Entenda mais sobre o processo de admissão das empresas

Publicado por redator em

admissão

A jornada de admissão de colaboradores pode ser definida como um conjunto de etapas e atividades que estão a cargo do time de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. 

Assim como a concessão de benefícios, fornecimento de equipamentos de proteção individual, planejamento das férias, solicitação de exames demissionais, entre outras atividades.

Portanto, para ajudar a entender um pouco mais sobre o processo falaremos sobre as etapas do processo de admissão de funcionários.

Seleção dos candidatos seguido do recrutamento

O processo de admissão do colaborador começa ainda na fase de recrutamento e seleção, conduzida pelo RH.

Ela é a encarregada por todas as etapas dessa fase, desde a divulgação, descrição das vagas até avaliações e testes de candidatos.

Com base nas competências exigidas pelo cargo, os recrutadores selecionam o perfil mais adequado e fazem entrevistas com os candidatos.

Para isso, elas utilizam algumas das seguintes etapas:

  • Entrevista com o RH;
  • Testes de conhecimento específico;
  • Testes psicológicos;
  • Entrevistas com gestores e coordenadores;
  • Alinhamento de expectativas.

Ressaltando que elas devem ser aplicadas de forma a avaliar se o funcionário se encaixa na empresa e sua cultura organizacional.

Aprovação do candidato

Nessa fase é muito importante que a organização tenha certeza sobre suas escolhas, pois voltar atrás pode não ser bom para sua imagem. 

Vale ressaltar a importância de dar um retorno para todos os candidatos que participaram do processo seletivo, mesmo os que não passaram.

Regulamentação por parte funcionário

O funcionário deve fornecer todas as informações solicitadas pela empresa, como os exames admissionais

Eles devem ser enviados de acordo com a instrução da equipe de RH, para que o processo de admissão possa seguir sem problemas.

Documentação da empresa

A empresa também tem obrigações em relação a documentos, registrando todas as informações na Carteira de Trabalho e enviando as vias para o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal, que cuida do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *