Dicas de marketing digital para resultados em seus negócios

Publicado por redator em

O marketing digital está se tornando uma ferramenta essencial para as empresas a cada dia. Isso porque em um mercado altamente competitivo e dinâmico, as marcas precisam se destacar mais.

Hoje, uma das melhores formas de as empresas se focarem no mercado é através da Internet. Nesse ambiente, é possível criar e direcionar atividades onde os consumidores estão mais presentes: o mundo digital.

Nesse sentido, o objetivo do texto a seguir é explicar o que é marketing digital e quais são as melhores estratégias para as empresas alcançarem resultados positivos.

Qual é uma característica do marketing digital?

Marketing digital refere-se à promoção de produtos, serviços ou marcas por meio de canais digitais. O principal objetivo desta área do marketing é criar uma comunicação mais direta entre as empresas e os consumidores.

Além disso, o marketing digital se caracteriza por: atrair novos negócios para as empresas, criar uma identidade de marca e desenvolver relacionamentos comerciais, tudo por meio de comunicação pessoal no momento e no local certo.

Analisando todos os conceitos acima, pode-se dizer que o conceito de marketing digital resume todos os esforços feitos por uma empresa na Internet para criar uma imagem positiva de sua marca que promova negócios.

E como funciona o marketing digital na prática?

O marketing digital ocorre em um ambiente empresarial por meio de diversas estratégias digitais que as empresas podem utilizar. É justo dizer que a melhor estratégia a ser usada é aquela que melhor se adapta às capacidades e objetivos da marca.

Seguindo essa lógica, o texto traz dicas importantes para quem deseja implementar o marketing digital em sua empresa.

1) Primeiro: Defina sua persona

O primeiro passo na aplicação de técnicas de marketing digital ao seu negócio é lembrar quem é o alvo do seu negócio. E essa é a tarefa da persona.

O conceito de pessoa é semelhante ao que sabemos sobre um grupo-alvo. A diferença, porém, é que persona é um perfil fictício que representa algo que seria um cliente ideal para um negócio.

Por exemplo, se uma licenciamento ambiental para construção civil já tiver uma personalidade claramente definida, ela poderá direcionar melhor suas atividades para um grupo de consumidores que sabe que tem mais chances de comprar um produto ou serviço dele.

Para fazer essa definição, a pessoa utiliza informações mais profundas do que as obtidas ao desenvolver o público-alvo da empresa. Em outras palavras, informações reais são usadas para criar uma pessoa, como:

  • Suas características demográficas;
  • Seus Motivos;
  • Seus desafios;
  • Seu hobby;
  • Sua preocupação;
  • Seus caminhos;
  • E muito mais.

Portanto, é claro que a definição de personalidade é muito mais profunda do que se imagina.

Para entender melhor o que é um personagem, podemos analisar o personagem de uma loja que vende Perfil de silicone para vedação de vidros.

“Pedro tem 26 anos. É arquiteto por formação e trabalha com projetos de decoração. Nas horas vagas, Pedro gosta para navegar na Internet e ver fotos de idéias de decoração para casa. Ela está procurando uma empresa que possa fornecer materiais de qualidade, como produtos de aço inoxidável, para criar um projeto elegante para sua casa.”

Uma pessoa pode ser definida por um questionário enviado aos clientes de uma empresa, que visa coletar o máximo de informações que possam ser aplicadas ao perfil pessoal de um indivíduo.

2) Sites de qualidade

Ter um site é considerado um dos primeiros passos para uma empresa se firmar na Internet. Mas essa tarefa pode não ser tão fácil se profissionais responsáveis ​​não tentarem otimizar a qualidade do site para atrair mais clientes.

Para melhorar seu site e melhorar sua boa posição, você precisa prestar atenção a duas coisas principais: estratégia de SEO e layout do site.

Primeiro, SEO é um acrônimo que significa “Search Engine Optimization”.

Esses são todos os fatores que os mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo ou Bing usam para classificar as páginas quando uma pessoa pesquisa.

Portanto, se alguém resolver pesquisar pela palavra “Desmonte de rocha a frio“, os sites das empresas que produzem esse produto podem aparecer entre os primeiros resultados se a técnica de SEO for aplicada corretamente.

Os mecanismos de busca consideram os seguintes fatores:

  • Uso de palavras-chave;
  • Descrição de cada página do site;
  • Layout do site;
  • Relação entre conteúdo e assunto;
  • Entre outros.

Nessas definições, é importante avaliar o lado visual dos sites. Os mecanismos de pesquisa tendem a classificar melhor em páginas com um layout mais acessível, permitindo que os usuários leiam dinamicamente.

Com isso, por exemplo, uma empresa que realiza Coleta de lixo hospitalar pode considerar o uso de uma aparência padronizada, como o uso de cores avermelhadas, muito comuns em empresas do ramo, e manter um formato de texto baseado em títulos, legendas, palavras e listas. Melhorando aspectos do site e possibilitando melhores resultados.

3) Crie um blog

Ter um blog é uma ótima maneira de praticar o que definimos como marketing de conteúdo. Esse conceito se baseia na criação e compartilhamento de conteúdos que os consumidores de uma determinada empresa achem relevantes e relevantes.

Um exemplo é uma auditoria de condomínio, onde ao desenvolver um blog que publica artigos sobre temas como análise de todas as movimentações financeiras do condomínio, entradas e saídas, em conformidade com a convenção do condomínio.

Isso porque os usuários estão constantemente pesquisando sobre diversos temas, e encontrar as respostas que precisam no site de uma empresa que atua no mesmo segmento possibilita a confiança desses buscadores e potenciais clientes.

4) Invista em Redes Sociais

Se você pretende investir em marketing digital, deve levar em consideração que hoje em dia as pessoas usam muito as redes sociais. E buscam a mesma praticidade que as redes oferecem em suas necessidades. Depois dos buscadores, o lugar mais indicado para procurar um produto ou serviço são as redes sociais.

Por isso é importante investir nesse segmento, até mesmo para criar mais comunicação para o seu negócio e atingir clientes maiores.

Nesse contexto, por exemplo, uma empresa de manutenção de bomba d água pode investir na criação de um perfil no Facebook, Instagram, Twitter e outras redes.

Esta função permite que os potenciais consumidores do serviço desta locadora tenham uma abordagem mais precisa, pois graças aos algoritmos das redes sociais, os usuários que demonstram interesse em coisas como construção têm maior probabilidade de receber o conteúdo da referida locadora.

Outro detalhe importante é que nas redes sociais o consumidor pode estar muito mais conectado diretamente com a empresa.

Ou seja, por exemplo, uma empresa que produz Tubos e conexões galvanizadas pode tirar dúvidas dos clientes, ouvir reclamações e sugestões com muito mais dinamismo, o que é essencial para empresas.

5) Não Ignore o Email Marketing

Pessoas e empresas abandonaram o email marketing por muito tempo. Isso porque muitas pessoas pensam que esse tipo de marketing consiste em exercícios e spam, o que cria uma imagem muito negativa das empresas.

No entanto, o marketing por e-mail de qualidade pode atrair e motivar um cliente a comprar. Tudo isso por meio do envio de e-mails para as pessoas que, após fornecerem um endereço obrigatório, recebem um conteúdo exclusivo e até personalizado para incentivá-las a comprar um produto ou serviço.

Com isso, por exemplo, uma empresa de rastreamento carros via satélite ​​pode enviar ofertas exclusivas aos visitantes do site como um potencial cliente. Assim, seus descontos podem fazer com que alguém considere a referida empresa como a melhor do mercado.

De todas as informações acima, é possível perceber que o marketing digital é um mundo muito mais amplo e complexo do que se imagina. No entanto, as dicas acima podem ser um grande passo para empresas que desejam melhorar seu posicionamento na Internet, ajudando a transformar simples usuários em grandes compradores.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos de diversos segmentos.