Mercado promissor – consumidor idoso
O idoso nos dias atuais não está mais atrelado aquela imagem de um senhor debilitado e sem ânimo. Hoje em dia essa visão pejorativa atrelada à figura do idoso é passado.
Nos dias atuais, é possível observar uma mudança significativa até mesmo nas políticas públicas em relação aos idosos.
Cada vez mais a necessidade de integrar este grupo novamente na sociedade é visto como essencial.
E não poderia ser diferente, já que os idosos assim como todos os cidadãos, fazem suas contribuições e precisam de lazer.
Desta forma, até mesmo leis de integração ao idoso no mercado de trabalho foram criadas para incentivar sua contratação.
Até mesmo as casas de repouso perderam o olhar pejorativo de tinham a alguns anos atrás.
Questões como o aumento de idosos nas sociedades alavancaram essa discussão. Assim como a exploração deste grupo como mercado consumidor.
Pensando neste viés, fizemos este conteúdo para mostrar como pode ser vantajoso para suas vendas atingir este público crescente.
Aumento de Idosos
No decorrer dos anos notou-se uma alta significativa de idosos nas sociedades, este fato é um reflexo direto do aumento na qualidade de vida e avanços tecnológicos na medicina.
Bom, com este fato aumentam o número de idosos nos meios comuns, e levam a consumir produtos.
Com a alta na taxa deste grupo social, o mercado consumidor de produtos destinados a esta classe aumenta.
Desta forma, um grande leque de oportunidades são voltados para o mercado consumidor, já que antigamente esse grupo não era explorado.
Muitos idosos, por exemplo, têm dificuldades em se adaptar às tecnologias, como por exemplo smartphones, então surgem opções deste aparelho especialmente para eles.
Essa manobra de empresas é muito inteligente para aumentar as vendas de seus produtos.
Com isso, questões como a representatividade destas pessoas é valorizada em propagandas e até mesmo em embalagens de produtos.
Produtos destinados para idosos
Produtos especialmente pensados para idosos surgem aos montes no mercado, desde roupas até calçados, eletrônicos e até produtos de higiene.
Isso ocorre pois este era um mercado até então restrito a questões de saúde, como por exemplo os planos de saúde para pessoas com mais de 50 anos.
Ou seja, as possibilidades de exploração são inúmeras.
Nota-se também em lojas de roupas, sessões só para idosos, com fotografias, divulgações e propagandas destinadas a estas pessoas.
Até mesmo no ramo de modelagem, nos dias atuais as marcas estão cada vez mais a procura de representatividade, ou seja, trazer pessoas do público alvo para representar os produtos.
Desta forma, a adesão aos produtos é maior e até mesmo a visão é mais positiva.
Com isso, este público sente-se mais apto a obter tal produto ou serviço, já que se vê representado por ele.
Esta é uma jogada cada vez mais comum nos meios de comunicação, empresas de vendas de produtos e serviços.
A preocupação em atrair estas pessoas não é um movimento atual, pois estudos vêm mostrando a alta possibilidade de exploração a alguns anos.
Hoje em dia idosos saem para dançar, se divertir, fazem viagens em grupo, sozinhos, com amigos, vão a bares e restaurantes e essa mudança aumenta cada vez mais.
Por isso, a inovação no mercado consumidor é um desafio e uma ótima possibilidade de exploração para empresas que querem diversificar seus consumidores.