Como promover o seu negócio com estratégias digitais

Publicado por redator em

Existe um ditado que não compra. Além das apostas pessoais, essa máxima vale também para o mundo dos negócios, pois uma empresa que não se promove não conquista clientes e, portanto, fracassa. Felizmente, existe uma forma extremamente democrática de evitar que isso aconteça: o marketing digital. Versátil e de baixo custo, pode ser utilizado por instalações dos mais diversos ramos, portes e faturas.

No entanto, deve-se ter em mente que este é um campo grande. Na prática, isso significa que existem várias formas de publicidade na Internet, cada uma adequada a diferentes estabelecimentos. Por exemplo, uma comercializadora de insumos químicos dificilmente será tão divulgada quanto uma loja de moda.

Quer saber mais sobre como promover o seu negócio através do marketing digital? Então continue lendo e conheça algumas estratégias que podem ser utilizadas para esse fim.

Social Media Marketing

Para empreendedores, ferramentas como Facebook, Instagram e Youtube não são apenas uma fonte de diversão e entretenimento, são também canais ideais para promover um negócio. Ao criar conteúdo e anúncios atraentes para o público certo, você pode transformá-los em uma máquina de vendas para o seu negócio.

Para que isso aconteça, é muito importante que a segmentação do público seja feita corretamente. Por exemplo, se você vende resfriadores de ar industrial, deve se concentrar em varejistas de moda. Agora, se você está vendendo autopeças e serviços, precisa filtrar seu público por esse tipo de interesse.

Ao mesmo tempo, é fundamental que o especialista responsável pela tarefa esteja atento às tendências atuais, como memes e personagens populares nas redes sociais. Dessa forma, é possível vincular a produção de conteúdo a eles, aumentando assim as chances de viralização.

Marketing de Conteúdo

Estatísticas do setor de marketing mostram que cada vez mais consumidores têm o hábito de pesquisar informações na internet antes de fazer uma compra. Além de conhecer os prós e contras de cada produto, eles também aprendem sobre a facilidade que os vende, para comprar em uma loja de confiança. Por isso, empresas que se consideram fontes de informação tendem a engajar mais o público.

A boa notícia é que existe uma maneira de combinar isso com suas necessidades de promoção de negócios: marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia baseada em blogs corporativos, que, pelo contrário, não se destina exclusivamente à publicação de textos de caráter promocional. Também contém conteúdos como:

  • Fatos interessantes sobre o setor empresarial;
  • Respostas a perguntas frequentes sobre produtos;
  • Materiais ricos como e-books e webinars;
  • Dicas para tirar o máximo proveito de um determinado produto ou serviço.

Refira-se que para que esta estratégia seja bem sucedida, é fundamental que seja aplicada em conjunto com a optimização para motores de busca (SEO). Assim, quando alguém pesquisar um termo relacionado ao seu negócio, sua empresa estará entre as primeiras a aparecer nos resultados. Por exemplo, uma empresa de usinagem de peças pode publicar conteúdo com dicas de limpeza e manutenção de um prédio, além de dados mais específicos sobre os procedimentos necessários para isso.

Marketing de influenciadores

Nos últimos anos, uma nova profissão tem se tornado cada vez mais popular: influenciador digital. Como o nome sugere, é alguém que tem a reputação de um determinado grupo, que por sua vez pode influenciar sua decisão de compra.

Por este motivo, estes profissionais são cada vez mais contratados por estabelecimentos comerciais. Por exemplo, uma loja de conserto de ventiladores industriais pode se promover por meio da conexão com especialistas do setor.

Links patrocinados

Tão importante quanto obter bons resultados de busca orgânica, você pode pagar para obter um pequeno impulso no processo, estes são chamados de links patrocinados.

Por exemplo, permitem que uma empresa de impressão 3D crie anúncios otimizados para palavras-chave estratégicas para a empresa. Dessa forma, eles aparecerão entre os principais resultados de busca, aumentando as chances dos clientes visitarem a página. Deve-se notar que, apesar disso, o link será identificado corretamente como um anúncio.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.