Como funcionam as maquininhas da Ton?
Para lojas que não têm um alto volume de vendas, pagar aluguel na maquininha é desvantagem. Então, as maquininhas da Ton são grandes aliadas de PMEs (pequenas e médias empresas), já que só requerem o pagamento de uma taxa única de adesão.
Se você ainda não conhece as maquininhas da Ton ou está em dúvida se elas são ideais para seu negócio, este artigo vai te apontar as características. Inclusive, separamos um tópico para falar, exclusivamente, do modelo com o menor custo benefício. Vamos lá?
Planos e taxas das maquininhas de cartão
Começando pelo mais importante: as taxas. A Stone fez uma divisão interessante dos planos, aplicando a seguinte variável: os pacotes interferem nas taxas do cartão e da taxa de adesão da maquininha. Mas, como assim “pacotes”? Bom, existem três: Ton Básico, MegaTon e GigaTon.
No Ton Básico, as taxas são as seguintes (considerando recebimento em 1 dia útil):
- Débito: 1,99%;
- Crédito: 4,73% à vista;
- Crédito: 21,46% em 12x.*
Este é o pacote com as taxas mais altas das maquininhas da Ton. No MegaTon e GigaTon, essas porcentagens são mais atrativas e com taxas bem menores. Então, por que alguém assinaria este plano? A resposta é porque a taxa de adesão da maquininha é menor.
Sendo assim, podemos resumir este tópico da seguinte maneira: quanto mais baixas as taxas de determinado pacote, mais cara é a maquininha. E vice-versa: quanto mais baratas ficam as maquininhas, mais caras são as taxas no débito e no crédito.
O modelo com melhor custo benefício entre as maquininhas da Ton
Normalmente os modelos mais baratos de maquininhas são aqueles que precisam do celular para funcionar. Isso também acontece na Ton, mas o primeiro modelo que traz chip de dados tem um custo realmente baixo. Confira:
T1 Chip
Lançada no último semestre de 2021, a Ton T1 Chip é uma versão da T1 ideal para pequenos negócios. A razão está em seu baixo preço de adesão e independência de celular ou tablet com internet para fazer as vendas.
Além de vir com internet própria, este modelo também conta com pagamentos por aproximação. Com o crescimento das carteiras digitais, esse tipo de transação está aumentando cada vez mais. A Ton T1 Chip custa R$58,80 no plano Ton Básico.
*o custo de adesão das maquininhas pode sofrer alterações.
Sua única desvantagem talvez seja a falta do recibo impresso. “Talvez” porque nem todos os empreendedores se importam com isso. Tudo depende do conhecimento que a pessoa tem a respeito de seu público-alvo.
Serviços adicionais das maquininhas da Ton
Como essa é a linha da Stone para PMEs, é possível contratar os serviços como pessoa física (PF). Apesar de não ser algo recomendado, pois sempre é mais interessante separar as contas pessoais com as da empresa, muitos empreendedores preferem.
Além disso, também não é preciso ter uma conta bancária para receber os repasses, porque a Stone oferece uma conta digital para pessoas físicas. Também é possível enviar o
dinheiro para um cartão pré-pago vinculado a essa conta ou sacar na rede 24Horas.
Ficou com alguma dúvida? O intuito deste artigo é fornecer as principais informações sobre as maquininhas da Ton, mas comente sua dúvida abaixo que a gente responde.