Dicas para atrair leads ao seu blog
Se você está em busca de dicas para atrair leads ao seu blog, a primeira coisa que precisa saber é que fazer site – isso inclui blogs, sites de vendas, sites institucionais, etc. – não significa apenas definir um design e publicar a página na web.
Para realmente ter uma página web de sucesso é necessário atrair pessoas para ela. Ou seja, é necessário fazer a geração de leads.
Para uma empresa, o blog faz mais (ou deveria) do que informar os seguidores sobre notícias e eventos recentes da empresa.
Quando bem feito, pode estabelecer você como uma autoridade em seu campo, dar às pessoas uma visão interna da cultura de seu local de trabalho e impulsionar seu SEO.
Ao elaborar postagens que instruem seus clientes sobre seu produto ou serviço e o setor em que ele está inserido, você se posiciona como um recurso indispensável nos momentos de necessidade de seu público.
Além disso, quanto mais páginas valiosas você publicar, mais favoravelmente os motores de busca como o Google olharão para o seu site. Como resultado, você atrairá mais visitantes por meio da pesquisa.
Mas o que acontece quando os visitantes chegam no seu blog?
Provavelmente você deseja atraí-los, capturar sua atenção, chamá-los para a ação e transformá-los em clientes
Mas para fazer isso, você precisará fazer com que eles realmente cheguem até o seu blog.
Para te ajudar com isso, neste artigo falaremos sobre algumas dicas que irão ajudar a atrair leads ao seu blog. Vamos lá?
Como atrair visitantes ao seu blog
Sem mais delongas, se você está pensando em criar um blog, ou se já fez a sua criação, aqui estão algumas dicas importantes para que consiga atrair visitantes à sua página.
1. Compartilhe suas postagens nas redes sociais
A maioria, senão todos, de seus leitores terá pelo menos uma conta de mídia social. Faz sentido, portanto, compartilhar suas postagens em todas as redes sociais relevantes.
Um único retuíte no Twitter ou compartilhamento no Facebook pode facilmente atrair leitores que provavelmente não teriam encontrado seu conteúdo de outra forma.
Se pelo menos uma de suas postagens atingir o status de viral, o tráfego do seu blog pode aumentar exponencialmente.
Você também pode considerar a promoção (impulsionando ou patrocinando) algumas de suas postagens que são populares entre os leitores para atrair ainda mais atenção.
2. Crie títulos fortes
Nunca é demais enfatizar a importância de criar títulos atraentes e memoráveis.
A maioria dos profissionais de marketing digital concorda que o título é tão importante quanto o conteúdo. Outros sugerem que você gaste a maior parte do tempo criando o melhor título do artigo e o resto escrevendo o conteúdo.
Por quê? As pessoas não clicarão em sua postagem, a menos que o título desperte sua curiosidade. Dito isso, seus títulos precisam ser atraentes, poderosos e interessantes.
O primeiro passo para fazer isso é entender verdadeiramente no que seu público-alvo está interessado.
Se você tem um blog sobre marketing digital, por exemplo, seus leitores provavelmente estarão interessados em dicas sobre e-mail marketing, redes sociais, SEO e assim por diante.
3. Preste atenção no SEO
Como você provavelmente já sabe, SEO significa otimização de mecanismo de pesquisa e se refere a como os mecanismos de pesquisa apresentam seu conteúdo às pessoas que os utilizam para obter informações.
Por exemplo, se alguém vai ao Google e digita “melhores computadores desktop”, o mecanismo de busca procura o conteúdo que fornece as respostas mais relevantes para aquela consulta – com base em algoritmos específicos – e o mostra a eles.
Obviamente, o artigo ou página da web com o conteúdo mais adequado relacionado às palavras-chave será mostrado no topo dos resultados da pesquisa. E é disso que se trata o SEO.
Isso pode parecer um pouco técnico para quem está começando agora com um blog e que deseja apenas criar postagens.
No entanto, a principal coisa a lembrar quando se pensa em SEO é criar conteúdo de alta qualidade que as pessoas tenham interesse em ler. Além disso, criar ótimos títulos, conforme mencionado anteriormente, ajuda no SEO.
Também é importante dizer que há um número crescente de ferramentas e recursos que simplificam o SEO e que ajudam a implementá-lo em suas estratégias de marketing de conteúdo.
Quem utiliza WordPress, por exemplo, pode instalar o plugin Yoast, que ajuda a tornar as postagens de blog amigáveis para SEO.
Também há muitas ferramentas e tutoriais que ajudam a entender e praticar SEO, incluindo encontrar palavras-chave de cauda longa adequadas para o alvo.
Conclusão
Não é de hoje que os blogs fazem sucesso, mas eles cada vez mais se tornaram mais importantes para o marketing digital.
Isso porque eles são muito importantes para atrair as pessoas que têm interesse no conteúdo que você produz e para obter um bom posicionamento nos resultados de mecanismos de pesquisas, quando as técnicas de SEO são bem aplicadas.
Portanto, se você já tem ou está pensando em criar um blog, vale a pena testar as dicas que citamos.
Depois deste artigo, e com as dicas que citamos sobre como atrair leads ao seu blog, esperamos que consiga aumentar o tráfego na sua página e crescê-la na internet!