Direitos do consumidor devem ser cumpridos à risca

Publicado por redator em

consumidor

A fabricação de bens de consumo contam com salas de testes, estudos e pesquisas que servem para garantir a eficiência e o funcionamento dos produtos após a venda para o consumidor.

Muitas vezes, os clientes não leem o manual de instruções, não seguem as regras estabelecidas, ou sofrem acidentes naturais, que influenciam no mau funcionamento de um equipamento e objeto específico.

Para atender o cliente da melhor forma possível, o governo federal estabeleceu uma cartilha que determina os direitos e deveres, compilado no Código de Defesa do Consumidor.

Ali está escrito tudo que é possível para que nem a empresa nem o consumidor saiam no prejuízo. Entre eles, podemos destacar:

  • Proteção à saúde e à vida;
  • Liberdade de escolha de produtos e serviços;
  • Indenização ou devolução de dinheiro;
  • Garantia contratual.

Os planos oferecidos por meio de informações muitas vezes desconexas, por meio de propagandas em rádio e TV precisam ser esclarecidos no momento da compra, para não haver nenhuma dúvida junto ao cliente.

Empresas oferecem garantia estendida

A tecnologia faz parte da vida da sociedade de uma maneira ou de outra. Computadores, celulares, televisores, aparelhos de som, eletrodomésticos estão caminhando para uma automatização da sociedade que já se faz presente em muitos cenários.

Dessa forma, é preciso tomar todos os cuidados para que os equipamentos funcionem adequadamente, com termos de garantia estendida em alguns casos, tão caro é o produto.

Para fazer o conserto apple watch, por exemplo, é preciso procurar uma loja especializada de uma marca específica, ou então a garantia se perde e a empresa não se responsabiliza pelo pleno funcionamento.

Esse caso, especificamente, remete à qualidade do produto e da matéria-prima utilizada. Além disso, há a especialização da mão de obra dos profissionais em uma tecnologia diferenciada e com características próprias da marca.

O mesmo caso ocorre quando é preciso buscar assistência técnica desktop, onde o computador funciona em conjunto com o monitor. Bonito, elegante, com programas específicos para a marca, apenas lojas exclusivas podem atuar no conserto do equipamento.

Para garantir que outras empresas tenham acesso à tecnologia desenvolvida, as placas e periféricos são acessados por meio de ferramentas desenvolvidas para esse tipo de produto.

Profissionais especializados em restauração

No entanto, nem todas as empresas prezam pela exclusividade, dando ao consumidor o poder de escolha de uma loja ou assistência técnica que possa solucionar o problema de maneira adequada.

Profissionais se especializam nessa área, atendendo os clientes das mais variadas marcas e produtos, trabalhando com peças originais ou paralelas. A qualidade do serviço depende do investimento que o consumidor está proposto a pagar.

Muitas vezes, são serviços simples que demandam apenas a substituição de peças desgastadas pelo uso constante, ou troca de baterias e limpeza do maquinário.

A manutenção relógio de ponto digital é muito comum, tendo que substituir o visor por causa de uma lâmpada queimada ou um transistor que precisa ser trocado.

Caso esse tipo de equipamento apresenta alguma especificidade, as empresas fabricantes devem apontar qual assistência mais próxima e mais adequada para verificar o que se passa.

Se estiver dentro da garantia, o produto deve ser trocado por um novo, de mesmo modelo, preço ou similar

Vigilância demanda equipamentos eficientes

Onde não pode haver nenhum tipo de problema é na segurança patrimonial, onde a camera de monitoramento é ferramenta essencial para os profissionais que atuam como vigias em um ambiente controlado remotamente.

Caso as imagens não possam ser acessadas, é preciso acionar a equipe de técnicos que prestam assistência de forma imediata.

O consumidor deve ser agradado em todos os momentos, com um atendimento impecável e a resolução de problemas da melhor forma possível.

Para os profissionais que trabalham com conserto de televisao e outros equipamentos eletrônicos, é preciso ter visibilidade como um representante de marcas e produtos específicos, apresentando as melhoras formas de resolver questões, mesmo que de maneira paliativa.

O Código de Defesa do Consumidor dá oferece aos clientes a oportunidade de procurar os direitos junto à justiça, caso o problema não seja resolvido de forma amigável, em tempo hábil e dentro da garantia estipulada pela empresa.

A credibilidade de marcas atuantes no mercado consumidor é muito importante para a sobrevivência em um cenário tão competitivo, onde a tecnologia, a eficiência, a economia e a praticidade no dia a dia das pessoas se tornam referência de qualidade.

É preciso manter a confiança em alta, a qualquer custo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *