Marketing Digital: estratégias para o seu consultório

Publicado por Redator Convidado em

A cada dia que passa os conhecimentos e estratégias do marketing tem se feito presente em diferentes tipos de empresas, sendo pequenas, médias e grandes corporações, com o objetivo de posicionar a sua marca nos principais buscadores e, dessa forma, conquistar os melhores resultados.

Utilizar o Marketing Digital é uma das melhores alternativas para prospectar novos clientes, fidelizar os antigos e obter sucesso nas vendas. Além disso, o foco das empresas é conseguir autoridade no mercado e agregar valor a sua marca. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a seguir!

Entenda a relevância do Marketing Digital

Algumas estratégias são fundamentais para planejar e visualizar quais pontos são os mais importantes para o seu consultório odontológico ou médico, além disso, é possível ter uma melhor concepção de em quais áreas você deve investir de forma considerada. Apenas dessa forma é possível levantar quais são os pontos fortes do seu negócio e quais os pontos a serem melhorados para atingir o resultado desejado.

Quer saber como funciona? É simples: primeiramente, é importante definir a sua persona — o perfil do seu cliente ou paciente em potencial. Esse levantamento é feito através de pesquisas e dados, para que seja o mais fiel possível ao seu consumidor real. Afinal, todos os seus conteúdos serão destinados a esse público e, por isso é necessário que esteja compatível, atendendo a expectativa do seu cliente.

A persona de um consultório odontológico é diferente de um comércio varejista, por exemplo. Não é possível interagir com os dois públicos da mesma forma e, por isso, é necessário pensar em formas de atingir o seu público de forma assertiva.

O segundo passo é investir nas mídias sociais. Após definir sua persona, agora chegou o momento de saber onde encontrar o seu público. Esse processo é feito através de pesquisas nas plataformas digitais. Talvez não seja interessante estar em todos eles ao mesmo tempo, mas sim saber exatamente onde estão localizados e investir fortemente em uma determinada plataforma Digital.

Em muitos casos, é necessário concentrar os esforços, pois provavelmente não é interessante para o seu consultório odontológico estar no Twitter, por exemplo. Apostar no Facebook e até mesmo no Instagram pode ser mais estratégico para o seu negócio.

Podemos dizer que as redes sociais são uma das melhores estratégias de marketing para se investir, pois é um grande facilitador na comunicação que a sua marca vem a ter com o seu cliente. Para que possíveis problemas sejam solucionados, novas sugestões sejam feitas e até mesmo para receber os feedbacks — positivos ou negativos — diretamente do seu consumidor. Mediante a tudo isso, as redes sociais são um grande facilitador, não acha?

Podemos mencionar outra estratégias que vem ganhando força no mercado, Inbound Marketing. É uma estratégia utilizada para atrair os seus consumidores diretamente ao seu produto de uma maneira não invasiva. Trata-se de conteúdos específicos e segmentados que possui uma abordagem mais sutil. Para isso, o Inbound se baseia em quatro bases:

  • Atrair: através da publicação de bons conteúdos;
  • Converter: transformar o visitantes em leads;
  • Vender: momento de transformar o leads em vendas;
  • Encantar: superar as expectativas do seu cliente em todos os sentidos;

Quando todas essas estratégias são trabalhadas em conjunto, ou seja, as redes sociais e Inbound, é possível obter o que chamamos de marketing de conteúdo. Esse tipo de conteúdo é totalmente pensado para os meios digitais como: mídias sociais, blogs ou e-mail.

É considerado a principal maneira de envolver-se com o seu público-alvo e aumentar a prospecção de clientes para o seu negócio, além de aumentar o tráfego em seu site, aumenta o engajamento da marca e, dessa forma, é possível conseguir o que muitas marcas almejam: autoridade no mercado.

Com o exemplo do consultório odontológico, sempre que alguém for pesquisar por um serviço odontológico em sua região, como clareamento dental, a sua clínica vai ser uma das primeiras a aparecer, exatamente por estar bem posicionada e por ser uma autoridade no assunto.

Como colocar em prática?

Assim como qualquer projeto é importante estabelecer quais são as suas principais metas e objetivos, para que todas as estratégias sejam definidas através de uma base consolidada. Todas essas dicas do que é marketing digital e como colocá-lo em prática no seu consultório odontológico são motivos do por quê utilizar essa abordagem para aumentar a divulgação da sua clínica, por exemplo.

É importante pensar que esses projetos são de médio a longo prazo e que eles levam um tempo para serem identificados com resultados para uma corporação, independente do segmento. Mas eles vêm! É necessário manter-se focado nos objetivos e metas e seguir com esforços, pois nem sempre o resultado é rápido.

Outra dica é, interagir ainda mais com o seu público de forma física também! Podendo ter um formulário impresso de críticas e sugestões em seu consultório odontológico, é interessante também pedir para que os seus clientes deem o feedback online, pois, dessa forma chega de maneira é possível atingir outras pessoas e divulgar o seu consultório odontológico.

Resultados positivos

Todos estão em busca de bons resultados, não é? Para isso é necessário entender que existe um grande esforço por detrás e que parte dos números são reflexos de boas pesquisas e investimentos. Investir no marketing atualmente, não é mais uma tendência, mas é o básico que uma empresa, independente do segmento, tem que fazer para se manter no mundo digital.

Por isso é importante que consultório odontológico, esteja ativo nas mídias digitais, pois essa é a melhor forma de manter-se próximo do seu público de forma assertiva. Além disso, é importante ter na cabeça que o Marketing vai além de vender e converter, ele busca oferecer algo de qualidade, seja um informativo, um conteúdo, uma promoção ou qualquer outra ação que agregue valor. Sabendo disso, o que acha de colocar em prática essas ações para melhorar os resultados do seu empreendimento?

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