Como montar o estúdio musical ideal?
Abrir um negócio nem sempre é uma tarefa fácil. É necessário empenho, um orçamento adequado, ideias criativas e tempo para colocar as ideias em prática.
As opções de negócios são variadas. No ramo da arte, por exemplo, temos os estúdios musicais, que são fundamentais para produções de bandas, cantores e cantoras, e por isso são negócios que vêm se tornando cada vez mais lucrativos.
Por isso, é importante saber como deixar o estúdio musical completo para que ele trabalhe para você, ou seja, para que os músicos e bandas procurem esse estúdio quando quiserem gravar uma música ou ensaiar.
Composição
Um estúdio musical precisa de uma série de composições para ser completo. Primeiramente, o espaço deve ser organizado para que as pessoas possam ensaiar ou gravar suas músicas com privacidade e qualidade.
Nesse sentido, é importante que o espaço tenha uma sala própria para as gravações, com todos os equipamentos necessários. Alguns desses equipamentos são:
- Mesas de som;
- Gravadores digitais;
- Instrumentos musicais;
- Equalizadores de som;
- Microfones.
Instrumentos
Cada tipo de grupo musical utiliza instrumentos específicos. Se pensarmos numa banda de rock, por exemplo, instrumentos como a bateria, a guitarra e o violão serão muito utilizados. Dessa forma, é preciso conhecer o público que frequentava o estúdio, para escolher quais são os melhores instrumentos que podem ser oferecidos.
Dessa forma, é fundamental proteger todos os instrumentos para que eles não se danifiquem com o passar do tempo. Os violões, por exemplo, é preciso cobri-los com capa para violão folk, que é uma excelente maneira de evitar danos ao equipamento.
Esse tipo de equipamento é muito utilizado também para o transporte de equipamentos, caso seja necessário transportar os violões para outros espaços, pois essa capa possui uma alça que permite uma movimentação mais segura e tranquila, facilitando a caminhada.
Existem também outros tipos de capas para violão, que possuem estruturas diferentes. A capa de violao almofadada, por exemplo, possui um estofado que reforça a proteção, sendo recomendado para estúdios que realizam movimentações constantes desses itens.
Organização
A organização das ações do seu estúdio são muito importantes. Muitas vezes, você pode optar por alugar o estúdio para que as pessoas o utilizem da maneira que desejarem. Dessa maneira, é muito importante ter tudo anotado, os horários, os pagamentos e os itens utilizados.
Para fechamento de acordos, por exemplo, em contratos de locação do estúdio mais longo, é importante possuir um carimbo de empresa para que o contrato seja carimbado e ofereça a proteção necessária caso haja inadimplência.
Além de ser uma questão organizacional, a utilização do carimbo oferece a vantagem de resguardar o estúdio de possíveis atrasos em pagamentos ou falta dos mesmos.
Eles ainda podem ser personalizados, ou seja, com o desenho da marca do estúdio, garantindo também um aumento na capacidade de divulgação do negócio. Portanto, utilizar um carimbo empresa é recomendado nessa área e em qualquer outra do ramo comercial.
Sinalização
Para finalizar, é importante destacar que o estúdio precisa estar bem sinalizado. Geralmente, os estúdios musicais recebem algumas placas para sinalização do que está acontecendo no momento.
Pensamos o seguinte: uma banda aluga a sala para fazer uma gravação, e está exatamente no momento dessa gravação. Outra pessoa passa pelo estudio e tenta entrar na sala, atrapalhando totalmente o andamento das gravações.
Para evitar que isso ocorra, é recomendado utilizar a sinalização vertical de regulamentação, que podem ser posicionadas na porta para identificar que o estúdio está sendo usado e ninguém pode entrar naquele momento. Essa é uma forma de garantir a tranquilidade das pessoas que fazem uso do estúdio e que precisam daquele tempo para não serem incomodadas.
Além disso, a sinalização pode ser utilizada para mostrar o posicionamento de itens de proteção, como a capa violão folk, que serve justamente para proteger os violões em diversas situações.
Essas são algumas dicas de como transformar um estúdio no mais qualificado possível, atraindo pessoas que queiram utilizá-lo em diversos momentos, aumentando a rentabilidade do negócio e a qualidade do serviço prestado.
Caso a ideia da construção de um estúdio seja apenas para uso pessoal, ou seja, para ensaios particulares, gravações de músicas próprias, entre outras coisas, as dicas também são interessantes, pois funcionam justamente para qualificar o espaço do estúdio e transformá-lo no mais funcional possível.