Os melhores equipamentos para cozinha industrial
No que diz respeito às atividades do dia a dia, uma cozinha industrial não se difere tanto de uma cozinha comum, a não ser pelo fato de contar com um grande volume de preparações durante a rotina.
Neste sentido, percebe-se que a geladeira industrial é repleta de alimentos, que devem ser higienizados e levados às preparações.
Por este motivo, é importante que o espaço tenha equipamentos de qualidade a fim de aperfeiçoar os pratos e, dessa maneira, garantir total qualidade.
Por este motivo, resolvemos preparar este conteúdo – que está saindo do forno – com tudo o que você precisa saber sobre os principais equipamentos para uma cozinha industrial.
Acompanhe o restante do texto a partir dos próximos passos.
Geladeira para cozinha industrial
A geladeira inox está presente na maioria das cozinhas industriais, pois, dependendo do modelo, pode armazenar quilos e mais quilos de alimentos e bebidas.
Além do mais, o poder refrigerador desse tipo de geladeira é maior do que a geladeira comum, utilizada em casas e apartamentos.
O uso do inox é o ponto chave para tal, já que o aço é capaz de ser submetido a diferentes temperaturas, especialmente as mais frias e intensas.
Por este motivo, reunimos algumas das principais vantagens da geladeira industrial.
Veja:
-
Conserva melhor os alimentos;
-
Evita a ferrugem em locais muito úmidos;
-
Possui fácil limpeza;
-
Protege o eletrodoméstico nas variações bruscas de temperatura;
-
Dura mais do que uma geladeira normal;
-
Charme e modernidade à cozinha.
Uma das principais vantagens do inox na cozinha está relacionada à facilidade de limpar a superfície do objeto metalizado.
Isso porque a liga de inox não guarda sabores ou odores, quando estiver sujo, bastando passar um pano úmido com detergente neutro e, pronto, o local já está limpo.
Em uma cozinha industrial, seja em restaurantes ou empresas, o ideal é deixar tudo sempre limpo, e o inox ajuda com isso.
Fritadeira industrial
A fritadeira hobart é uma das mais buscadas no mercado, justamente por oferecer benefícios e vantagens para diferentes cozinhas industriais.
Afinal, quem é que não gosta de uma batata frita devidamente crocante por fora e, por dentro, macia?
Este tipo de equipamento oferece variedade em frituras, podendo fritar frango a passarinho, bacon e demais alimentos que possam ser fritos sem problemas.
Além do mais, a fritadeira é de suma importância para qualquer cozinha, pois alimentos fritos são um dos que mais apresentam pedidos nos restaurantes.
Em suma, o equipamento funciona a partir de gás, assim como um fogão comum, porém conta com queimadores de alta potência que trazem rápida recuperação de temperatura, especialmente durante a troca de óleo.
Ainda assim, a máquina apresenta as seguintes vantagens:
-
Sistema que prolonga a vida útil do óleo;
-
Mais economia;
-
Cestos e tanques de aço inox;
-
Frita 30 kg de batata por hora.
Entretanto, cabe destacar que é importante ter cuidado na hora de escolher o tipo de fritadeira, pois o equipamento é um dos que mais demandam trabalho no setor da cozinha industrial.
Neste sentido, a máquina precisa ser potente, resistente e, acima de tudo, oferecer qualidade em cada fritura.
Estante de aço
Já mencionamos a importância do aço inox nas cozinhas industriais, especialmente por conta da resistência e facilidade de limpeza que a liga metálica proporciona ao setor.
Partindo desse ponto de vista, a estante de aço inox tem a responsabilidade de armazenar alimentos e materiais utilizados no dia a dia de uma cozinha industrial.
Neste caso, vale o mesmo exemplo que os materiais anteriores, pois o inox facilita – e muito – o processo de limpeza.
Antigamente, utilizava-se estante de madeira, porém o item estragava em poucos anos, acumulava manchas e resíduos que não saem nem com os mais fortes dos produtos de limpeza.
Entretanto, com a chegada do aço inox, tudo mudou, já que a estante de aço pode durar anos a fio, não necessita de manutenção periódica e, sobretudo, não guarda nenhum tipo de odor, nem pega manchas ou qualquer tipo de avaria.
O único problema são alguns riscos, mas que podem ser evitados com uma boa gestão da cozinha industrial.
Conclusão
Portanto, estes são os principais equipamentos para serem adquiridos em uma cozinha industrial.
Ambos aperfeiçoam a rotina de trabalho, garantem mais qualidade entre as preparações e, ainda por cima, asseguram o bom serviço e promovem muito mais economia para o setor.