4 dicas de como aumentar o tráfego orgânico do seu e-commerce

Publicado por redator em

Toda plataforma digital, principalmente e-commerce, precisa aumentar seu tráfego para atrair mais clientes e aumentar seus resultados. 

A melhor forma de fazer isso é usar o tráfego orgânico, por meio de estratégias eficazes para ajudar seu site a aparecer mais na internet e aumentar a visibilidade para seus potenciais clientes. 

Isso também significa que a maneira como você desenvolve seu site é sustentável e lhe trará mais e mais negócios, sem contar que se trata de uma estratégia de baixo custo. 

Por isso, é importante investir em estratégias de marketing digital com foco no tráfego orgânico. Confira a seguir as dicas que podem beneficiar, e muito, a sua estratégia de marketing digital. 

1 – Invista em marketing de conteúdo 

Em um ambiente virtual repleto de publicidade, é certo que os clientes buscam conteúdo de qualidade, que transmita mais conhecimento e que possa sanar suas dúvidas ou necessidades. 

Por isso, como parte do e-commerce de uma empresa de levantamento topográfico, é importante ter um blog que disponibilize artigos relacionados à área.

Seja com conteúdo especializado nos produtos oferecidos, nas técnicas utilizadas, no lançamento de novos materiais ou serviços e outras questões adicionais. 

Assim, durante as pesquisas nos principais motores de busca da Internet, o seu website aparecerá entre os resultados mais relevantes, aumentando assim o número de visitantes e potenciais clientes. 

2 – Aposte nas redes sociais 

As redes sociais se tornaram uma ferramenta estratégica para aumentar o tráfego orgânico no e-commerce, dos mais diversos segmentos. Oferecem facilidades como: 

  •  Compartilhamento de conteúdo; 
  •  Comunique-se diretamente com seu público; 
  •  Criar um site comercial; 
  •  Divulgação de promoções e novidades. 

Assim, facilitam a visualização do seu e-commerce, além de aproximar a comunicação com o público, por meio de comentários em publicações e conversas nessas plataformas. 

As redes sociais tornam o tráfego orgânico mais eficiente, pois se uma empresa de e-commerce decidir fazer algum tipo de anúncio sobre o lançamento de uma linha de equipamentos para aerolevantamento, por exemplo.

Os usuários poderão interagir mais facilmente com a publicação clicando em um link que direciona você para a página de vendas e compartilhe a publicação para alcançar mais pessoas. 

3 – SEO: uma ferramenta importante 

O SEO (Search Engine Optimization) é sem dúvida uma das ferramentas mais eficazes para aumentar o tráfego orgânico no e-commerce. Isso funciona otimizando sua página, o que pode ser feito de várias maneiras, como: 

  •  Escolha palavras-chave que ajudem na busca orgânica; 
  •  Páginas de carregamento rápido; 
  •  Disponibilidade de botões para compartilhamento de conteúdo; 
  •  Fornecer produtos relacionados que aumentam as taxas de cliques; 
  •  Entre outros veículos. 

Vale lembrar que escolher boas palavras-chave ajuda seu e-commerce a aparecer mais nos mecanismos de busca. 

Mas você tem que escolher palavras que sejam estratégicas, faça com que os visitantes realmente se interessem pelo que você tem a oferecer, para que seus resultados sejam satisfeitos. 

Então, ao invés de investir na escolha de uma palavra-chave mais geral, como “capa de sofá”, você deve escolher uma palavra-chave mais específica, como “capa coladinha para sofa retratil”, pois o público interessado neste produto confirmou pesquisas em busca motores. 

Outras estratégias de SEO, como botões de compartilhamento e carregamentos de página mais rápidos, são bem consideradas pelos parâmetros do mecanismo de busca e colocam seu comércio eletrônico em primeiro lugar. 

4 – E-mail marketing é uma boa estratégia? 

Usar o e-mail marketing para direcionar o tráfego orgânico para o seu e-commerce é uma ótima estratégia. A captura de leads ajuda a expor seu site a novos clientes, e o marketing por e-mail pode ser uma maneira útil de manter contato com seus clientes novos e fiéis. 

Por exemplo, o conteúdo enviado por e-mail pode anunciar novas promoções ou ser um texto informativo sobre um novo serviço oferecido pelo seu segmento. 

E-mail marketing funciona para a mais ampla gama de indústrias e pode ser utilizado até mesmo por uma empresa de gestão de obra, lojas de departamento, livrarias virtuais e uma série de outros negócios. 

As dicas discutidas neste artigo são formas eficazes e assertivas de melhorar a comunicação com seu público-alvo, com ferramentas simples de implementação que podem aumentar drasticamente o tráfego não pago do seu e-commerce.

Além disso, essa estratégia tem potencial para alavancar suas vendas drasticamente por conta do seu amplo alcance. 

Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil. Faça dele o seu guia e siga nossas orientações para uma maior chance de sucesso em sua empresa.

Categorias: Marketing