5 dicas para aumentar o engajamento de mídia social para negócios
A possibilidade de interagir e compartilhar tem um impacto cada vez maior na vida dos usuários das redes sociais. Essa é uma realidade que naturalmente espelha o comportamento do mercado como um todo, exigindo que as empresas invistam cada vez mais dinheiro na participação. Afinal, não basta conseguir muitos likes ou seguidores, o engajamento de clientes regulares e potenciais consumidores vai muito além dessas questões.
Para entender a importância da participação de uma empresa nas redes sociais, considere o exemplo de um usuário que trabalha em um centro de distribuição e procura uma empresa de instalação elétrica industrial. O usuário seguiu determinados perfis e esses perfis continuam funcionando na rede social das seguintes maneiras:
- participar;
- interação;
- ntimidade;
- influências.
As empresas que usam principalmente conteúdo realmente relevante e se preocupam em fornecer soluções aos usuários sempre terão mais chances de serem lembradas pelos usuários que encontrarem um problema. As redes sociais são uma importante ferramenta de marketing para diversas empresas e, como será discutido neste artigo, existem alguns truques que podem melhorar esse engajamento.
Dicas para aumentar o engajamento nas mídias sociais
O engajamento envolve uma relação mais próxima com o usuário e pode fortalecer a imagem da marca em geral. Para isso, é necessário empregar uma estratégia digital adequada, que envolve também o uso das redes sociais. Dentre as técnicas que podem ser empregadas neste caso, pode-se citar:
1 Frequência de postagem suficiente
É necessário planejar adequadamente cada ação na rede social, principalmente apostando em variedades regularmente, evitando desgaste ou escassez. A frequência depende muito dos objetivos de cada empresa, por exemplo, no Instagram, uma postagem de uma empresa que trabalha com bomba de palheta por dia pode ser suficiente, enquanto no LinkedIn, de uma a três vezes por semana. Por isso, postagens semanais são importantes, mas cabe a cada empresa descobrir a frequência mais compatível.
2 Aplicação de hashtags
O uso estratégico de hashtags é crucial nas redes sociais, pois são os links que geram tráfego para a empresa. Basicamente, o termo tag denotado por # é usado para divisão de conteúdo na internet, por isso é sempre acompanhado de um termo. Dessa forma, quando os usuários clicam, eles podem acessar outras fotos ou conteúdos diferentes da mesma categoria. Por esta razão, apostar em alto perfil é divertido.
3) Garantir a qualidade do conteúdo
Independentemente do canal escolhido, o conteúdo premium pode fazer uma grande diferença. No entanto, no caso das empresas de inspeção em caldeiras, é interessante que haja um equilíbrio entre as mensagens e os recursos promocionais, pois as pessoas precisam ser capazes de conectar o conteúdo à marca, o que envolve o tipo de imagem e a linguagem utilizada.
4) Mantenha uma boa atitude
Cada rede exibe sua própria engenhosidade e, assim como as empresas, é necessário adequar a apresentação da empresa ao público-alvo de cada rede. Em algumas redes sociais, a abordagem mais leve de usar textos curtos e imagens atraentes pode ser uma opção mais viável, dependendo inteiramente do tipo de canal utilizado. Em todos os casos, deve ser mantida uma postura ética consistente com a identidade da empresa.
5) Publique em horários estratégicos
Não há uma programação exata para a quantidade de redes sociais, mas de terça a sexta-feira, de manhã à tarde, geralmente é considerado preferido. É interessante mencionar isso. Durante o período de redes como Instagram, LinkedIn, Facebook, etc., foi confirmado que o engajamento não é alto nos finais de semana.
Notas Importantes que as Empresas Devem Tomar
Neste contexto, para além do site oficial, importa referir ainda que alguns clientes utilizam as redes sociais para contactar a empresa. Há dois aspectos a considerar: supervisão e bom atendimento. Por exemplo, se um cliente tem um projeto de estrutura metálica para telhado o e aborda o perfil de uma empresa de classificação para esclarecer uma dúvida, o ideal é que o cliente responda rapidamente e incentive um suporte preciso.
A melhor coisa sobre redes sociais é que elas são muito convenientes para empresas e consumidores. No entanto, deve ser usado com cautela para que a comunicação seja mais objetiva e benéfica ao comércio e ao posicionamento da empresa no mercado geral.
Se ocorrer um problema normal e um cliente decidir promover a empresa nas mídias sociais, é importante que a empresa já tenha um plano de gerenciamento de crises implementado. Desta forma, uma posição mais robusta e flexível é possível em diversas situações. Além disso, é importante que a marca tenha especialistas responsáveis pelas atividades relacionadas à gestão de redes sociais.
Este texto foi originalmente criado pela equipe do blog do guia de investimento. Essa equipe de blogs pode encontrar centenas de conteúdos úteis sobre diferentes segmentos.