Nova forma de construção atrai investidores do setor hoteleiro

Publicado por redator em

As empresas aéreas e agências de viagens sempre procuram oferecer o melhor para os clientes, com a disposição de milhas, e com destinos diversificados, para que o turista possa conhecer novos lugares, e com isso, ter novas experiências de vida.

Os custos das viagens é que ficaram distantes da realidade de mutias pessoas, seja por conta da economia mundial, que sofre reflexos de todos os setores, seja com a disponibilidade de lugares que já não atraem o viajante que procura novas aventuras.

Hospedagem em espaços diferenciados

Buscando atender a este tipo de cliente, o setor hoteleiro encontrou uma nova forma de hospedar os seus clientes, com diferentes modelos de estruturas de construção, desde as barracas de camping, em locais à beira de lagoas, ou então à beira da praia, até resorts luxuosos, que oferecem diferentes espaços, com experiências gastronômicas e culturais, como música, teatro e cinema, que atendem, de maneira satisfatória, a todos que ali se hospedam.

Tendo em vista a quantidade de novas instalações, no setor comercial, que estava utilizando o container como uma estrutura para loja de roupas, e, até mesmo, para atender a pessoas famintas, em lanchonetes e restaurantes, com este tipo de estrutura, os empreendedores viram uma oportunidade de aplicar este tipo de material no setor hoteleiro.

Atualmente, os viajantes podem encontrar, em diversos destinos turísticos, uma infinidade de empreendimentos hoteleiros que oferecem um container para alugar, ao invés de quartos em um prédio de alvenaria.

Seguindo uma tendência ligada à sustentabilidade, que deve ser empregada em todos os setores, os empresários do setor hoteleiro criaram um novo segmento, com projetos que se adaptam às necessidades do hóspede, como áreas comuns e espaços mais reservados.

Muitos destes projetos, que são encontrados em diferentes estados brasileiros, contam com uma estrutura eficiente, com isolamento térmico apropriado, construído com container marítimo usado, muito utilizado para realizar o transporte de produtos, e encontrado em portos e aeroportos.

Agora eles estão fazendo parte, também , da paisagem de pontos turísticos, como praias e reservas naturais, onde a construção de prédios de alvenaria são proibidos, mas não a instalação deste tipo de equipamento.

Além da sustentabilidade aplicada a este tipo de construção, que não produz muito resíduo sólido durante a sua instalação, os empreendedores do setor hoteleiro têm encontrado outras vantagens, para utilizar este tipo de estrutura, como investimento em locais turísticos, tornando o próprio hotel um atrativo local.

Ainda há outros benefícios que não podem ser destacados, quando os empresários decidem por este tipo de construção, como:

  • Produto durável, conforme realizada a manutenção preventiva;
  • A montagem e a adaptação podem ser variadas;
  • Investimento mais baixo que construções comuns;
  • Possibilidade de construir para cima.

Como os containers são fabricados com uma estrutura metalica para suportar a muitas toneladas, é possível fazer verdadeiros prédios com este tipo de construção.

É preciso estar atento às leis imobiliárias que são aplicadas a cada local, para não ter nenhum problema com a fiscalização, na hora de regularizar o empreendimento, estar com todas as normas de segurança de acordo com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Divisões internas distintas

Mesmo com todas as vantagens da aplicação de containers no setor hoteleiro, em alguns espaços é preciso fazer adaptações espaciais.

Podemos encontrar lugares que fazem quartos mais íntimos, para pessoas que não querem ter uma intimidade maior, ou para casais, com e sem filhos, em que é preciso ter uma parte com melhor privacidade.

Usando dois containers, um sobre o outro, é possível instalar um mezanino metálico, com toda a estrutura preparada, para atender, de forma confortável, aos hóspedes.

Este tipo de espaço pode ter banheiro individual, e, até mesmo, uma cozinha e uma sala de estar, como as casas que são construídas em locais que contam com este tipo de construção.

Para manter a temperatura regulada, além do uso de aparelhos de ar condicionado, e toda a forração com estruturas térmicas, é possível aplicar, na parte superior, um telhado completo, com telha sobre estruturas metálicas, para suportar o peso e não ser diferente de todo o restante da construção.

Com isso, é possível ter divisões internas distintas, com espaços aconchegantes e que podem atender, de maneira satisfatória, aos aventureiros, que procuram diferentes opções de hospedagem, mundo afora.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *