O que você precisa saber ao criar sua loja virtual
As compras online fazem parte dos hábitos de consumo dos brasileiros e, ao mesmo tempo, uma loja virtual é uma ótima opção. Além do seu negócio, você pode aproveitar a flexibilidade do mercado digital.
Por se tratar de um modelo de negócio relativamente novo, é comum os empresários duvidarem de como funciona, como criar uma loja online e se destacar da concorrência online.
O que é comércio eletrônico?
Uma loja online é um tipo de loja online onde as vendas e compras são feitas pela Internet. A palavra é uma abreviação das palavras e-commerce, que significa comércio eletrônico.
O modelo de negócios tornou-se popular nos últimos anos. A principal razão para isso foi que exigiam pouco investimento em operações de rede e permitiam que as operadoras fossem independentes.
A popularidade das compras online está crescendo entre os consumidores que já perceberam que a internet é um lugar seguro para fazer compras.
Embora toda loja online seja uma loja online, é importante entender porque existem outros modelos de negócios no universo do e-commerce.
O Marketplace é uma opção muito utilizada pelas empresas. Uma loja online é considerada se vender uma única empresa ou marca. Um exemplo é a loja online de grandes lojas de roupas e departamentos.
Loja online ou marketplace?
O Market difere de uma loja online por funcionar como uma espécie de apresentação virtual para diversas empresas.
Nesse caso, os produtos ali presentes não pertencem à mesma marca ou loja, mas são simplesmente exibidos na mesma plataforma.
O Market é uma oportunidade de intermediar a venda de produtos, mas não se responsabiliza pela garantia ou entrega.
Esse método pode ser bastante útil para empreendedores, pois não exige a compra de um nome de domínio ou outros custos associados à criação de uma loja online.
Então é só adicionar os produtos da empresa na plataforma escolhida e promovê-los da melhor forma.
Uma grande vantagem de vender pelo mercado é a oportunidade de usar a autoridade que a empresa já possui no mercado consumidor. Assim, pode-se tomar como exemplo um vendedor de cursos, que é muito mais fácil de encontrar do que investir em uma loja online.
A empresa assume que é mais fácil para um potencial consumidor encontrar um mercado do que uma loja online à procura de determinados produtos, mas neste caso o empresário não pode definir as formas como o produto é apresentado aos compradores, a empresa de marketing é responsável.
Por isso, é uma boa opção para empreendedores que vendem produtos em geral, como caixas de papelão para doces e salgados personalizadas com a logo da empresa. Isso porque o modelo de negócios é uma forma de evitar a concorrência e o trabalho envolvido na criação de um nome de domínio.
A compra pela internet, por outro lado, é uma opção que traz mais vantagens para quem tem produtos/serviços ou produtos de nicho e um público-alvo mais segmentado, como as empresas de criação de landing page Curitiba.
Mas vale saber que o modelo de negócio mais adequado depende de quanto tempo e dinheiro o empreendedor quer ou teve que investir.
Tipos de e-commerce
Quem quer se engajar em vendas online encontrará diferentes modelos de negócios. Há quem prefira o e-commerce e quem prefira a ideia de lançar produtos.
B2B (Business to Business)
A sigla B2B é utilizada para empresas que fecham parcerias com outras empresas com o objetivo de vender somente produtos para elas. Normalmente, esse modelo de negócios é usado para vender matérias-primas, como uma loja de câmeras de segurança para empresas.
B2C (Business to Consumer)
B2C é o modelo mais utilizado pelas empresas que vendem diretamente ao consumidor final, já que a maioria das lojas online operam como um serviço de consultoria blockchain.
C2B (Consumer to Business)
O modelo tradicional de negócios é revertido através do C2B, quando os consumidores prestam seus serviços às empresas. Por exemplo, plataformas de cadastro independentes onde os profissionais procuram trabalho ou oferecem serviços.
C2C (Consumer to Consumer)
C2C cobre relacionamentos de consumidor para consumidor em fóruns ou mercados. Os usuários costumam escolher plataformas para vender produtos usados, como roupas, eletrônicos, suporte técnico de manutenção de sites e outros produtos.
Vantagens de criar uma loja online
Como as vantagens mais importantes da criação de lojas virtuais, os empreendedores costumam apontar a flexibilidade de horário e a possibilidade de trabalhar onde e quando quiserem.
Outro ponto é a autonomia permitida pelas empresas em todas as decisões e a baixa necessidade de investimento, pois não há necessidade de se preocupar com quaisquer despesas, como luz, aluguel ou salário de muitos funcionários.
As vendas também são mais dinâmicas, dependendo da publicidade e do estoque da loja.
O modelo de negócio pode apresentar desvantagens dependendo das escolhas do empreendedor.
Um bom exemplo é a venda de produtos físicos como equipamentos de proteção individual, pois isso exige mais cuidado do que vender cursos ou conteúdos exclusivos, pois você precisa se preocupar com o envio do produto.
Além de providenciar a entrega e embalagem, é importante que o produto não chegue quebrado ou danificado, o que prejudicaria o relacionamento com o cliente.
Dicas para criar uma loja online
A criação de uma loja online baseia-se no planejamento e consideração dos seguintes pontos:
- Questões legais relacionadas à constituição de uma empresa;
- Nicho de comércio eletrônico e público-alvo;
- Escolhendo uma plataforma de negociação eletrônica;
- Escolha da forma de pagamento;
- Garantir a segurança da loja virtual;
- Logística relacionada à avaliação;
- Alugue uma caixa para guardar produtos;
- Invista em marketing digital;
- Bom sistema de atendimento ao cliente.
Questões legais relacionadas à constituição de empresa
Para legalizar esse tipo de negócio, deve-se seguir um conjunto de regras, que geralmente incluem a constituição de um CNPJ para fins de faturamento.
Nos casos em que o faturamento do negócio não ultrapasse R$ 68 mil por ano, recomenda-se a abertura de um MEI (Micro Empreendedor Individual).
O empresário também deve estar atento à disponibilidade de informações da empresa, vai se arrepender de comprar ou trocar mercadorias
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Público-alvo de negócios e comércio eletrônico
Para um negócio, é importante escolher um segmento que o empreendedor goste, pois é mais provável que ele alcance melhores resultados. Outra dica é procurar um nicho de mercado que esteja crescendo ou que seja fácil de vender, como uma porta para sala de alumínio.
O estudo do público-alvo da empresa deve incluir um alto grau de especialização, Desta forma é possível definir as melhores estratégias para atrair e reter clientes e evitar erros.
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Escolhendo uma plataforma de e-commerce
O desenvolvimento de um site de e-commerce deve ser feito desde o início para evitar problemas futuros. Para isso, é aconselhável fazer muita pesquisa para encontrar a plataforma perfeita.
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Escolha da forma de pagamento
A plataforma escolhida para compras online também afeta a forma de pagamento das compras realizadas na página. A diversificação das formas de pagamento é um fator chave para aumentar as vendas e agradar os consumidores.
Os modelos comuns incluem gateways, adquirentes e corretores. Estes últimos são mais adequados para pequenas lojas, pois oferecem soluções mais fáceis de implementar apesar dos custos mais elevados.
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Garantir a segurança da loja virtual
A coleta de informação de clientes, incluindo informação bancária, requer cuidados especiais no sistema de segurança da loja online. Os sistemas geralmente incluem dispositivos antifraude para detectar problemas de pagamento, além de SSL (Secure Socket Layer), que garante a segurança dos dados inseridos nas páginas da web.
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Avalie a logística relacionada
A gestão de estoque e um bom sistema de entrega são essenciais para o bom funcionamento de uma loja online.
Além dos investimentos em comunicação visual, os gerentes de contratação podem oferecer vantagens para empresas mais maduras, ao invés de depender de outros meios menos viáveis..
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Alugue um box para guardar mercadorias
Para construir um armazém seguro, fácil de gerenciar e acessível, é uma ideia investir em um serviço de Self Storage, que é o armazenamento e conservação de mercadorias.
Invista em Marketing Digital
Qualquer negócio online depende da implementação de uma boa estratégia de marketing digital para atrair clientes e aumentar as vendas.
As estratégias geralmente incluem investir no Google Ads, criar conteúdo informativo otimizado para SEO, exposição nas redes sociais, entre outros.
Ao exportar produtos para o sistema de e-commerce, boas práticas de marketing também devem ser consideradas, como o uso de palavras-chave nas descrições.
Um bom sistema de atendimento ao cliente
Por fim, é importante disponibilizar canais de atendimento ao cliente. Além de cumprir a legislação, a medida oferece aos consumidores uma melhor experiência de compra.
Embora a contratação de funcionários seja necessária, os retornos são garantidos porque o bom atendimento aumenta a probabilidade de fidelização.
O planeamento da loja online deve ser feito ao pormenor, tendo sempre em conta os resultados esperados a médio e longo prazo e as medidas que podem ser implementadas no momento.