O que é Fórmula 4 US?

Publicado por redator em

Se você escreve para Web provavelmente já ouviu falar da fórmula dos 4 US, basicamente é um conceito que define a categoria de um conteúdo no tipo de demanda que ele faz parte, Urgente, Único, Útil e Ultra-específico, vamos tentar explicar de um jeito simples e muito direto.

Conteúdo Urgente

A urgência é um tipo de conteúdo que necessita de uma atenção quase imediata, como o próprio nome já diz, é algo urgente, funciona muito bem para criar títulos e os primeiros parágrafos de um conteúdo para Web.

Mas lembre-se, não é possível escrever um texto de 800 palavras e trazer o conteúdo de urgência em todos os parágrafos, além de parecer uma tentativa de venda desesperadora, isso torna a leitura chata.

É muito funcional para criar um título muito persuasivo e de alto impacto, seguindo de um roteiro simples, título chamativo, parágrafo explicativo em resumo, conteúdo completo e pode contar com até mesmo um botão de conversão CTA.

Muitas pessoas erram ao começar seus conteúdos, elas querem colocar todos os tipos de gatilhos mentais e os 4 US em um único conteúdo, isso é errado. 

Entenda a necessidade do conteúdo e trabalhe com objetivo, se o conteúdo é do tipo urgente, utilize somente um dos 4 US urgente.

Conteúdo Único

Ser exclusivo é o diferencial para todas as estratégias de marketing digital, mas, atualmente é praticamente impossível criar um texto ou fazer um copy exclusivo, porém você sempre pode fazer algo melhor.

Criar um conteúdo único só é funcional se ajudar alguém em alguma coisa, conteúdos mais do mesmo não funcionam para essa estratégia, ao começar a ler um material, o primeiro grande impacto é o título, não faz sentido esperar uma notícia ter acessos se o título ou foto não é impactante, lembre-se, tudo começa no título.

Crie títulos únicos e desenvolva seu conteúdo sem perder a conexão com seu título, deixe o material interessante para o leitor, afinal, ele conta com isso.

Conteúdo Útil

Conteúdo útil tem quase o mesmo significado que o conteúdo único, o que difere um do outro é o conceito. No conteúdo único, a ideia é criar algo exclusivo, algo que seja atrativo e que ajude seu leitor a resolver um problema específico ou traga uma solução única.

Já no conteúdo útil, digamos que se trata de um conteúdo evergreen (conteúdo que serve para todos e que ajuda de forma global), o critério principal é ter um conteúdo útil.

Uma boa dica para escrever um conteúdo útil é fazer algumas perguntas, por exemplo:

  • Para quem serve este conteúdo?
  • Por que esse conteúdo é importante?
  • Qual dúvida este conteúdo vai ajudar a solucionar?
  • É um conteúdo exclusivo ou já tem 500 outros iguais?

Portanto, antes de começar a escrever o conteúdo, faça essas perguntas para você mesmo e se tiver respostas positivas comece a redigir.

Conteúdo Ultra-específico

Também pode ser um conteúdo ultra-específico, que irá ajudar alguém em uma situação ou lugar muito específico.

Por exemplo, ao desenvolver um conteúdo para uma empresa que cria sites, se essa mesma empresa pode pensar em uma campanha local, específica para uma cidade ou região, portanto podemos criar algo nesse sentido:

Criação de sites em Cachoeirinha, sites baratos e otimizados para o Google!”

Este título é muito específico, trata-se de um serviço específico com foco em uma cidade específica, por mais que a empresa até crie sites para outras cidades e região, essa campanha é específica para a cidade de Cachoeirinha.

De forma simples, um conteúdo específico é voltado para um tipo certo de pessoa e um tipo certo de local, ele não vai ajudar o público B ou C, ele é específico para o público A.

O conteúdo útil e o conteúdo único podem servir para mais de um grupo de pessoas, desde de que esse grupo também esteja com o mesmo problema.

Categorias: Tecnologia