Quais as principais vantagens de fazer site em WordPress?
Se você está com dúvida se deve criar site em WordPress, precisa saber que existem muitas vantagens em tomar essa decisão.
Hoje em dia, é possível fazer a criação de sites de forma prática e rápida, sem a necessidade de ter conhecimento em programação, por exemplo, de HTML.
Se você deseja criar sua página na internet, basta escolher um construtor de site confiável e que ofereça as funcionalidades que você precisa.
O WordPress foi criado em 2003 e é o software de criação de blogs mais popular do mercado. Nos últimos anos, ele também se tornou o software de gerenciamento de conteúdo para sites que não são blogs.
Mas, será que essa opção é realmente tão vantajosa para criar um site?
Se essa também é a sua dúvida, continue a leitura e descubra quais são as principais vantagens de fazer site em WordPress!
Por que o WordPress é uma boa escolha?
Aqui está uma lista com algumas das principais razões pelas quais o WordPress é tão popular para a criação de sites.
1. Fácil usabilidade
Definitivamente a principalmente vantagem do WordPress é a sua fácil usabilidade. O software é muito fácil de ser utilizado, já que conta com uma interface intuitiva.
Adicionar novas páginas, publicações de blog, vídeos, imagens etc. Tudo isso pode ser feito de forma rápida e prática.
Como a tecnologia da ferramenta é simples, o tempo com a parte de configuração do site é muito reduzido.
Portanto, se você não tem conhecimento em programação de site, o WordPress é para você.
2. Gerenciamento de site em qualquer computador
O WordPress é uma ferramenta baseada em navegador. Isso quer dizer que você pode gerenciar o seu site em qualquer computador.
A única coisa que precisará fazer é ter acesso a internet e fazer o seu login na plataforma para começar a gerenciar o site.
3. Não precisa de software de edição de códigos
O WordPress é uma ferramenta independente que não precisa de software de edição de código HTML, por exemplo, o Dreamweaver.
Você pode facilmente criar uma nova página ou publicação de blog, fazer upload de imagens — e até editá-las —, subir arquivos de vídeo, criar galerias de imagens e muito mais.
Tudo isso é feito sem a necessidade de ter um software adicional de código HTML ou FTP.
4. Foco em motores de busca
O WordPress possui códigos que são muito simples e limpos, o que torna fácil a indexação dos sites para os mecanismos de busca, como o Google.
Além disso, em cada página do site você pode incluir configurações que fazem parte das técnicas de SEO, como:
- Incluir imagem otimizada e nomeada com palavra-chave;
- Incluir descrição e título de metatag;
- Incluir tags.
Além disso,você também pode utilizar plugin de SEO que contém mais opções para que seu site seja otimizado, mas vamos falar dos plugins adiante.
5. Total controle do seu site
Ao criar o seu site no WordPress, você não precisa depender de outros profissionais para fazer pequenos ajustes, como alterações no design, por exemplo.
Claro, dependendo do nível do seu site e do tipo de ajuste que deseja que seja feito, você precisará da ajuda de um profissional.
Porém, você terá total controle de quase todos os aspectos do seu site. Com isso, pode fazer tranquilamente simples alterações.
6. Design personalizável
Com o WordPress você pode mudar toda a aparência do seu site. Ou seja, ele pode ter 100% a identidade visual da sua marca.
Dessa maneira, você pode fazer a criação de site pensando exatamente no que deseja proporcionar aos visitantes das páginas.
7. Blog integrado para uso
Como o WordPress foi originalmente criado como uma plataforma de blog, os recursos de blog são fáceis de serem integrados, caso queira fazer isso.
Você pode facilmente fazer:
- Configuração de assinaturas de RSS/e-mail em seu blog;
- Aplicar recursos de comentários;
- Adicionar automaticamente as postagens mais recentes do blog a outras páginas do site (sua página inicial, por exemplo).
Assim, é possível estender o alcance e tornar seu site mais dinâmico e interativo.
8. Possibilidade de uso de plugins
Por fim, mas não menos importante, o WordPress permite que você instale diversos tipos de plugins, para diferentes tipos de necessidades.
Se você deseja incluir um calendário de eventos no seu site, existe um plugin para fazer isso.
Se deseja potencializar a otimização do seu site para mecanismos de pesquisa, também é possível instalar um plugin, como o Yost.
A questão é que você encontrará uma extensa lista de plugins WordPress disponíveis que ajudarão a tornar o seu site mais profissional.
Conclusão
Se você estava com dúvida se deveria ou não utilizar o WordPress, depois das vantagens que citamos, deve ter percebido que sim, vale a pena utilizá-lo, dependendo da sua necessidade.
O WordPress é uma ferramenta conhecida mundialmente e se tornou a favorita para a criação de sites.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que ele te ajude a tomar uma decisão para criar o mais breve possível o seu site.