Como aumentar o engajamento do Instagram com 8 estratégias

Publicado por desenvolvedor em

Como aumentar o engajamento do Instagram é um dos grandes questionamentos nos últimos tempos, pois essa rede social é um dos melhores lugares para divulgar sua marca online de forma visível e agradável, ganhar seguidores leais e construir uma comunidade que apoie seu negócio.

É por isso que hoje vou compartilhar com você 8 estratégias que irão ajudá-lo a aumentar o engajamento no Instagram.

8 estratégias para aumentar o engajamento no Instagram

1. Use hashtags de marca

Para obter o máximo do marketing de hashtag, você precisará definir seus objetivos. O primeiro e mais fundamental aspecto do marketing de hashtag é ter sua própria marca de hashtag.

Se você quiser aumentar o engajamento Instagram, entender quais hashtags estão levando mais pessoas aos seus posts é muito importante. Sua hashtag de marca básica deve ser usada continuamente e aplicada a qualquer postagem.

Crie uma hashtag de marca para:

  • Lançamentos de produtos;
  • Produto atualizado;
  • Promoções;
  • Concursos;
  • Eventos Patrocinados.

2. Complete sua biografia do Instagram

Considerando que o seu perfil do Instagram é a nova página inicial, ter uma boa biografia do Instagram é um passo importante, pois isso o ajudará a atrair novos seguidores.

Se você deseja obter novos seguidores no Instagram, eles precisam entender rapidamente por que devem clicar no botão azul “seguir”. Uma boa biografia do Instagram explica qual é o seu negócio principal.

Uma boa ideia é falar diretamente com o seu público-alvo. Desta forma, você atrai mais seguidores de qualidade alinhados à sua marca e com maior probabilidade de se tornarem seus clientes!

Pense em como você pode usar esses 150 caracteres em sua biografia do Instagram para escrever uma copy que atrai clientes em potencial e clientes.

 

3. Adicione um pouco de diversão às suas postagens

Stories e postagens no Instagram levam tempo e esforço, todo mundo sabe disso, mas não significa que você não possa se divertir criando-as. Você está 100% livre para se expressar da maneira que quiser. Se você incluir alguns momentos divertidos em suas estratégias digitais, prepare-se para ver alguns retornos reais em seus comentários, compartilhamentos e curtidas.

4. Adicione um local sempre que postar

Se você deseja aumentar sua exposição e melhorar seu envolvimento, precisa começar a marcar os locais em suas postagens. Estudos mostraram que as postagens marcadas com um local recebem uma taxa de engajamento maior.

Qualquer pessoa que estiver procurando por postagens no Instagram em seu bairro ou cidade provavelmente encontrará a sua, e esta será uma excelente oportunidade para iniciar uma boa conversa.

Por exemplo, se estiver postando uma história de um festival, festa ou reunião de mídia social no Rio de Janeiro, você pode marcar o local com um adesivo e seu storie pode aparecer no Instagram deste local.

Use a etiqueta de localização nos stories. Mas, a chave é usar o menor local possível. Identifique o prédio, o negócio, o local ou outra área pequena. O Instagram sabe que a localização específica é em um determinado bairro, em uma determinada cidade, perto de outros lugares e dentro de uma área geográfica maior.

 

Como resultado, marcar o local pequeno pode levar você a vários resultados de pesquisa para vários locais. Mas se você marcar algo grande (como uma cidade inteira), você não aparecerá em locais para áreas menores.

 

5. Responda aos seus DMs

Esta etapa é essencial. Manter um relacionamento com seus seguidores é muito importante, principalmente porque eles demoram para mandar uma mensagem para você.

Não importa o quão grande ou pequena seja sua conta, certifique-se de gastar tempo ouvindo e respondendo a comentários negativos ou positivos. O simples ato de mostrar a seus seguidores que você os está ouvindo vai ajudar a construir essa conversa online. 

Quanto mais comentários, curtidas, compartilhamentos e DMs suas postagens obtiverem, maior será a probabilidade de serem classificados como conteúdo de qualidade e poderão ser exibidos para públicos mais amplos na página de exploração.

 

6. Inicie conversas com os adesivos no story do Instagram

O engajamento no Instagram não é mais apenas curtidas e comentários, também inclui engajamento de seus stories, pessoas seguindo a hashtag de sua marca, visualizações da IGTV e muito mais.

Os stories do Instagram são uma ótima maneira de encorajar seus seguidores a bater um papo e compartilhar suas opiniões e experiências com você. Você pode usar o adesivo de pergunta, esta é uma excelente oportunidade para seus seguidores conhecerem melhor sua marca ou obterem mais informações sobre seus produtos. 

Além disso, é um excelente lugar para você fazer algumas perguntas aos seus seguidores. Como as opiniões de seus seguidores são importantes, você precisa começar a usar enquetes ou adesivos de votação. Este adesivo ajudará você a entender quais são as opiniões de seus seguidores sobre sua marca ou serviços.

7. Use o tamanho de imagem correto do Instagram

Não há nada pior do que enviar uma foto que foi cortada ou que não foi enviada da maneira que você imaginou. Certifique-se de que suas fotos não estão apenas no tamanho correto, mas também são atraentes. Os tamanhos do Instagram são:

  • Foto de perfil do Instagram: 320×320 px
  • Fotos quadradas do Instagram: 1080×1080 px
  • Fotos de retrato do Instagram: 1080 x 1350 px
  • Fotos de paisagens do Instagram: 1080 x 566 px
  • Histórias do Instagram / IGTV: 1080 x 1920 px

8. Inclua um link em sua biografia do Instagram

Quer que o seu público visualize o seu site, inscreva-se para receber um boletim informativo, leia os artigos do seu blog ou saiba mais sobre você e sua empresa?

Bem, você pode enviá-los na direção certa, incluindo um link na descrição do seu perfil do Instagram. Basta dizer aos seus usuários para que serve o link e que eles podem encontrá-lo em sua biografia do Instagram.

Mas se você quiser estar no topo quando se trata de links no Instagram, um CTA não é mais o suficiente. Você deseja que seu público saiba onde mais você mora online – como em outras plataformas sociais, seu site, seu blog ou até mesmo sua loja online.

O problema é que normalmente você não pode enviá-los para todos esses lugares ao mesmo tempo, especialmente do Instagram. Portanto, você precisa usar ferramentas adicionais como Linktree, que permite vincular a vários destinos a partir de um único link na bio.

Ao criar uma página personalizável para se ajustar à sua marca, você pode hospedar um número ilimitado de links para seus clientes em potencial escolherem, dando-lhes mais controle sobre como eles interagem com sua marca.

Conclusão

Se você quiser levar sua conta do Instagram para o próximo nível de engajamento, você precisa gastar tempo e colocar toda a sua criatividade nisso Incorpore essas estratégias do Instagram e veja como seu público responde.

Categorias: Marketing