Joalherias e seus produtos demandam planejamento
O mercado de empreendedorismo possui diversas variáveis que permitem o sucesso ou o fracasso ao longo do tempo. A competitividade é um fator que pode servir como exemplo em todos os segmentos de oferta de produtos e serviços.
Outro que é primordial está relacionado à necessidade e demanda que o público consumidor demonstra.
Os empreendedores que possuem conhecimento técnico em uma área de atuação, com experiência própria, podem apostar as fichas e ver de perto como está o mercado.
Muitos investem em um projeto que pode ser desenvolvido de maneira coerente, com um planejamento adequado e que tenha um retorno financeiro real.
Tudo isso depende ainda de outros fatores, como o cenário econômico nacional e internacional, de acordo com os produtos e serviços que serão entregues para o mercado consumidor.
Por isso, é preciso empreender tendo em mente alguns pontos importantes, como:
- Flexibilidade na tomada de decisões;
- Gerenciamento próprio;
- Obstáculos a serem superados;
- Objetivos claros e alcançáveis.
O segmento de joias permite um investimento considerável, mas possui um retorno financeiro em curto espaço de tempo, quando o ponto de venda está devidamente estabelecido, com toda a segurança e a sofisticação que esse tipo de serviço demanda.
Ponto comercial influencia no público-alvo
Qualquer que seja o empreendimento comercial, a localização privilegiada é sempre um ponto que deve ser pesquisado, assim como o comportamento dos pedestres que passam, por exemplo, na porta de uma joalheria.
A vitrine sempre chama a atenção, com os brilhos e a iluminação privilegiada sobre o mostruario de joias, relógios, anéis e brincos em exposição.
As pulseiras e os cordões de ouro e prata atraem a atenção dos transeuntes e por isso, um esquema de segurança reforçado deve ser aplicado em todo o estabelecimento, inclusive para garantir a proteção dos clientes.
Os funcionários que atendem os clientes passam por um treinamento específico para identificar pessoas com alto potencial de cliente ou aquelas mal-intencionadas, que querem praticar o roubo ou furto.
Dessa forma, produtos específicos devem ser apresentados em um ambiente apropriado, que toda joalheria deve possuir, mais reservado e com todas as questões de segurança totalmente resolvidas.
Só assim para apresentar um anel diamante grande, um colar de pérolas ou um relógio de ouro, incluindo o maquinário.
Os centros comerciais, como ruas dedicadas a esse modelo de comércio, estão protegidos por empresas especializadas, que garantem a segurança do comércio local, dos funcionários e dos próprios clientes.
Atendimento de qualidade faz clientela retornar
A ambientação do empreendimento comercial faz toda a diferença para atrair os clientes. Uma iluminação adequada, um toque de sofisticação na arquitetura e móveis convidativos para que as pessoas possam se sentar sempre são especiais.
A disposição dos funcionários e um difusor de ambiente com aromas apropriados despertam sensações que influenciam nas decisões de compras dos clientes.
A apresentação clara e eficiente dos produtos, enaltecendo as qualidades e as vantagens sempre se destacam no poder de venda.
Uma técnica que também é importante e faz a diferença na escolha entre uma loja de joias e outra é a oferta de um cafezinho preparado em uma cafeteira expressa, dando o poder de escolha entre açúcar ou adoçante.
É uma atitude cultural o momento em que se oferece um alimento para o cliente experimentar, quase que uma oportunidade de se sentir em casa.
São processos que devem ser estudados a fundo, com um treinamento adequado de todos os funcionários, para que as pessoas possam escolher o produto com todo o tempo do mundo, como ela se fosse a única e mais importante, pelo menos naquele momento.
Caso o cliente não gosta de café ou recusou um copo de água, é preciso contar com a disposição de insumos para máquina de café, com sachês de achocolatados, chás ou leite puro.
Serviço de entrega personalizada e eficiente
A impossibilidade do cliente chegar até o estabelecimento comercial não pode ser um impeditivo para que a venda não seja realizada. A tecnologia está à disposição como uma ferramenta importante para as vendas.
A vitrine virtual faz parte do plano de negócios e por isso, é preciso manter o site sempre atualizado com os produtos à venda.
A entrega pode ser realizada por uma empresa especializada que trabalha com motoboy pequenas encomendas, como é o caso de joias, relógios, pulseiras e cordões.
Dessa forma, o cliente recebe em segurança, no conforto do seu lar o produto adquirido de forma virtual. São detalhes que fazem a diferença para os clientes e que devem constar do planejamento de negócios do empreendedor.
Atrair a atenção pode ser fácil em um primeiro momento, mas conquistar o público-alvo, fazê-lo entender que os produtos oferecidos são de qualidade e com certificado de garantia depende de treinamento, simpatia e habilidade de vendas que os funcionários devem possuir.