Curiosidades para ter um ambiente inovador em sua loja

Publicado por redator em

O comércio é um setor muito importante para a economia brasileira. Isso, por sua vez, não acontece apenas por conta do aporte monetário que ele faz ao Produto Interno Bruto (PIB), como, também, por conta dos empregos gerados pelo segmento – principalmente nas épocas próximas a datas especiais, como Natal e Dia das Mães.

Contudo, é preciso ter em mente que isso, por si só, não garante que o seu estabelecimento será um sucesso.

Na verdade, é justamente o contrário: como muitas pessoas investem no comércio para realizar o sonho de abrir o seu próprio negócio, o segmento se torna extremamente concorrido.

A boa notícia é que, por mais que a missão seja difícil, ela está longe de ser impossível.

Uma das muitas maneiras de fazer com que o seu negócio se destaque perante a concorrência é fazendo com que ele tenha um ambiente inovador e diferenciado, que crie curiosidade no público e o atraia.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo o artigo e confira algumas maneiras de fazer com que o ambiente do seu comércio se destaque perante os demais.

  1. Invista em uma estratégia de comunicação visual

Pouco a pouco, os empreendedores passam a ver a comunicação visual como ela realmente é: um diferencial competitivo.

Graças a isso, ela deixa de ser vista como um luxo para que os proprietários de estabelecimentos dos mais diversos segmentos a enxerguem como uma necessidade.

Portanto, o primeiro passo para que a sua loja tenha um ambiente inovador é contar com um projeto de identidade visual.

Trata-se de um conjunto de elementos não verbais que caracterizam a marca, fortalecendo a sua presença na mente dos consumidores.

Para que isso se concretize, ela deve ser usada em locais como:

  • Fachada do estabelecimento;

  • Projeto decorativo do interior da loja;

  • Sacolas;

  • Brindes, tais como adesivos personalizados.

Vale ressaltar que, como esse conjunto de elementos será um dos principais veículos de divulgação da sua loja, é fundamental que eles sejam elaborados por um profissional devidamente qualificado para tal – ou seja, um designer.

  1. Tenha uma cobertura sobre a fachada

É um consenso entre os profissionais da área do varejo o fato de que a vitrine é um dos principais elementos dos quais um estabelecimento dispõe para atrair clientes – isso se não for o principal.

Afinal, a função desse espaço é expor os seus produtos, o que é um dos principais fatores para fechar vendas.

Por conta de sua importância, é interessante que o público possa visualizá-la faça chuva ou faça sol.

Isso, na prática, significa que é preciso contar com uma estrutura como uma cobertura metalica, que a mantenha a salvo dos elementos do tempo, como a chuva e o sol excessivos.

Além disso, esse item proporciona uma imagem mais moderna ao estabelecimento, o que, por sua vez, também ajuda a atrair clientes, ao criar uma imagem inovadora.

Vale ressaltar que, ao procurar um negócio para fornecer e instalar tal item, a estrutura metálica preço não deve ser o único critério de escolha: caso o valor esteja muito abaixo da média do mercado, a tendência é que a sua qualidade seja igualmente baixa.

Assim, recomenda-se buscar a melhor relação custo-benefício.

  1. Mostre suas promoções ao público

Em determinadas épocas, é comum que estabelecimentos comerciais dos mais diversos ramos façam promoções.

Contudo, é preciso considerar que esse tipo de iniciativa não adianta nada se o público não souber dela: afinal, ele só a aproveitará caso se sinta beneficiado.

Para garantir que isso aconteça, é interessante que a loja use recursos gráficos para promover a iniciativa, como o banner promocional. Ele pode ser colocado na vitrine, do lado de fora ou em qualquer outro lugar que chame a atenção dos passantes.

  1. Use elementos gráficos diferenciados

É interessante considerar que, para tornar o ambiente da sua loja inovador, é preciso que haja elementos pouco usuais em sua decoração.

Esse é o caso, por exemplo, da letra caixa acrílico: apesar de ser tipicamente usada em eventos, nada impede que você a instale em sua loja.

No entanto, é preciso considerar que, independentemente do elemento usado, é fundamental que ele seja condizente tanto com a decoração quanto com a identidade visual da loja.

Do contrário, ele simplesmente parecerá estar fora do lugar, o que, por sua vez, prejudicará a experiência do cliente.