Dicas para fidelizar o cliente do seu e-commerce

Publicado por redator em

O e-commerce é considerado uma das melhores maneiras de alavancar as vendas de um estabelecimento, e por isso ganhou ampla relevância no meio digital.

Se você deseja expandir a sua empresa e aumentar o seu faturamento, investir na criação de uma loja virtual pode ser a melhor opção para a sua fabrica de paleteiras.

Afinal, é cada vez mais comum que as pessoas optem por comprar produtos/serviços inteiramente pela internet, em razão das facilidades que ela proporciona.

Isso porque, dentro de um e-commerce, o processo de compra funciona de uma maneira simples, como nas seguintes etapas:

  • O usuário acessa o site da loja;
  • Escolhe o produto que deseja comprar;
  • Personaliza se for necessário;
  • Adiciona no carrinho compras;
  • Efetua o seu cadastro ou realiza o seu login;
  • Calcula o valor do frete;
  • Efetua o pagamento;
  • E espera a entrega no conforto da sua casa.

Cada vez mais pessoas optam por esse formato, justamente por que esse modelo da mais comodidade e, principalmente, porque ele proporciona mais variedades de opções.

Pensando nesse cenário, é possivel entender o porquê cada vez mais as lojas fisicas estão mudando para o meio digital. E a pergunta seguinte será: como fidelizar os meus clientes? 

Afinal, se todas as boas lojas oferecem bons descontos e produtos, é preciso encontrar uma maneira de fazer o cliente escolher a sua loja, e que recorra sempre a ela quando for necessário.

Mesmo que uma loja online que ofereça a melhor confecção de calça para uniforme industrial, lojas concorrentes ainda existem e é por conta disso que é preciso investir em técnicas e estratégias eficientes para fidelizar o seu público.

O que é um e-commerce e por quão ele é tanto vantajoso?

O e-commerce é uma loja virtual, que disponibiliza um amplo número de produtos/serviços, que podem ser adquiridos a distância, por meio de um pagamento virtual.

A entrega da encomenda sempre feita diretamente no endereço designado pelo cliente, contando com os serviços de transportadoras que atuam nas mais diversas regiões do país.

Atualmente é possível encontrar e-commerces que ofereçam a retirada do produto em uma de suas lojas físicas, de forma a dar mais opções para o cliente durante a compra.

Embora alguns donos de estabelecimento até agora relutam sobre a abertura da sua loja na internet, o e-commerce funciona muito bem para qualquer tipo de segmento, seja para a venda de copo de chopp personalizado ou para comercializar roupas.

Criar uma loja virtual é uma maneira interessante para sua empresa se manter atualizada para acompanhar os avanços tecnológicos e se manter presente na vida dos seus clientes, representando dessa forma um modelo de negócio em ascensão.

Com o e-commerce, uma empresa pode expandir seu ramo de atuação com muito mais facilidade do que abrir uma nova filial.

Uma loja física que oferece cilindro de metal duro certamente satisfará sua área de atendimento, mas o alcance de uma loja online pode ser ilimitado, tanto nacional quanto internacionalmente.

Além disso, os custos operacionais do site são consideravelmente maiores do que os do e-commerce.

É possível começar a economizar com aluguel e depois com funcionários, pois não precisam ter muitos colaboradores para executar o serviço com eficiência. 

E se você já possui uma matriz que vende móveis planejados para comércio, é possível combinar o almoxarifado da unidade física com o almoxarifado da loja virtual, o que não pode ser feito caso a empresa tenha vários locais que exijam armazenagem individual. 

Portanto, o e-commerce acaba sendo uma forma de negócio muito mais lucrativa e deve ser adotada sempre que se deseja fazer crescer uma marca e suas vendas.

E-commerce e fidelização de clientes 

Após a introdução da loja online, devem ser desenvolvidas estratégias que possibilitem um desenvolvimento positivo, onde o público interessado nos seus produtos/serviços terá mais facilidade no site e se tornará uma referência no seu segmento. 

Isso é importante para um cliente que comprou um produto em sua loja virtual, como equipamentos para construção civil, retornar e realizar a compra de outro produto, como EPI ou outros itens. 

E é nesse sentido que um e-commerce deve aproveitar certas vantagens em seu negócio que a diferenciarão de seus concorrentes e aumentarão a fidelização de clientes. Algumas estratégias são bastante fáceis de implementar na prática, como se vê a seguir.

Apostar na presença via e-mail marketing

Se um cliente fizer uma compra específica, por exemplo, no seu e-commerce de casa e construção, ele deve se cadastrar, onde fornece seus dados de contato e endereço de entrega. 

Futuramente, você pode investir em uma estratégia para se manter presente na rotina do cliente, usando uma ferramenta de e-mail marketing. 

Essa ferramenta permite enviar diversos conteúdos, seja uma oferta de venda de piso drenante, ou um artigo sobre a importância da manutenção periódica de diversos eletrodomésticos, e ainda enviar saudações nas datas comemorativas. 

 Isso porque, com a ajuda do e-mail marketing, a empresa pode estar mais presente na vida de seu cliente e agregar mais valor na transmissão de informações versáteis ou até mesmo para que o cliente possa se beneficiar de um desconto especial oferecido a ele no dia do aniversário 

Todas essas são estratégias de e-mail marketing que funcionam extremamente bem para e-commerce, independentemente do seu setor.

Marketing de conteúdo como ferramenta de fidelização 

Muitas empresas investem na criação de uma loja online, além de um blog. O motivo é muito simples e objetivo: postar conteúdo de alta qualidade, de fácil acesso ao seu público e que desperte seu interesse e engajamento. 

Isso porque uma das oportunidades que a Internet traz para a vida das pessoas é a praticidade de obter informações e conhecimento, ao mesmo tempo em que muitos problemas em andamento podem ser resolvidos por meio de uma página virtual. 

Nesse sentido, investir em um blog que compartilhe periodicamente posts sobre temas muito importantes pode ser essencial em uma estratégia de fidelização de clientes. 

Afinal, a qualidade dos artigos do seu blog pode fazer com que o seu negócio de e-commerce se destaque, fazendo com que as pessoas encontrem sua página na internet e se comprometam a consumir seu conteúdo regularmente. 

Por exemplo, se você administra uma empresa de impressão on-line, pode ser importante criar um novo artigo sobre personalização de adesivos que explique o processo para qualquer pessoa interessada. Isso facilita sua experiência no site e se torna uma nova venda. 

Essa estratégia pode não apenas aumentar as vendas, mas também ser responsável pela retenção de seus clientes. Você ainda pode enviar e-mails para seus clientes informando sobre novas postagens, o que fará com que eles visitem seu site com mais frequência.

Comunicação com os clientes nas redes sociais 

Outra estratégia importante para quem busca promover seu negócio de e-commerce e buscar a fidelização do cliente é investir nas mídias sociais. Permitem um contato mais próximo e direto com o público, o que facilita determinados processos, como: 

  • Tirar dúvidas sobre diversos temas; 
  • Corrigir um possível problema; 
  • Oferecer suporte em uma necessidade;
  • Compartilhe informações e links; 
  • Entre outros. 

É necessário descobrir qual das redes sociais é a mais adequada para a empresa, ao mesmo tempo em que é necessário investir um determinado período diário na presença e comunicação com comentários e postagens dos clientes.

Agradar o cliente 

Por fim, tão importante quanto as estratégias citadas, é investir em formas de atrair o cliente e fornecer determinados elementos que podem se tornar bastante atrativos para o público. 

Isso pode ser feito de diversas formas, como a escolha de uma caixa de papelão para bebidas, que pode incluir uma mensagem especial para o cliente. Ou também oferecendo descontos para compras futuras e enviando um brinde surpresa dentro do pacote do pedido. 

O envio de cupons de desconto também pode ser uma estratégia eficaz de fidelização de clientes, pois incentiva novas compras na sua loja virtual. 

Delivery é outro elemento que incentiva o cliente a comprar sempre na mesma loja. Isso inclui frete mais barato e entrega rápida. Por isso, fornecer um serviço de entrega eficiente e acessível pode ser o fator que mantém seus clientes. 

Todas essas estratégias são formas simples e eficazes de estar presente na vida do seu público, para que os clientes sempre se lembrem da sua loja virtual e queiram sempre consumir os produtos/serviços que você oferece e a qualidade do seu atendimento que você oferece em seu site.

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