Saiba como investir na captação de clientes

Publicado por redator em

O marketing digital é cada vez mais utilizado nas mais diversas áreas para construir e/ou reforçar a imagem de uma organização no ambiente global, como atuar na captação de clientes. No caso de uma empresa, dentre os diversos pontos de trabalho possíveis, é importante abordar a questão da reputação, principalmente quando se trata do setor médico.

Hoje em dia, a determinação do local de uma transação comercial está principalmente ligada a referências na Internet, principalmente nos motores de busca. Ao pesquisar uma clínica, uma presença digital notável pode aumentar muito suas chances de escolher uma.

Nesse contexto, é importante abordar que na divulgação de serviços e práticas, os profissionais devem aderir a determinadas normas estabelecidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), como não informar dados sensacionais, divulgar especialidade não supervisionada, e não exibir fotos de pacientes. É preciso examinar até onde se pode ir sem quebrar as regras em questões presenciais também, como por exemplo não burlar o controlador de acesso empresas, principalmente para garantir estratégias eficazes e éticas.

A relação entre o marketing digital e o setor da saúde

É importante que os empreendedores percebam que não basta estar online, é necessário estabelecer estratégias semelhantes, prefira o modelo de negócio. Alguns dos investimentos que podem ser feitos incluem:

  • Site bem estruturado;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Automação de marketing;
  • Rede social.

Um site bem estruturado preocupa-se não só com o layout, mas também com o conteúdo apresentado. Normalmente, os escritórios lidam com serviços prestados, formulários de contato, localização, histórico e acordos que firmaram. No entanto, a plataforma deve ser otimizada para os mecanismos de busca por meio de técnicas de SEO, o que contribui para um melhor posicionamento.

No caso do marketing de conteúdo, é uma forma de atrair e engajar o público-alvo, com informação de qualidade, com as soluções que procura. Uma maneira de trabalhar com marketing de conteúdo é usar um blog. Por exemplo, uma clínica que prescreve atestado de saúde ocupacional retorno ao trabalho pode abranger normas trabalhistas, os procedimentos a serem realizados no teste, a importância do processo, entre outros tópicos que podem ser relevantes para o trabalho.

A automação é necessária para alcançar pacientes potenciais em escala de maneiras personalizáveis, como por meio de correio e ferramentas de agendamento de e-mail. Esta é uma grande oportunidade para obter uma maior produtividade e uma gestão mais precisa, mas a necessidade de automação depende muito da satisfação das necessidades e da forma como cada organização opera.

No caso da empresa aparecer nas redes sociais, a promoção do escritório ocorre graças à possibilidade de interagir de diferentes formas com as pessoas, por exemplo através de comentários, vídeos, textos, entre outros conteúdos.

Cuide da infraestrutura

Claro que, embora o marketing digital tenha um potencial considerável para atrair mais clientes para a prática, é importante considerar que se a infraestrutura estiver comprometida, as avaliações dos pacientes podem ser extremamente negativas e a reputação do site sofre. Dessa forma, é válido avaliar um espaço adequado que proporcione conforto, segurança e bem-estar para cada paciente.

Os cuidados devem existir tanto interna como externamente. No caso de fachadas, idealmente mantendo-as atraentes e higiênicas, geralmente para facilitar a manutenção e aumentar uma estética relativamente distinta, são instalados diversos painéis. As entradas e telhados devem também ser bem dispostas, corretas e adequadas para evitar transtornos, como por exemplo manutenção em telhados industriais.

Em ambiente interno, a manutenção de empresas elétricas, hidráulicas e de manutenção pode ser uma forma de evitar sérios danos ao local, principalmente para manter as inspeções em boas condições.

Como o marketing tradicional pode se unir?

O marketing tradicional, também conhecido como marketing offline, tem grande potencial para diversos setores e não é diferente na abordagem da área médica. Nesse caso, as estratégias vinculadas à mídia off-line, como a impressa, formam um rol de possibilidades, como telas, flyers e banners. Essas opções podem ser amplamente exploradas em locais de alto tráfego ou por meio de parceiros e podem ser perceptíveis ou não, como por exemplo a instalação de película antivandalismo.

Existe um conceito chamado brand awareness, que corresponde mais precisamente a reputação da empresa no mercado. O marketing digital e tradicional geram alta visibilidade e potencial para aumentar esse fator, curiosamente existe um mix das alternativas mais viáveis ​​para cada clínica.

O potencial do marketing digital para engajar mais pacientes tem sido enfatizado ao longo do tempo, no entanto, para potencializar os resultados positivos, é essencial garantir a satisfação do cliente na prática, desde a primeira consulta até o suporte pós-consulta. Dessa forma, a experiência com a empresa pode ser positiva em diversos aspectos.