Como divulgar a sua clínica com as redes sociais
As redes sociais são cada vez mais importantes na estratégia de diversas áreas, principalmente porque permitem aos utilizadores partilhar e interagir trabalhos com diferentes documentos. Nesse ambiente, as empresas, inclusive do setor de saúde, podem explorar estratégias como o marketing digital para estabelecer um relacionamento diferenciado com potenciais clientes e se tornar cada vez mais importantes ao divulgar a sua clínica.
Quando se trata de comercialização de medicamentos, alguns cuidados devem ser tomados em consonância com os estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), principalmente para garantir que a comercialização seja feita de forma ética, como:
- Não anunciar especialidade não supervisionada;
- Nunca mostre fotos de pacientes;
- Não emissão de avisos públicos;
- Não anuncie dispositivos como forma de classificar outros locais.
Essas são apenas algumas das restrições que devem ser aplicadas de acordo com o manual de propaganda médica e ainda assim, o marketing médico tem um enorme potencial para ajudar a atrair mais pacientes e ganhar poder para clínicas e especialistas, desde que seja feito corretamente.
Como divulgar a clínica?
A divulgação da clínica pode ser feita com diferentes objetivos, como atrair mais pacientes, posicionar-se com autoridade e educar o mercado. É claro que o estabelecimento de metas é necessário para definir as principais etapas do planejamento estratégico.
As opções de plataforma são variadas, e em se tratando de mídias sociais, é preciso observar a dinâmica e onde o público-alvo está mais presente para escolher as melhores formas de atuação. A relevância do conteúdo é essencial em todos os lugares, principalmente por ser um dos fatores que mais impactam no engajamento do público, pois transmite uma imagem positiva da empresa, incluindo confiabilidade, algo de grande importância na área da Saúde.
Além disso, ter um blog e um site prontos para converter pode ser uma opção vantajosa para uma clínica que busca estabelecer ou fortalecer sua presença digital, principalmente quando se trata de divulgação, audiência crescente por meio de mecanismos de busca. Para otimização, técnicas de SEO com palavras-chave de respirador pulmonar preço, por exemplo podem ser aplicadas para alcançar as primeiras posições e proporcionar uma experiência positiva ao usuário.
Dentre as modificações que podem ser feitas, vale destacar que deve-se atentar para a qualidade das imagens, conteúdo e design, que devem ser preparados para uso em diferentes formatos.
Claro, cada plataforma deve ser usada com sabedoria, por exemplo, em um blog uma clínica de medicina do trabalho poderia abordar questões como a importância de saber descartar os chamados descartaveis cirúrgicos . No site, seria bom ter informações mais precisas sobre o local, com fotos mostrando algumas das diferenças como projeção do mapa, história, missão e serviços prestados.
Nas redes sociais, a maioria das opções hoje conta com recursos específicos para perfis de carreira. Coletivamente, eles permitem a criação de perfis com as principais informações do negócio para compartilhar conteúdos relevantes e interagir com potenciais pacientes. Nesses casos, é possível publicar mensagens curiosas, imagens de alta qualidade e notícias da área médica.
Importância da imagem corporativa
Vários fatores estão envolvidos na imagem corporativa nas mídias sociais, desde a abordagem escolhida até a imagem utilizada para divulgação. O profissionalismo nunca deve ser esquecido, por exemplo, se a ideia é incluir imagens da sua fachada em pele de vidro e outras áreas em seu site, considere a melhor qualidade, resolução e ângulos.
Perfis em redes sociais como Facebook ou Instagram também têm que ser profissionais, impactando não só no que é compartilhado, mas também nos comentários e curtidas. De referir que as redes permitem não só uma abordagem eficaz aos potenciais doentes, como também permitem contatos profissionais. Para isso, existe a possibilidade de participação em fóruns e grupos nesta área.
Além dessas questões, em todas as plataformas em que a empresa está presente, é importante que a identidade visual seja esteticamente agradável e clara. É fundamental que a identidade esteja claramente definida em todos os canais de atuação, desde cartões de visita, brindes da clínica até a própria organização do lugar, como quando fazem o gerenciamento de residuos liquidos.
Com os processos feitos corretamente, a clínica pode alcançar grande relevância no ambiente digital e para que as estratégias estejam no caminho certo, entregando ótimos resultados, o que é essencial, é preciso ter uma boa equipe de especialistas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.