Curiosidades sobre leis trabalhistas e o ambiente de trabalho

Publicado por redator em

Continuamente as empresas têm se preocupado com a realização de um trabalho eficiente e competitivo, pensando na geração de bons resultados financeiros no mercado.


Para que isso possa acontecer, algumas tendências nas áreas de gestão e administração tem ganhado cada vez maior destaque.

Uma dessas medidas é a Terceirização de atividades não estratégicas de uma empresa, como, por exemplo, a elaboração da folha de pagamento, que normalmente se processa no setor de Recursos Humanos.

Este é um procedimento que exige mão de obra e tempo de trabalho disponíveis, uma vez que acontece de maneira processual, e suas etapas costumam ser bastante demoradas.

O que ocorre é uma sobrecarga das funções dos funcionários do setor de Recursos Humanos, que precisam desviar o foco do seu tempo para realização da atividade, tornando-se, muitas vezes, onerosos.

Muitas vezes também, funcionários de outros setores acabam sendo mobilizados para realizar essa elaboração.

Causando um prejuízo no tempo de cumprimento de outras rotinas dentro das empresas, o que significa perdas financeiras.

A terceirização da folha de pagamento é uma tendência dentro dessas empresas, que repassam a responsabilidade a empresas de Contabilidade parceiras, justamente porque isso disponibiliza funcionários e tempo para a realização dessa operação.

É fundamental que, para que esse processo se realize de maneira bem-sucedida, o encarregado da folha de pagamento conheça detalhadamente a legislação trabalhista.

Isso porque o processamento da folha de pagamento é um trabalho complexo e minucioso e deve ser feito de maneira a gerar menos problemas possíveis.

As vantagens da elaboração de Folha de pagamento terceirizada

Em primeiro lugar, como dito anteriormente, há a questão da mão de obra empregada na elaboração da folha de pagamento.

Assim, a folha de pagamento terceirizada se torna uma opção mais eficiente, pois elimina a necessidade de contratação de pessoal ou uma possível necessidade de uma área voltada para isso dentro da empresa.

O ônus financeiro assim, é muito menor, pois o serviço terceirizado possui um valor reduzido se comparado a esses procedimentos.

Há uma economia significativa com relação aos direitos trabalhistas dos funcionários, uma vez que a empresa não tem obrigação de pagá-los aos terceiros.

Assim, não é necessário arcar com encargos como o INSS, as férias e horas extras, muitas obrigações trabalhistas, encargos relacionados a rescisão de contratos.

Além disso, a terceirização retira da empresa as responsabilidades frente ao Ministério do Trabalho.

Desta forma, vemos que a opção de terceirização dos holerites dos funcionários é uma opção para reduzir os custos de uma empresa.

Outra vantagem é a redução de possíveis falhas na elaboração das folhas de pagamento, relativos a dados como hora extra, por exemplo.

Esses desacertos podem implicar em processos trabalhistas e as empresas precisam arcar com sanções na justiça, o que financeiramente é desvantajoso.

Outra vantagem advinda da terceirização diz respeito ao acesso a tecnologias, atualmente, empregadas para executar tarefas da rotina administrativa de maneira eficiente e segura.

Isso porque as terceirizadas disponibilizarão, de maneira gratuita, o acesso a esses sistemas que, de maneira geral, armazenam os dados em meio digital (por exemplo, em nuvem).

Tornando o alcance aos dados coletados muito mais fácil e os processos de rotina da administração muito mais rápidos e eficientes.

Para que isso ocorra, é necessário que a empresa contratante busque profissionais com credibilidade e reconhecimento no mercado.

Os contadores devem estar preparados para cumprir as exigências legais e evitar problemas das empresas na justiça do trabalho.

O que uma empresa de contabilidade precisa oferecer?

A empresa de contabilidade deve estar preparada para oferecer suporte ao contratante além do serviço básico de uma contadora: preferencialmente, sua equipe deve ser multidisciplinar, ou seja, composta por profissionais de áreas diversas que podem agregar valor ao trabalho através de seus conhecimentos específicos.

Os exemplos são: Advogado Trabalhista Preço, economista, especialistas em tecnologia, contadores e especialistas em Recursos Humanos.

Cada um desses profissionais deverá estar disponível para solucionar e resolver possíveis dúvidas e reduzir problemas administrativos.

Além disso, a terceirizada deve realizar a gestão dos benefícios concedidos aos funcionários, uma vez que essas vantagens são um importante meio de captação de profissionais qualificados e diferenciados no mercado de trabalho.

Catracas eletrônicas: acesso seguro ao ambiente de trabalho

Outro dispositivo disponível para tornar o ambiente de trabalho diferenciado é a implantação de uma Catraca eletrônica que, através do dispositivo de Biometria garante que o acesso seja exclusivo aos funcionários cadastrados, aumentando a segurança no ambiente corporativo.