Gestão industrial em tempos de crise

Publicado por Redator Convidado em

Tempos de crise, como o que o mundo está enfrentando no momento, causado pela pandemia do vírus COVID-19 são desafiadores para todos os segmentos. 

As indústrias, pelo importante papel que desempenha na geração de emprego, produção de bens de consumo e renda são peças fundamentais para a recuperação da economia. Nesse contexto, a gestão industrial é estratégica para a retomada do crescimento.

Segundo dados da pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) registrou queda recorde de 25,8 pontos no país, atingindo os 34,5 pontos, em uma escala de 0 a 100.

A pesquisa ilustra como a confiança dos gestores industriais foi abalada com a crise epidemiológica.

 A retomada das atividades, tal como eram antes pode demorar, mas algumas medidas de gestão industrial podem garantir que sua indústria seja menos impactada.

Vantagens de uma boa gestão industrial na crise

Essas ações são importantes não apenas como forma para superar este momento, mas também para demonstrar aos seus parceiros de negócio sua expertise para lidar com situações instáveis.

Sua indústria será vista como uma instituição madura e íntegra e esses serão, sem dúvida, diferenciais importantes para realização de negócios futuramente, quando esse momento for superado.

Apontamos alguns aspectos da administração de uma indústria que devem ser conduzidos com muita atenção. Confira a lista abaixo:

Invista na manutenção de equipamentos industriais

Em um momento e que a contenção de custos é a palavra de ordem, os recursos para aquisição de novos equipamentos são acompanhados de perto, não é mesmo?

Uma saída para garantir a vida útil do maquinário de forma segura e responsável é investir em sua manutenção

Equipamentos como o motoredutor ou o redutor de velocidade, peças importantes da transmissão mecânica, devem ter seu desempenho monitorado constantemente para garantir a produtividade da indústria.

Deve-se lembrar, no entanto, que os reparos preventivos devem ser priorizados para evitar paradas não programadas na produção. 

Cuide da segurança e bem-estar dos colaboradores

Momentos de instabilidade afetam a toda a sociedade e os colaboradores não ficam de fora. Os colaboradores sentem-se inseguros quanto a permanência no trabalho e sobre as questão de segurança sanitária no serviço.

É fundamental que a gestão industrial se adeque às orientações das autoridades médicas e sanitárias a fim de oferecer um ambiente de trabalho seguro, caso o trabalho continue sem interrupções.

Para as indústrias que possibilitaram a determinados departamentos trabalhar home office, dar a estrutura necessária para a realização das atividades e reuniões de alinhamento são ações fundamentais.

Fortaleça os laços com fornecedores

Uma boa relação com fornecedores é algo muito benéfico, especialmente neste momento. 

Uma conversa franca com este parceiro pode ser uma ótima oportunidade para realizar compras com condições diferenciadas. Na aquisição de um motor ou uma nova engrenagem, por exemplo, pode ser incluída o serviço de suporte técnico para a instalação do equipamento.

Isso se mostra lucrativo para as duas partes e aumenta a confiança de ambos: sua indústria pode contar com suporte especializado e o fornecedor tem vantagem ao competir com outras empresas.

Mantenha a Produção e Logística integradas

A integração do PCP (Planejamento e Controle de Produção) com a logística é um fator estratégico que diferencia muitas indústrias.

Caso você ainda tenha gargalos na relação entre esses departamentos, não perca tempo! Em um contexto em que vários segmentos da indústrias são afetados com diminuição da demanda, não cumprir o prazo de uma entrega é algo inadmissível.

Se for possível e necessário realoque os colaboradores de departamentos para se destacar na rapidez das entregas. O bom desempenho da sua gestão industrial  não será esquecido e abrirá porta para novos negócios quando tudo se normalizar. 

Use o tempo a seu favor

Caso as atividades da sua indústria sejam impactadas a ponto de que alguns colaboradores fiquem um pouco ociosos em determinados períodos, utilize este tempo para a realização de treinamentos úteis que não foram realizados antes por falta de tempo.

Os treinamentos podem ser ministrados por um colaborador que tenha o conhecimento do tema, presencialmente por um profissional contratado, ou até remotamente, por meio de plataformas de ensino à distância.

Além do benefício de ter uma equipe mais preparada, a capacitação de colaboradores é importante para manter a motivação dos funcionários e para a retenção de talentos, talentos esses que serão imprescindíveis para alavancar o desempenho da sua indústria.

Conteúdo produzido em parceria com a Acoplast Brasil, empresa que fabrica e comercializa produtos e soluções para transmissão mecânica há 25 anos.

Categorias: Organização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *