Como fazer o seu negócio de fotografia prosperar

Publicado por redator em

Você tem um olhar diferenciado para a arte da fotografia? Saiba que você pode ganhar dinheiro tirando fotos de casamentos, festas de debutantes, festas infantis e, até mesmo, cobrindo eventos corporativos. Basta ter o equipamento certo, visão de negócios e muita vontade de fazer a sua startup prosperar.

Você pode apostar em quatro vertentes no ramo da fotografia:

  • Ofereça as fotos digitais brutas;
  • Ofereça as fotos impressas brutas;
  • Ofereça as fotos digitais tratadas;
  • Ofereça as fotos impressas tratadas.

Para cada vertente do seu negócio haverá um valor agregado diferenciado e o cliente é que vai escolher o serviço que melhor atende aos seus objetivos.

Deseja trabalhar apenas com estamparia digital em tecidos? Defina inicialmente os seus objetivos, o seu público-alvo e aguarde colher os frutos.

Lembre-se de que para cada hora que você passa enquanto fotografa, gasta cerca de três horas na edição das fotografias. Você precisa incluir todo o fator nos seus preços. Obviamente, o padrão de preços é seu, essa é apenas uma maneira de chegar a um ponto de partida.

Trabalhe intensamente

O crescimento da sua startup exige muito trabalho, determinação, comprometimento e entusiasmo. Os profissionais cumprem sua lealdade e entregam seus produtos e serviços dentro do prazo. Eles aparecem dentro do prazo e sempre proporcionam ótimas experiências aos clientes.

A melhor forma de encantar o seu cliente é mostrar inicialmente o seu portfólio de impressão de fotos e mostrar-lhes o resultado final de um tratamento de imagens.

Esse é um verdadeiro chamariz para os clientes fecharem com você o plano de fotografia mais caro: o recebimento de um álbum de fotos impressas tratadas com profissionalismo.

Não se esqueça de mostrar o seu portfólio online. Um site personalizado com os trabalhos realizados anteriormente é a ferramenta mais poderosa para divulgar sua marca a um público global. Na era digital, geralmente a maioria dos clientes descobre seus negócios e interage com você por meio do site.

Caso você queira trabalhar apenas no ramo da impressão de fotografias, imprimir fotos de forma fácil deverá ser a meta dos seus negócios. Ofereça as melhores ferramentas para que seu cliente possa fazer tudo sozinho, de forma simples.

Expanda a sua rede de negócios

Expanda sua rede de clientes, fotógrafos experientes e outras pessoas envolvidas no seu campo de atuação. Sua rede oferecerá ajuda indispensável na forma de conhecimento, conselhos construtivos, referências e muito mais.

Você pode expandir sua rede participando de seminários valiosos, participando de eventos de redes de fotos e sessões de fotos. Ou seja, entre de cabeça no negócio.

Além disso, em eventos, você pode distribuir rotulo adesivo com sua marca. As pessoas adoram receber adesivos bonitos e bem elaborados.

Um erro que a maioria dos fotógrafos embrionários comete é que eles não conseguem se identificar como especialistas em um nicho circunstancial.

Lembre-se sempre de que os clientes em potencial precisam conhecer o tipo de fotógrafo que você é e seu estilo de fotografia.

E quanto às parcerias comerciais? As parcerias são realmente baseadas em relacionamentos, portanto, você deve criar uma lista de negócios que, na sua opinião, poderiam alinhar-se à sua marca e se apresentar a eles.

Ofereça como você pode dar valor a eles antes de esperar que eles valorizem, porque esse relacionamento começará com uma grande base de confiança. Portanto, sua parceria deve ser mutuamente benéfica.

É preciso cartões de visita criativos e projetados profissionalmente para o seu negócio de fotografia, a fim de se destacar dos concorrentes. Você pode estar se perguntando o porquê de isso ser tão útil para os seus negócios?

Os cartões de visita feitos com rotulador são muito importantes quando você sai na comunidade ou em eventos sociais, e começa a explicar sobre seus negócios.

Os clientes podem enviar e-mail ou ligar para você, porque podem estar realmente interessados. É muito simples para seu cliente encontrá-lo quando precisar de seus serviços. Verifique se o design do seu cartão de visita mostra claramente seus serviços e informações de contato.

Enfim, se você é um fotógrafo apaixonado e está pensando em levar esse hobby a mais um passo e iniciar seu próprio negócio de fotografia e revelar foto para seu público, use essas dicas para ajudar a aumentar seu negócios e estabeleça-se como um fotógrafo profissional de sucesso. Pense nisso e bons negócios!