Assessoria de imprensa: A chave para gerar autoridade e credibilidade para sua empresa

Publicado por Parceiros em

Assessoria de imprensa é uma estratégia de comunicação que está ligada a imagem de uma pessoa ou marca junto aos meios de comunicação, como televisão, rádio e sites.

É um trabalho de relacionamento em que o assessor conhece bem as necessidades de cada mídia e oferece a marca ou a pessoa com quem ele está trabalhando como fonte para entrevistas sobre assuntos que seu cliente domina.

Pode parecer uma tarefa fácil, mas não é.

Quando se inicia um trabalho de assessoria de imprensa com um cliente é fundamental traçar uma estratégia.

Um dos primeiros passos é saber onde o cliente quer chegar e qual caminho ele deseja seguir.

Será inútil uma assessoria ter todo um planejamento elaborado sem procurar saber quais são os objetivos do seu cliente, pois relacionamentos bem sucedidos exigem tempo, planejamento e constância.

Outro ponto importante é definir o público alvo, pois sabendo disso, fica mais fácil elaborar estratégias mais assertivas. Afinal, um bom assessor saberá onde encontrar essas pessoas.

Sabendo dessas informações, a assessoria poderá começar a elaborar estratégias para o seu cliente. Com as estratégias escolhidas e elaboradas, o assessor faz uma lista de todas as atividades com datas que deverão ser desenvolvidas durante a jornada de trabalho junto a esse cliente.

Como funciona na prática a assessoria de imprensa?

Para ser mais específico, podemos dizer que a assessoria de imprensa faz o  gerenciamento do fluxo de informações que os meios de comunicação passam a ter sobre aquela empresa.

Um exemplo para que você entenda bem como funciona, digamos que você seja dono de uma empresa e está lançando um novo produto, é claro que você deseja que todas as pessoas conheçam e consumam seu produto, afinal foi investido tempo e dinheiro, por isso você precisa que esse produto fique conhecido e gere um lucro para você.

É aí que entra a assessoria de imprensa, eles farão contato com os meios de comunicação para divulgarem seu novo produto, e esses veículos de comunicação irão julgar se esse tema ou produto é relevante ou não para o seu público.

Caso a resposta seja positiva, eles irão criar um conteúdo em cima do seu lançamento, isso fará com que seu produto seja mais conhecido e consequentemente venda mais.

A assessoria nunca paga por publicações, afinal essa não é sua função, a ideia é que a empresa desenvolva um conteúdo relevante para que a mídia fique interessada em seu conteúdo e queira comentar sobre o seu negócio.

Para que serve a assessoria de imprensa?

De modo geral, a assessoria serve para construir, fortalecer e divulgar a imagem de  pessoas ou marcas, dando visibilidade nos meios de comunicação tanto nacionais como internacionais também.

A assessoria de Imprensa está aí  para mostrar que possui toda a força e importância na atualidade, através de um bom serviço prestado, mas vale lembrar que para se destacar em meio à concorrência, o cliente precisa ter produtos ou serviços relevantes.

Algumas funções de uma assessoria de imprensa

  • Ter um planejamento de comunicação com a imprensa

O assessor tem uma lista com todas as estratégias e metas para transmitir para a mídia o que seu cliente deseja.

  • Elaboração do material para divulgação

É um documento com notas, release e artigos.

  • Acompanha seu cliente nas entrevistas

O assessor aproveita esse momento para orientar o que seu cliente vai falar para os jornalistas.

  • Gestão de crises

Essa atividade tem como objetivo, diminuir ou se possível evitar danos à imagem e reputação do seu cliente.

Benefícios que sua empresa terá ao contratar uma assessoria de imprensa

O contato com a mídia é fundamental para qualquer marca que deseja ter visibilidade no mercado e ter sua própria identidade.

Para aproveitar todos os benefícios que a mídia proporciona às marcas é preciso construir um relacionamento, e isso só é possível com um excelente trabalho de assessoria de imprensa.

Afinal eles são profissionais capacitados e irão potencializar seus resultados, tornando sua marca reconhecida.

Listamos aqui alguns dos benefícios que sua empresa terá com a ajuda de uma assessoria de imprensa:

  1. Ter sua marca nas mídias sociais
  2. Produtos e serviços relevantes viram notícias
  3. Fortalecimento da sua marca
  4. Aparecer somente para quem interessa
  5. Melhora seu posicionamento nos sites de buscas
  6. Você se torna um referencial na sua área de atuação
  7. Ajuda sua empresa a contratar funcionários com potencial
  8. Potencializa seu marketing
  9. O assessor auxilia na hora de dar entrevistas
  10.  Gerenciamento de crises

Lembre-se de uma coisa, assim como é preciso encontrar uma boa empresa que vende alarme para garantir uma boa segurança, é preciso pesquisar a melhor assessoria para que ela garanta a melhor assessoria de imprensa.

Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui.

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