Terceirização de serviços no ambiente empresarial

Publicado por redator em

serviços

O desafio de administrar uma empresa é bastante grande porque qualquer organização, seja ela de pequeno, médio, ou grande porte envolve setores e a integração com variados segmentos.

Uma empresa precisa garantir a sua saúde financeira e para isso, muitas vezes, é necessário cortar investimentos para contratação direta de funcionários.

Diante disso, é possível que as empresas terceirizem alguns serviços com objetivo, não somente de reduzir os gastos, mas de focar nas especialidades da empresa.

Apesar da terceirização ser uma atividade bastante comum e indicada, muitos empresários ainda possuem dúvidas sobre quais serviços podem ser terceirizados e se de fato é uma tarefa importante para empresa.

Diante disso, nesse artigo, separamos algumas dicas que podem contribuir nos processos de terceirização.

Os serviços contábeis e sua importância para a empresa

O setor da contabilidade é um dos principais dentro de uma empresa, pois está presente desde o processo da abertura até o fechamento de uma organização.

Para que uma empresa de fato possa funcionar é necessário que um contador realize um serviço de abertura de empresa com objetivo de verificar qual é o regime tributário desta empresa, assim como para reduzir a burocracia com os órgãos públicos e facilitar a obtenção do Cadastro Nacional de pessoa jurídica (CNPJ).

Quando a empresa está em funcionamento, o setor da contabilidade continua sendo importante, pois monitora todo o processo da folha de pagamento verificando os descontos necessários, às tributações e recolhimento de impostos.

Além disso, esse setor também verifica o pagamento dos fornecedores e das empresas parceiras, aumentando ainda mais a credibilidade da empresa.

Sendo assim, para uma instituição que deseja ter um equilíbrio financeiro, o segmento da contabilidade é indispensável.

No entanto, principalmente, pequenas e médias empresas muitas vezes não têm condições de manter todo mês, uma estrutura para o setor de contabilidade de forma interna.

Por isso, existe a possibilidade de terceirizar esse serviço contratando empresas para prestar Assessoria Contábil e até mesmo consultoria de orientação.

Terceirizar o serviço da contabilidade pode ser importante porque esses profissionais já são capacitados e treinados para a realização dessas atividades e ainda conseguem emitir relatórios que facilitem a visualização dos gestores em relação à situação financeira da empresa.

Para isso, é importante que a empresa verifique qual é o preço de contador (que pode ser particular) ou até mesmo, busque por empresas que atuem no setor da contabilidade para que esse serviço seja feito de forma completa e confiável.

Para contatar essas empresas de contabilidade é importante que a empresa verifique os orçamentos que são cobrados a partir da delimitação dos serviços que serão prestados e das recomendações e referências que essas empresas possuem no mercado.

O que não pode faltar nesses ambientes, e contar com esse tipo de serviço que é fundamental para uma boa gestão financeira.

A realização de cursos técnicos

Para as empresas que contam com funcionários do setor interno é importante desenvolver estratégias de valorização e consolidação dessas pessoas dentro da empresa.

No trabalho, o funcionário passará diversas horas do seu dia e por isso é fundamental que esse ambiente seja agradável, de respeito e de comunicação entre as equipes.

É possível valorizar o seu funcionário de várias formas variando desde o investimento no salário até um investimento na sua capacitação profissional por meio da realização de cursos técnicos.

Empresas que investem nos seus funcionários no âmbito da educação tendem a ganhar de várias formas.

A primeira é que o funcionário qualificado consegue realizar suas atividades de forma mais assertiva e a segunda é que a empresa consegue aumentar sua credibilidade diante do mercado de novos clientes investidores e acima de tudo ganhar a confiança dos seus funcionários.

O tipo de curso a ser investido pela empresa vai depender de sua área de atuação, por exemplo, existe o curso de eletrotécnica grátis com CREA, que é indicado para profissionais que trabalham com eletricidade e que necessitam desenvolver habilidades tanto na parte de projetar e instalar elementos elétricos assim como na operação de sistemas.

Inclusive, esse curso técnico pode ser aplicado por empresas de cursos profissionalizantes que sejam terceirizadas para prestar atividade.

Com isso, o seu profissional estará apto para atuar em diversos setores, seja em Sistemas de distribuição elétrica assim como dentro da indústria ou na construção civil.

Com a realização do curso técnico, o profissional obtém o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), agregando ainda mais credibilidade aos serviços realizados diante dos clientes.

Segurança do local

Por fim, vale a pena destacar a importância de terceirizar serviços de segurança neste local, com o uso de placas de sinalização de emergência integrado a serviços como:

  • Contratação de equipe de segurança;
  • Atuação na segurança patrimonial;
  • Verificação dos sistemas de segurança;
  • Instalação de câmeras, cerca elétrica e alarmes.

Além disso, é possível pensar também na segurança do imóvel, investindo em um serviço terceirizado de dedetização e de controle de formigas cortadeiras, como é o caso dos cupins.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *