Google Ads: tudo que você precisa saber para começar a usar a ferramenta.
Entenda o que é o Google Ads, como ele funciona e por que é importante usá-lo em sua estratégia de marketing digital. Em posse desse conhecimento, você estará preparado para desenvolver suas primeiras campanhas!
Ads é uma palavra em inglês que significa, em português, “anúncio”. O Google Ads, por sua vez, antes chamado de Google AdWords, é a plataforma de anúncios da Google.
Os anúncios dele surgem quando o usuário faz pesquisa no Google, entra em sites parceiros ou assiste a vídeos no YouTube. No primeiro caso, aparecem no topo da lista de resultados; no segundo, em banners de divulgação; no terceiro, em vídeos do YouTube.
Muitas pessoas, porém, ainda desconhecem a ferramenta ou não sabem como gerenciá-la da melhor forma. Você é uma delas? Então continue a leitura! Aqui, você aprenderá tudo que precisa saber para conquistar melhores resultados nas suas campanhas de Marketing Digital.
O que é o Google Ads?
O Google Ads é o principal serviço de publicidade on-line da Google, usado por empresas que querem divulgar seus produtos e serviços na Pesquisa Google, no YouTube e/ou em outros sites e aplicativos de parceiros da plataforma.
Essa é em uma das ferramentas que mais gera receita às empresas e mais produz campanhas publicitárias de sucesso no meio virtual. Com uma conta no Google Ads, os anunciantes conseguem:
· adaptar seus anúncios ao valor que pretendem investir;
· segmentar seu público-alvo; e
· iniciar ou interromper a exibição de suas campanhas.
Um levantamento da Statista [em inglês], plataforma online especializada em dados de mercado e consumidores, comprovou, inclusive, que a receita do Google Ads só cresce desde 2001, totalizando 209,49 bilhões de dólares em 2021.
Essa informação deixa claro o poder de tal ferramenta e o quanto empresas de todo o mundo confiam na publicidade online vendida pelo Google.
Como funciona o Google Ads?
O Google Ads mostra os anúncios de determinada marca aos seus consumidores em potencial quando estes fazem uma busca online à procura de algo específico e o interesse deles coincide com os produtos/serviços que a empresa anunciante comercializa.
Por meio de uma tecnologia inteligente, a plataforma exibe os anúncios certos, aos clientes certos, no momento certo, ou seja, as propagandas aparecem para aquelas pessoas que estão procurando exatamente o que o seu negócio oferta.
Estes são alguns passos importantes para que seus anúncios sejam mais eficientes:
· Defina uma meta para eles. Por exemplo: atrair mais visitantes para o meu site.
· Segmente seu público. Pode ser uma segmentação geográfica, demográfica, por interesse, por dispositivo, por contexto ou a junção de todas elas.
· Estabeleça um orçamento mensal. Ele dirá respeito ao valor médio que você deseja gastar por dia.
O mais legal do Google Ads é que o anunciante só paga pelos cliques e chamadas que seu anúncio receber.
Tipos de campanhas do Google Ads
Hoje, há 7 tipos de campanhas do Google Ads. A seguir, você conhecerá cada uma delas para poder escolher a mais adequada para as necessidades de publicidade online da sua empresa.
Campanhas de pesquisa
Esta é a mais comum dentre todas as campanhas. Seu principal objetivo é alcançar as pessoas quando elas buscam produtos ou serviços no próprio Google.
Os anúncios de pesquisa são totalmente propícios para intensificar tráfego, gerar leads e aumentar as vendas do seu site.
Campanhas de display
A rede de display do Google corresponde a milhões de sites e apps onde anúncios podem ser exibidos. Aqui, conta muito investir em elementos gráficos atraentes, com um forte apelo visual.
As campanhas desta categoria, além de ampliarem o alcance da sua marca, são ótimas para reconhecimento, consideração, vendas, leads e remarketing.
Campanhas para APPs
As campanhas para aplicativos possibilitam encontrar novos usuários para o seu APP, além de serem capazes de aumentar as vendas dentro dele.
Servem para promover seu app nas redes de pesquisa e display, Google Play, YouTube e Discover. Neste tipo de campanha, é possível incentivar downloads e aumentar engajamento.
Campanhas de vídeo
Aqui, você pode mostrar seus anúncios em vídeos no Youtube e outros websites. Nesta categoria, a qualidade da produção audiovisual e a linguagem do criativo influenciam muito o resultado da campanha.
Vale a pena escolher as campanhas de vídeo se sua intenção for fazer com que mais pessoas conheçam sua marca, expandindo seu alcance, e considerem comprar seu produto.
Campanhas locais
Nas campanhas locais, o foco é instigar as pessoas a conhecerem sua loja física e os anúncios são otimizados para serem exibidos nas redes de pesquisa e Display, Google Maps e YouTube.
Este tipo de campanha é capaz de incentivar vendas presenciais, divulgar eventos e promoções locais e ajudar as pessoas a saberem o endereço e o horário de funcionamento do seu estabelecimento.
Campanhas do shopping
Este é o tipo de campanha do Google Ads recomendado para quem quer vender produtos, tendo em vista que os anúncios desta categoria aparecem na pesquisa e na aba “Shopping” do Google.
As campanhas de Shopping podem ser usadas para promover seus produtos e sua loja física, incentivando clientes interessados no que você vende a finalizarem a compra.
Campanhas inteligentes
Entre os tipos de campanha do Google Ads, as campanhas inteligentes são as mais simples de criar e divulgar. Isso porque a inteligência artificial da plataforma é posta para trabalhar especificamente a favor dos resultados da sua conta.
Ao escolher as campanhas inteligentes, você lida com uma configuração simplificada, mas sem abrir mão dos anúncios de alta performance, já que o Google automatizará a campanha para você e otimizará os seus anúncios.
Por que contratar uma agência Google Partners para otimizar suas campanhas no Google Ads?
O Google Partners, programa de certificação de parceiros do Google, foi pensado para certificar agências de publicidade e profissionais terceirizados que gerenciam contas do Google Ads para outras marcas ou empresas.
Estes são alguns motivos por causa dos quais você deve contratar uma agência certificada do Google Ads:
· não desperdiçará seu tempo com campanhas sem resultados;
· obterá o melhor retorno possível para suas campanhas de publicidade no Google; e
· terá à sua disposição profissionais capacitados, certificados e anualmente reciclados pelo próprio Google.
Além do mais, para ser uma agência Google Partner, o profissional precisa passar por exames que testam seus conhecimentos em redes e tipos de anúncios disponíveis no Google.
Considerações finais
O Google Ads é uma plataforma sensacional para quem quer criar campanhas de links patrocinados. Para uma estratégia de Marketing Digital completa, é imprescindível levar em conta essa ferramenta como meio de conquistar novos clientes.
Identifique em qual momento de decisão seu público está por meio do funil de vendas. Com essa análise, será possível compreender qual campanha trará o melhor retorno para sua empresa, criando anúncios realmente efetivos. Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de blog da Gentileza Marketing Digital, onde você pode encontrar tudo sobre Marketing Digital.