7 passos para melhorar a logística da sua loja de roupas

Publicado por redator em

Novos empreendedores estão surgindo cada vez com menos conhecimento do mercado no qual estão inseridos, por isso é essencial que busquem aperfeiçoamento de sua administração para que o empreendimento dê lucros. As lojas de roupa são as empresas mais comuns que estão surgindo, podem ser físicas ou virtuais, mas de qualquer forma demandam um bom processo de logística.

Como melhorar a logística do seu negócio?

Aqui estão 7 passos para melhorar a logística de seu negócio no ramo de vestuário:

1. Investir em um software para loja de roupas

Ele é importante para garantir um bom controle do estoque das vendas e dos lucros que a loja está tendo.

Diversas empresas oferecem o produto, a variedade é grande, desde programas muito elaborados e voltados a empresas de grande porte àqueles pensados para negócios menores.

Basta escolher aquele que mais se adeque ao seu modelo de negócio, e contar com a ajuda de um especialista para a implementação do sistema, que ajudará na organização, planejamento e crescimento do seu negócio.

2. Organizar o estoque

Saber quanto se tem de produtos é essencial para que já se faça o planejamento de como será a escoada desses itens após a realização das vendas.

O estoque dá a ideia da quantidade de produtos que estão parados, quais são os que mais saem, quais demoram mais para serem vendidos, qual o fluxo de entrada e saída de mercadorias, por isso é importantíssimo manter o seu controle.

Quando bem organizado o estoque agiliza o envio para o transporte das mercadorias vendidas e ainda proporciona uma melhor visão de como o empreendimento está se desenvolvendo.

A importância da logística

A logística é essencial para o crescimento da loja, pois é a ela que garante o envio dos produtos aos clientes.

3. Planejar os gastos com transporte

Ter pelo menos uma estimativa dos gastos com o transporte dos produtos ajuda a já saber por quais meios serão feitos, qual é a empresa que atende às necessidades de entrega por um bom preço e possui uma prestação de serviços de qualidade, com comprometimento, entregas feitas no prazo e com segurança, de modo que a mercadoria não seja danificada.

Os fretes de entrega mais baratos são os feitos em carros maiores que podem entregar mais produtos durante uma saída.

O frete fiorino é o mais usado, pois o carro detém bom tamanho e consome pouco combustível, o que barateia o custo de envio.

4. Rapidez no envio

Um envio rápido agiliza todo o processo de logística, além de garantir uma boa imagem para com os clientes, que com certeza recomendarão sua loja por realizar as entregas de maneira rápida.

Às vezes o cliente precisa que o produto seja entregue o quanto antes para poder usá-lo, sendo assim é sempre bom oferecer um serviço de entregas express.

5. Ter controle da demanda de produtos

Saber o quanto entra e o quanto sai de mercadorias é crucial para o planejamento logístico da loja, pois desta forma é possível organizar um projeto que contemple a dinâmica da loja, seja ela qual for.

Os produtos que têm mais encomendas devem sempre contar com uma quantidade um pouco maior no estoque, para que nenhum cliente sofra com a sua falta ou com a demora na entrega.

Entrega no prazo = clientes satisfeitos

A logística de entrega de roupas deve ser rápida e eficiente, a fim de satisfazer o consumidor.

6. Identificar quais são os problemas de dificultam o processo logístico

Entender o que sua loja vem errando, de forma a saber onde se deve melhorar, garante uma grande melhoria no processo e leva ao aumento da qualidade do serviço realizado.
Quanto antes se souber o que tem provocado a não fluidez da logística de seu planejamento, mais rápido será o reparo e o upgrade da loja.

7. Inovar

Estar sempre por dentro das inovações do mercado e implantá-las em seu comércio, é garantia de sucesso, pois com elas o funcionamento do negócio, em geral, tende a fluir melhor, inclusive o logístico.

Buscar ter um engajamento social também se mostra eficaz, na melhora da gestão de meios e materiais, pois empresas que vestem o uniforme social, tendem a ser mais procuradas por clientes que também ajudam a promover o bem comprando em lojas conscientes.

Estes são os passos a se seguir para ter uma logística ágil e inteligente em sua loja de roupas, negócio que se mostra promissor e rentável, desde que bem gerido.