Infraestrutura predial: mantendo o ambiente empresarial organizado
Uma organização precisa ter seu ambiente empresarial organizado caso queira manter a boa sinergia ergonômica.
Muito se tem discutido nos tempos atuais sobre como o ambiente físico no qual as pessoas trabalham, afetam suas capacidades produtivas.
Por essa razão muitos empreendedores têm contratado o serviço terceirizado de limpeza para manterem higienizados e fora de perigo os ambientes internos das organizações.
Estrutura externa da organização
Para manter o interior bem conservado, muitas vezes é preciso também manter o exterior em ordem, realizando algumas manutenções, como:
- Preventiva;
- Preditiva;
- Planejada;
- Corretiva.
Para explicar um pouco de cada uma, a preventiva é quando a empresa verifica o funcionamento do relógio de ponto digital com comprovante, por exemplo, antes dele quebrar, já como uma forma de não deixar que isso aconteça.
No caso da preditiva, é feita de acordo com o que o fabricante pede, geralmente, no manual do equipamento.
A planejada é quando o problema já foi identificado, e serão realizados os reparos em breve, geralmente, nesses casos é preciso parar as atividades para realizar o ajuste.
Por fim, a corretiva é quando o equipamento já apresenta algum defeito ou não funciona mais, e aí é preciso recuperá-lo.
Ambiente interno empresarial
Quando se trata do ambiente empresarial o interno tem muito destaque, pois é nele que as pessoas realizarão suas atividades diárias.
Por esse motivo, as paredes devem estar sempre bem pintadas, o chão limpo, assim como os móveis.
Os equipamentos devem estar funcionando bem, seja um sistema de gestão para pequenas empresas ou a máquina de café.
Vale a pena ressaltar, que alguns estudos na área de ergonomia comprovaram que o ambiente afeta tanto de modo positivo quanto negativos os indivíduos inseridos nele.
Considerações finais
Para resumir todos os pontos que foram apresentados aqui, a infraestrutura predial de um negócio é importante e deve ser feita as manutenções necessárias nela.