouviu a expressão “não colocar todos os ovos em uma única cesta”? Geralmente ela é usada por investidores em alusão a não colocar todo seu dinheiro em uma única ação. O mesmo vale para quem quer ter sucesso em vendas.

É preciso ser multicanal para ter resultados expressivos. Sendo assim, anunciar seus produtos apenas no Mercado Livre, por exemplo, pode render bons frutos, mas você poderá chegar ao mesmo resultado na metade do tempo se tiver um e-commerce e também anunciar em outros canais.

Quer saber quais são as possibilidades de venda? Então aconselhamos que leia uma matéria sobre canais de venda que complementa este texto.

Veja abaixo outras vantagens de utilizar esse serviço:

  • Presença de negócio
  • Aumenta a probabilidade de venda e fidelização
  • Comunicação mais assertiva e estratégica com os consumidores
  • Melhora a experiência do cliente
  • Melhora a autoridade da marca
  • Reconhecimento dos clientes

Por fim, agora que você já sabe da existência de um aplicativo de vendas online, o que está esperando para melhorar os seus números? Boas vendas!

Este texto foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.