Indicadores de produtividade para funcionários em home office
Por conta da necessidade de quarentena no país, para evitar a proliferação do coronavírus (COVID-19), as empresas tiveram duas opções: dar férias coletivas ou regime de home office para os funcionários.
E se você faz parte do segundo grupo, é primordial saber como garantir a gestão de pessoas da sua empresa.
Claro que é preciso entender o momento delicado que estamos enfrentando, além de garantir que os processos estão sendo seguidos e as entregas feitas dentro do prazo estimado.
E para você conseguir fazer gestão de pessoas, mesmo de longe, tem alguns indicadores de produtividade que podem te ajudar a analisar o nível de eficiência dos seus funcionários.
Assim, você consegue visualizar onde estão os gargalos e possíveis falhas, para agir a tempo e garantir que a rotina de trabalho continue nas casas.
Benefícios dos indicadores de produtividade para a gestão de pessoas
Lembre-se que muitas empresas não podem fazer o trabalho de forma remota, e por isso, tiveram que fechar suas portas por tempo indeterminado.
Além disso, trabalhar de home office tem uma rotina completamente diferente do que é feito na empresa.
Nesse sentido, é importante nesse período dar uma atenção para a gestão de pessoas como medida estratégica para conseguir visualizar:
- Gargalos na produção;
- Variação de produtividade entre as equipes;
- Eficiência dos setores;
- Resultados obtidos e alternativas para impulsioná-los.
Agora que você já sabe da importância de analisar indicadores de produtividade na gestão de pessoas da sua empresa, vamos conhecer quais deles você deve aplicar agora, nesse período de quarentena?
3 indicadores de produtividade para ficar de olho
Muitos fatores devem ser analisados, mas separamos aqui os três mais necessários, bem como a explicação de cada um.
São eles:
-
Produção por hora
Para analisar o que foi produzido, em um determinado período de tempo, você precisa disponibilizar alguma ferramenta, ou até mesmo uma planilha, para os seus funcionários registrarem as horas trabalhadas e determinar qual trabalho estavam fazendo.
Assim, você consegue verificar o tempo de demora para concluir uma demanda específica, por exemplo.
Se você ainda não usa nenhuma ferramenta de registro, recomendamos que você dê uma olhada nos sites de registro de horas, recomendamos o Clockfy ou Harvest Time.
-
Tempo ocioso
Controlando o tempo que os seus funcionários levam para concluir as demandas, fica mais fácil verificar o tempo ocioso da sua equipe.
Mas lembre-se que para o home office dar certo, você precisa distribuir melhor as tarefas e até mesmo estender um pouco o período de entrega.
O fato é que, em casa, fica mais fácil ficar ocioso. Nesse sentido, tudo deve estar certinho, para que os seus colaboradores consigam organizar a nova rotina, aliando os afazeres da casa e das demandas do trabalho.
E sabendo a média de tempo ocioso, você consegue ver quem está dando conta de se virar e ver quem não se acostumou ainda.
Assim, você pode até puxá-los para uma conversa, via call, para alinhar melhor as demandas e prazos, por exemplo.
-
Entrega dentro do prazo
Visualizar quem está conseguindo entregar dentro do prazo, pode te mostrar quais equipes estão conseguindo se comprometer e organizar para cumprir os prazos.
Assim, você não precisa se preocupar tanto com eles e pode dar atenção para outras coisas que não estão andando muito bem.
Dica extra: seja atencioso e esteja ‘perto’ dos seus funcionários
É excelente avaliar o desempenho dos seus colaboradores, porém mais importante do que isso, é lembrar que estamos vivendo tempos de incertezas e ficar 24h confinado em casa pode ser prejudicial para a saúde das pessoas.
Nesse sentido, seja mais atencioso e fique ainda mais perto da sua equipe. Uma dica é mandar mensagem, ou até mesmo fazer uma videoconferência, tanto para organizar as demandas e dar feedbacks, quanto para ver se realmente o seu funcionário está bem.
Prezar pelo bem-estar dos seus colaboradores faz parte da gestão de pessoas e influencia e muito na produtividade deles. Então, fique atento e mostre para eles que você está ali, para o que precisarem.
Esperamos que essas dicas de gestão de pessoas tenham te ajudado. Até a próxima!