E-commerce: Como a fotografia de moda tem contribuído a esse tipo de negócio?

Publicado por redator em

O antigo dito popular já afirmava que uma imagem, ou fotografia, vale mais que mil palavras. Ao trazer esta filosofia para o meio digital, em especial o e-commerce, é possível ter certeza de que o seu inventor tinha total razão.

No âmbito da publicidade, marketing e moda, as fotografias dominam, principalmente nos dias atuais em que ninguém consegue ficar sequer um segundo sem acessar as redes sociais, como Facebook e Instagram.

Não é à toa que a procura por curso de fotografia para iniciante cresceu, uma vez que a imagem acaba por ser um dos principais fatores que leva o fechamento de uma venda online.

Abaixo, descubra como a fotografia de moda tem contribuído para o mundo do e-commerce.

A importância da fotografia no e-commerce de moda

A partir do momento em que uma pessoa visita qualquer loja de roupas físicas, vai querer ver as peças e modelos que aquela loja vende e, obviamente, os terá disponível.

No entanto, quando o mesmo procedimento acontece em uma loja online, por exemplo, se a mesma não possuir as quantidades de fotos ideais, é muito capaz que a venda não se concretize.

Geralmente, quando uma loja online é visitada, o cliente quer ver as seguintes características:

  • Modelo;
  • Cores disponíveis;
  • Vestimenta em um manequim;
  • Parte da frente da peça;
  • Parte inferior da peça;
  • Zoom no material da peça.

Na prática, o cliente precisa ter certeza de que aquele produto vai combinar e ser uma boa aquisição para o momento.

Por conta disso, diversos cursos de fotografia em SP oferecem aulas especificas para e-commerce, devido à alta proporção que a plataforma tem atingido nos últimos anos.

Além disso, é possível notar o crescimento de empresas de contabilidade para e-commerce e entre outros serviços.

Imagem vende mais

De acordo com pesquisadores norte-americanos, o cérebro humano é capaz de identificar uma imagem em apenas 13 milissegundos.

O estudo foi divulgado no site Megacurioso, que ainda comprovou que a mente é capaz de manter uma foto guardada, mesmo tendo a vista por menos que um segundo.

Trazendo a ideia para o programa de e commerce de um estabelecimento, que investe em fotografia, o resultado é o aumento no número de vendas da loja online.

Só no ano passado, o e-commerce faturou R$ 47 bilhões. Os dados são da 37º Webshoppers, apresentado pela Ebit.

Organização que mede a reputação das lojas virtuais. Deste total, o segmento de moda teve o melhor aproveitamento, com 14,2% do montante.

Por conta disso, se tornou muito comum ver software para loja de roupas, que fornece o trabalho de gerenciamento digital, incluindo a gestão do ambiente digital.

Impacto digital

Com certeza, a fotografia tem papel importantíssimo no mundo do e-commerce de moda, pois conta com a tarefa de apresentar o produto ao consumidor.

De maneira atrativa, detalhista, bem como o destaque de cores, texturas e modelos. Além do mais, a foto contribui para a decisão de compra do possível cliente.

A imagem é capaz de suprir a ausência de um vendedor, por exemplo. Assim como foi mencionado há pouco, as fotos precisam ser a resposta de todas as dúvidas acerca daquele produto em questão.

Assim sendo, concretizar uma venda fica muito mais fácil e descomplicado no ambiente digital.

Por conta disso, é comum ver uma escola de fotografia SP trabalhar com o tratamento de imagem voltado para o mundo digital.

O crescimento da área tem se tornado constante, principalmente no âmbito da modelagem. Contudo, não basta tirar a foto e publicar no site da loja.

Ela precisa ser tratada e melhorada, tudo com um software de edição e esta tarefa fica incumbida pelo fotógrafo, na maioria dos casos. Se não, fica por conta de uma equipe e edição especializada.

É fundamental que a fotografia apresentada no site impacte e passe segurança ao consumidor, da mesma maneira que passaria em uma loja física.

Afinal, empresas segmentadas como clínicas de implante capilar BH, precisam passar segurança apenas por meio de uma imagem.

No curso de fotografia, geralmente os atuais, são ensinadas algumas técnicas que ajudam a trabalhar a veracidade que a imagem deve passar.

Além disso, é importante disponibilizar várias imagens do produto, com angulações variadas, excelente zoom e por aí vai. Isso porque transmite ainda mais confiança e segurança para o futuro cliente.

É como se ele estivesse na própria loja, por isso, o ambiente digital deve ser descontraído, como fotos atraentes e diversas opções de escolha. Dessa forma, o visitante fica confortável e seguro para apertar o botão de compra.