Como ter uma cafeteria promissora?
Todo mundo, um dia, almeja ter o seu próprio negócio e se tornar seu chefe. E um dos comércios mais procurados e abertos é o ramo de cafeteria, isso porque é uma bebida muito consumida em todo o mundo. Só no Brasil, a estimativa de consumo de café por cada habitante é de 80 litros por ano.
Ao montar seu negócio agregue ingredientes que harmonizem com o produto que irá servir. Especialize-se, o mercado disponibiliza cursos voltados para baristas se aprimorarem nas combinações de drinks utilizando o café.
Além disso, procure Insumos para máquina de café de qualidade para oferecer aos clientes. Escolha fornecedores que trabalhe com excelentes marcas de café e que possam indicar qual é a melhor para atender sua demanda.
O ideal é sugerir ao fornecedor uma parceria em que ele auxilie com indicações de equipamentos e máquinas ideais à preparação do café, treinamento de baristas, sugestões de bebidas para montar o cardápio, manutenção dos aparelhos, entre outros aspectos do negócio.
Não se esqueça de providenciar os produtos básicos como: guardanapo, canudos, talheres, canecas, xícaras e todo o aparato necessário.
Saiba alguns passos para abrir uma cafeteria
Abrir uma cafeteria não é nada fácil, precisa investir capital e conhecer um pouco do assunto, mas caso não saiba por onde começar aqui tem algumas dicas que podem auxiliar nesse empreendimento.
Se partir do ponto zero, o ideal é requisitar uma consultoria empresarial para sanar todas as dúvidas referente ao negócio.
O consultor deverá dar informações sobre o quanto precisa investir, apontar atalhos para aprimoramento do empreendimento e, também, pode evitar perda de dinheiro com investimentos errados e/ ou duvidosos.
Mas antes de escolher uma consultoria, verifique há quanto tempo ela está no mercado, se o consultor designado para o cargo tem experiência no ramo de cafeteria e se os projetos que ele auxiliou deram ou não certos. Questione qualquer ponto que destoe do seu projeto; lembre-se que o negócio é seu e não do consultor.
Outro aspecto é requisitar a ajuda de uma Consultoria de cobrança, pois ela contribuirá com créditos, ou empréstimos, para colocar sua cafeteria no mercado e ter capital suficiente para investir em maquinário e produtos. Alguns desses aparelhos são:
- Máquinas de café;
- Moedor de café;
- Estufa fria e quente;
- Balcão refrigerado;
- Microondas;
- Banquetas e mesas.
Se caso, ao abrir a cafeteria, não for possível adquirir uma(s) máquina(s) de café expresso, existem lugares que alugam esses aparelhos. Além disso, deixe o lugar em ordem e limpo, não esquecendo de polir granito das mesas do estabelecimento.
Escolha a localização da cafeteria, esse é um ponto muito importante, precisa ser um local que tenha bastante movimentação.
Antes de escolher o lugar, estude a região, público, concorrência e se o estabelecimento será visado. Também veja se o espaço físico destinado ao negócio tem estrutura para receber o seu projeto.
Uma dica de lugar: apostar em regiões de grandes centros, universidades, aeroportos, lugares de grande movimentação e/ ou de turismo, pode ser uma jogada de mestre.
Tenha uma equipe organizada e cheia de garra, pois vai garantir o sucesso da cafeteria. Opte por um barista criativo e que esteja hábil para desempenhar essa função e surpreender os clientes.
Não dependa dos fornecedores para oferecer treinamentos a equipe (garçons, cozinheiros, funcionários em geral). Na medida que for possível, invista em cursos para que eles sejam capazes de lidar com o público e desenvolver melhor suas tarefas.
A última dica é investir em divulgação, isso pode acontecer de diversas formas: redes sociais com fotos das bebidas, ambientação, subindo hastags; panfletagem, parcerias, promoções na inauguração da cafeteria, entre outras estratégias para impulsionar a marca do empreendimento.
Não esqueça de definir a identidade da marca nos acessórios/itens (caneca, copos, etc.) utilizados na loja.
Com tudo isso pronto é só esperar seus clientes sentarem em uma mesa de marmore da cafeteria, tirar aquela selfie para compartilhar em alguma rede social citando o quanto o café da sua loja é gostoso e chamando os amigos para conhecê-lo.
Dicas para um café e lugar de sucesso
Para produzir uma bela xícara de café, ou uma bebida com café, é necessário saber algumas dicas.
Primeiro de tudo, é entender quais tipos de café existem, qual a qualidade dos grãos e quais são as formas de preparo. Com isso, eleva-se o nível da cafeteria, da qualidade do produto e novos sabores. Ofereça a opção de compra de café moído na hora aos clientes.
Faça um cardápio com tipos de café e bebidas combinadas. O café harmoniza com bebidas destiladas como, por exemplo, licor, uísque, conhaque, rum, entre outros. No caso do café simples, jamais o sirva frio, sempre quente e não deixe muito tempo na cafeteira.
Mantenha tudo sempre limpo, pois o aspecto da cafeteria também atrai ou repele clientes e influência a imagem. Veja como estão os locais de armazenamento dos produtos e dos equipamentos.
Monte um ambiente agradável, descontraído, com wi-fi para os clientes. Revistas, jornais e livros diversos podem agradar ao público, pois muitos escolhem o lugar para relaxarem e/ ou falar de negócios.
Incremente a cafeteria com doces e salgados que possam combinar com um café morno, gelado ou bebidas derivadas. Por fim, tenha um atendimento personalizado e que atraía olhares.
Seguindo esses passos seu negócio terá uma grande movimentação e alcançará o sucesso no ramo das cafeterias.