Ideias perfeitas para quem deseja abrir um salão de beleza

Publicado por redator em

A cada dia tem crescido o número de pessoas que desejam adentrar o mundo do empreendedorismo, em diversos setores, por exemplo, no ramo da beleza.

Mesmo em meio a períodos de crise, a abertura de um negócio tem sido uma aposta que requer bastante ousadia, mas que se bem feita, tem tudo para dar certo.

Com o crescimento da indústria de cosméticos e da indústria da beleza, a abertura de um salão de beleza pode ser um ótimo investimento.

Porém, antes de tomar a decisão de abrir, se certifique de levar em consideração e avaliar com muito cuidado os seguintes elementos:

  • Localização: escolha um local que seja de fácil acesso e com bastante visibilidade para o público, de preferência. Não esqueça de se atentar à garantia de acessibilidade;
  • Orçamento: estabeleça um limite orçamentário e faça a divisão do limite de gastos destinados para cada um dos setores do salão (publicidade, espaço físico, compra de produtos, pagamento de equipe, de contas, manutenção de equipamentos, entre outros);
  • Profissionais: a contratação de profissionais de qualidade é de extrema importância. Avalie a experiência, o encaixe do profissional com o ambiente do trabalho e a qualidade dos resultados;
  • Público-alvo: o público ao qual os serviços se destinam irá influenciar tanto na escolha da mão de obra, quanto na do espaço.
  • Cachos, alisamentos, cabelos infantis requerem demandas e resultados distintos;
  • Recursos e materiais: a depender do objetivo do estabelecimento, a quantidade e o tipo de materiais irá variar;
  • Estilo: a decoração deverá se adequar ao estilo de ambiente que se pretende criar e poderá contribuir para a atribuição de um ar mais moderno, mais rústico, mais profissional a depender de suas escolhas.

Uma dica útil é a adoção de uniformes para todos os membros da equipe

Além de garantir um ar de profissionalismo, o uso de camisa social para uniforme, torna o ambiente mais homogêneo, facilita o contato entre o cliente e a equipe, auxilia no controle da circulação em áreas restritas.

Além disso, facilita a vida do trabalhador diante da escolha de roupas para o trabalho e ainda, podendo ser personalizado, transmite um ar de preocupação com o cliente.

Para a escolha de uma loja de uniformes, leve em conta a experiência, o valor cobrado, a qualidade do material utilizado, o oferecimento de opções de personalização e as formas de pagamento possíveis.

Com um público cada vez mais heterogêneo e com a crescente competitividade entre os salões, quanto maior o número de profissionais especializados você tiver em sua equipe, maior a chance de obter sucesso nessa competição.

É muito importante avaliar quais tendências estão em alta e contar com especialistas. Você pode contratar um especialista em loiros, em cachos, em ruivos, em reconstrução capilar e em alisamento.

Quanto mais diversificação, maior será a amplitude do público que você poderá alcançar. Além disso, tenha uma mão de obra capacitada, para a realização de penteados.

Embora menos comuns, ainda são muito requisitados, especialmente no final do ano. Ainda que de início, você não consiga encontrar ou contratar tais profissionais, conte com aqueles bastante qualificados para realização de cortes.

Oferecer serviços de massagem, limpeza facial, manicure, pedicure e de maquiagem, também é uma ótima carta na manga.

Dessa forma, você poderá oferecer combos e fazer promoções, além de ser considerado pelos clientes um espaço mais completo.

A contratação de uma esteticista no salão é também recomendada

O cuidado com a estética tem se tornado muito comum, visto que os salões de beleza têm adotado cuidados como a pele e a depilação.

Além disso, mesmo que de início você não possa contar com uma imensa variedade de produtos, o importante é que eles sejam de qualidade e que ao menos os mais comuns, como:

  • creme protetor maxi 3;
  • produtos alisadores de cabelo;
  • shampoos;
  • condicionadores;
  • estabilizadores de cutícula;
  • secadores profissionais;
  • e outros estejam presentes.

Procure consultar e avaliar outros estabelecimentos, para ter contato com novas ideias, se informar e estabelecer boas relações.

Consulte diversos fornecedores, conte com bons profissionais para planejarem a ocupação do espaço e a disposição do mobiliário, pesquise os produtos de maior qualidade.

Faça uma seleção criteriosa dos futuros integrantes de sua equipe e invista na propaganda de qualidade de seu negócio.

Como a concorrência será alta, é preciso que você conquiste a atenção do cliente e posteriormente sua confiança. Não se esqueça que a publicidade é responsável.

Categorias: Organização