Procura por emprego na era digital

Publicado por Parceiros em

 

Certamente a tecnologia é o principal propulsor de mudanças que ocorrem no mundo,  capaz de impactar de maneira expressiva a procura por emprego na era digital.

Haja vista a quantidade de ferramentas tecnológicas que alteram significativamente as relações humanas, bem como a atuação das empresas.

Dessa forma, os indivíduos que até então estavam acostumados a exercer suas atribuições de determinada maneira, veem-se obrigados a se adaptar às novas tecnologias.

Portanto, para quem deseja estar sempre atualizado ou para quem está em busca de uma oportunidade de emprego e não ficar apreensivo esperando a ligação de agências de emprego na era digital, precisa desenvolver algumas qualidades. Confira!

Quais as características o profissional que deseja conseguir emprego na era digital deve apresentar? 

Independente da profissão, qualquer pessoa que esteja procurando por uma colocação no mercado de trabalho,  inclusive em emprego na era digital, deve focar em 3 importantes aspectos, são:

  •   Contatos: quanto maior o número de pessoas do ramo de atuação você conhece, maiores as chances de conseguir um bom emprego, por isso não deixe de fazer o networking;
  •   Credibilidade: ter uma boa reputação, permite que sejam feitas boas recomendações, que possibilitam melhores oportunidades;
  •   Competência: que é simplesmente, ser bom na função que desempenha.

No entanto, além dessas qualidades, para conseguir um bom emprego na era digital e conquistar maior destaque em um mercado cada vez mais competitivo devido à globalização.

Deve desenvolver algumas características a mais, tais como:

Criatividade

Diferentemente do que muitos pensam, a criatividade não é um talento inato, pelo contrário, é uma habilidade que pode ser desenvolvida.

Portanto, para ser criativo não é necessário apresentar todos os dias propostas mirabolantes ou preocupar-se sempre em possibilitar lucros altíssimos para a empresa em que atua.

Não é nada disso, é bem simples! É preciso apenas sair do lugar comum e oferecer boas sugestões que possam solucionar problemas que surgem na rotina diária de trabalho.

Como também ser capaz de trabalhar em grupo, aumentando as chances de chegar mais facilmente a uma ideia que possa ser colocada em prática imediatamente.

Assim sendo, se o seu desejo é conquistar um bom emprego na era digital, comece por desenvolver sua criatividade.

Ousadia

Agir com segurança nas ações tomadas é uma importante qualidade de um profissional, em qualquer que seja o segmento em que atua.

Entretanto, para quem pretende sobressair no mercado, que está cada vez mais exigente, e conseguir um emprego na era digital, é preciso ter uma dose de ousadia.

Já que assim, estará sempre apresentando ideias inovadoras, não hesitando em se arriscar com o objetivo de proporcionar revoluções pequenas, mas que sejam positivas para o desempenho da empresa em que trabalha.

Versatilidade

Sem dúvidas, a versatilidade é umas das qualidades mais importantes para quem busca um emprego na era digital.

Em outras palavras, é a capacidade que um profissional tem de se adaptar às constantes mudanças que a globalização oferece.

Por exemplo, um profissional da área de publicidade, atua um pouco como fotógrafo, estes por sua vez, podem ser um pouco designers, assim por diante.

Embora algumas pessoas ainda sejam resistentes a essa fusão de atribuições, pode ser um aspecto decisivo para que aquele profissional conquiste o emprego na era digital.

Mas se você usar a desculpa que não tem dinheiro para investir em cursos de capacitação, saiba que é possível inscrever-se em plataformas que oferecem diversas modalidades de aprendizado de forma gratuita.

Proatividade

Um profissional proativo é aquele que de fato veste a camisa da empresa em que trabalha.

Por esse motivo, normalmente são os perfis de colaboradores que recebem maior reconhecimento de seus gestores.

Nesse sentido, os administradores esperam que seus funcionários acreditem e compartilhem da sua visão.

Por esse motivo, as empresas, dão preferência aqueles profissionais proativos, que possuem autonomia e ambição de ocupar melhores cargos.

Relacionalidade

A qualidade de relacionar-se bem com seus colegas de trabalho, chefes, fornecedores e clientes, é um atributo muito importante para conquistar um emprego na era digital.

Logo, possuir uma boa comunicação é essencial para criar vínculos e causar empatia nas pessoas ao seu redor.

Certamente, diante de um mundo de relações tão rasas, quem consegue ser mais sociável, ganha bons pontos na luta por um emprego na era digital.

Isso não quer dizer que o profissional tenha que bajular, espalhar abraços indiscriminadamente, principalmente em pessoas desconhecidas.

Contudo, seja na vida pessoal ou profissional, é importante adotar uma postura mais sociável, amistosa.

Conclusão

Portanto, assim como o mercado se vê obrigado a passar por mudanças com os avanços da tecnologia, a pessoa que procura emprego na era digital, deve se adaptar.

Para isso é preciso buscar informações das ferramentas mais utilizadas pelas empresas, assim como se especializar na sua área de atuação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *