O que é uma agência de marketing digital?

Publicado por Redator Convidado em

Tendo trabalhado na área por mais de 20 anos, muitas vezes me perguntam “O que é uma agência digital?”

Uma agência digital se concentra principalmente no marketing de sua empresa, produtos e serviços no mundo digital. Isso é feito por meio do design e desenvolvimento de sites, otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), marketing de conteúdo, publicidade online paga, mídia social, marketing por email e outros serviços.

Houve uma grande mudança no mundo do marketing – houve um tempo em que o marketing era simples e feito internamente. Você poderia fazer com que sua estação de rádio local lesse sua cópia, distribuísse panfletos e publicasse anúncios em jornais com grande sucesso. 

Mas, o mundo mudou e métodos como esses, embora ainda tenham algum valor, o marketing digital está substituindo-o rapidamente. Esses métodos tradicionais de publicidade estão caindo no esquecimento. Se você já pensou em entrar nesse novo mercado, provavelmente precisará de uma agência para ajudá-lo.

“O que é uma agência digital? E por que não posso continuar a lidar com minha própria publicidade, afinal, ela está funcionando há anos? ”

Vamos Dar Uma Olhada No Marketing Digital 

O que é marketing digital? Simplificando, está criando estratégias de marketing que tirarão proveito do mundo digital de hoje. Atualmente, a população mundial é de aproximadamente 8 bilhões. Destes, aproximadamente 3,3 bilhões fazem uso de alguma forma de mídia social e esse número está crescendo rapidamente. 

As agências de marketing digital são aquelas que trabalham principalmente na criação de estratégias de marketing destinadas a tirar proveito do mercado digital. Isso inclui mídias sociais, como:

  • Facebook (65 milhões de usuários)
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
  • Snapchat
  • E muitos outros 

Mas isso é apenas a ponta do iceberg, há muito mais coisas envolvidas em fazer uso das mídias sociais e ter um site para uma estratégia de marketing digital de sucesso. Você e sua agência podem monitorar essas estratégias 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso mostrará o que está funcionando e o que não está a qualquer minuto.

Isso permite que você e sua agência de marketing digital façam ajustes instantâneos. 

Por Que Usar Uma Agência Digital?

Uma agência de marketing digital de qualidade ignora a estratégia mais tradicional, “vamos explodir e torcer pelo melhor”. Em vez disso, eles se concentram em marketing direcionado, geração de leads e desenvolvimento de marca. A agência digital típica oferece:

Equipes de:

  • Estrategistas
  • Consultores de marketing digital
  • Criadores 
  • Desenvolvedores

Embora cada um deles seja uma equipe separada, eles têm um objetivo em mente. Isso é para trabalhar em conjunto, criando uma estratégia de marketing digital básica para sua empresa que produza resultados. 

Embora existam agências por aí que ficam em cima do muro, muitas delas ainda tendem a se concentrar nos métodos mais tradicionais de marketing. 

Sua empresa precisa de um site que seja um “colírio para os olhos” de quem o acessa. Mas, a beleza do seu site precisa ser mais do que superficial. Seu site deve ser fácil de navegar, cheio de informações úteis e a maior parte deve ser convertida. 

O que significa “converter”? Isso significa que as pessoas que visitam seu site tomam a decisão de fazer uma compra ou se aprofundam no conteúdo para saber mais. 

A maioria das agências de marketing tradicionais não tem a equipe qualificada necessária para fazer isso acontecer. Embora algumas agências digitais ainda ofereçam serviços de marketing mais tradicionais, elas não são seu foco principal. 

Sua Agência De Marketing Digital Desempenha Vários Papéis 

Embora respondamos o básico de “o que é uma agência digital?” há mais do que isso. Uma boa agência de marketing digital com serviço completo se concentrará nessas três áreas importantes para garantir o sucesso e o crescimento do seu negócio. 

Aprendendo sobre o seu negócio 

É difícil para qualquer tipo de agência de marketing “vender” sua empresa para um mercado-alvo se eles não entenderem seu negócio. Eles devem passar tempo com você, aprendendo sobre seus produtos ou serviços, seu mercado-alvo, seus objetivos e, acima de tudo, tendo uma “sensação” de seu negócio. 

Uma análise de suas estratégias de marketing atuais é usada para determinar o que sua marca precisa. Isso permitirá que a agência digital trabalhe com você no desenvolvimento de estratégias de marketing digital novas e mais poderosas que o ajudarão a atingir seus objetivos. 

Eles pesquisarão quem é seu “cliente ideal” e como pesquisam e decidem onde gastar seu dinheiro. Depois de ter um controle firme sobre quem deve ser seu mercado-alvo, você pode adaptar sua estratégia de marketing para formar a conexão necessária com seus clientes. 

Dominando sua marca online 

Sob o pretexto de “o que é uma agência digital”, a agência de marketing digital de serviço completo certa se concentrará exclusivamente na criação de sua presença online. Para fazer isso, eles têm várias tarefas que precisam realizar para o seu negócio. 

O sucesso do seu negócio depende muito de ter um site voltado para o comprador que apresenta sua marca. Se você possui atualmente um site, a agência usará uma série de ferramentas para analisá-lo. Ao fazer isso, eles podem determinar quais mudanças devem ser feitas para alcançar os melhores resultados. 

Hoje, não basta ter um site que nada mais seja do que um catálogo dos produtos que você tem a oferecer. Se isso for tudo o que o seu site contém, todos, exceto os compradores mais sérios, provavelmente seguirão em frente. Lembre-se de que uma pessoa comum gasta apenas 15 segundos olhando sua página de destino. 

Isso é conhecido como taxa de rejeição, e a agência digital que você escolher deve ter as habilidades necessárias para manter as pessoas em seu site. Eles fazem isso criando conteúdo na forma de páginas informativas e, mais importante, um blog. 

Os blogs se tornaram uma forma muito popular de compartilhar informações relevantes para o mercado da empresa. Alguns cobrirão apenas tópicos relevantes, outros adicionam conteúdo sazonal, divertido e de conversa para ajudar a aumentar o número de leitores. Enquanto algumas agências digitais usam redatores internos, muitas outras tendem a terceirizar o trabalho para um redator comercial qualificado. 

É importante que sua equipe de marketing saiba como aproveitar ao máximo as estratégias de marketing, como:

  • SEO – Search engine optimization – inclui garantir que o conteúdo do seu site seja direcionado especificamente para o que seus clientes estão procurando. Em geral, o conteúdo do site de hoje é projetado para atender aos padrões de SEO do Google, Bing e Yahoo, três dos mecanismos de pesquisa mais usados. 
  • SEM – Search engine marketing – inclui todos os aspectos da criação de sua presença online, SEO e SMM são os componentes principais do SEM. Na verdade, é um termo abrangente. 
  • SMM – Social media marketing – criação e gerenciamento de campanhas de marketing usando várias plataformas de mídia social. A mídia social está rapidamente se tornando um dos principais mercados e que você simplesmente não pode ignorar. 
  • MMI – Mobile market integration – criando marketing e desenvolvendo seu site para otimizar o mobile marketing para quem faz compras usando um telefone celular, tablet, laptop ou qualquer outro dispositivo móvel habilitado para web. No início, tentar olhar a página de um site em um telefone celular era virtualmente impossível. 

A razão? As páginas não foram redimensionadas automaticamente para caber na tela muito menor. Este não é mais o caso, mas você precisa de uma agência que possa projetar seu site para atender às necessidades da tela “pequena”. 

Email marketing – O email marketing NÃO morreu, aliás, com a campanha certa ainda é possível alcançar o sucesso. Uma boa estratégia de marketing por e-mail não deve ser apenas propaganda interminável em seu nome. Deve incluir conteúdo informativo relativo ao seu negócio, como o lançamento de um novo produto ou serviço. Muitas empresas também enviam boletins informativos regulares que ajudam a manter a sua empresa na vanguarda das mentes dos clientes. 

Você sabia que existem mais de 2,5 bilhões de usuários de e-mail em todo o mundo? Este é um mercado que você não pode evitar. 

Colocação adequada de publicidade online – usando estatísticas, experiência e conhecimento para colocar estrategicamente seus anúncios online. A publicidade online inclui a criação de banners e o uso de pagamento por clique para gerar mais leads. 

Marketing de vídeo – sites como YouTube e Instagram são os locais perfeitos para anunciar sua empresa. A agência pode produzir vídeos que destacam novos produtos ou serviços, demonstrando seu uso. No caso de produtos, isso normalmente é obtido com um vídeo que destaca novos itens e, em seguida, demonstra seu uso. No caso de serviços, pode ser um vídeo que inclua uma descrição do serviço e demonstre seus resultados. 

O objetivo do SEO é garantir que, por meio de conteúdo que “inclua alta pesquisa”, palavras-chave de cauda longa e frases-chave apareçam em seu site, aumentando significativamente seus resultados de pesquisa orgânica. Nos últimos anos, os blogs deixaram de ser algo que as pessoas faziam em casa e se tornaram uma potência no marketing empresarial. Quando gerenciado de maneira adequada, você deve obter um ROI (retorno sobre o investimento) significativamente maior do que provavelmente verá com os métodos tradicionais de marketing. 

Aumente o seu retorno sobre o investimento 

Maximizar seu ROI é provavelmente uma das funções mais importantes da agência de marketing digital. O objetivo deles é garantir que você veja um aumento contínuo em seu investimento, em vez de estagnação. Ao fazer isso, eles o ajudam a ver lucros maiores. 

O mundo do marketing digital não tem espaço para lentidão. É um mercado em constante mudança e evolução com base na demanda e nas mudanças na tecnologia. Uma agência de marketing digital com serviço completo de qualidade nunca para. 

Eles estão constantemente testando, analisando e modificando sua estratégia de marketing para aproveitar todas as mudanças que veem no mercado. Entre as coisas que eles monitoram de perto está a quantidade de tráfego que seu site vê. O trabalho deles é desenvolver seu site para garantir que o número de visitantes continue a aumentar. 

Se o seu site perceber uma perda de tráfego, é função da agência descobrir o motivo e fazer as alterações necessárias. Por exemplo, você não encontrará muitas empresas de sucesso hoje que não tenham um blog em seu site. Isso não é algo que aconteceu “de repente”. ” Os blogs representaram uma grande mudança de estratégia e provou ser um grande sucesso. 

Tudo o que uma agência faz por você é voltado para gerar mais leads para sua empresa. Os leads se convertem em vendas e, quanto mais gerados, melhores serão suas perspectivas de vendas a longo prazo, que é o objetivo final. 

Quais são as alternativas?

Agora que falamos sobre a questão “O que é uma agência digital”, devemos dedicar alguns minutos para falar sobre as alternativas de contratação de uma agência de marketing digital. A única outra opção de sucesso que você tem é adicionar um departamento de marketing digital ao seu negócio. Seu departamento precisaria de uma equipe que incluísse:

  • Estrategista de marketing ou equipe de estrategistas
  • Gerente de marketing
  • Desenvolvedores 
  • Um designer ou equipe de designers 
  • Um ou mais redatores 

Contratar e manter uma equipe como essa provavelmente representará um grande investimento de longo prazo para sua empresa. Junto com seus salários, você tem impostos a pagar, férias, feriados pagos e, se sua empresa for grande, benefícios. Compare isso com o custo de contratação de uma agência de marketing digital. 

Resumindo Tudo 

Em primeiro lugar, o papel da sua agência é criar uma ponte entre o mundo físico e o digital. Isso significa combinar sua loja física ou empresa com um site e uma presença na web. 

Em segundo lugar, e talvez tão importante quanto, uma agência de marketing digital pode ajudá-lo a reformular completamente a marca de sua empresa. Isso pode dar ao seu negócio a oportunidade de conduzi-lo em uma nova direção.

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