Aprenda a interpretar as letras e números dos pneus

Publicado por Parceiros em

 

Com certeza você já se perguntou o que significam todos os números e letras que os pneus têm nas laterais, além da marca e do nome comercial. E se não tiver, deveria, porque alguns desses números escondem muitas informações, que podem ser mais importantes do que você imagina. 

 

Na verdade, conhecer o significado desta marcação permitirá, entre outras coisas, escolher os pneus certos para o seu carro ao visitar uma loja de pneus, ou apenas para verificar dados como a data de fabricação do pneu.

 

Saiba como interpretar as letras e números dos pneus:

 

Como interpretar as letras e números dos pneus

 

Ao trocar as rodas de um veículo, é preciso usar pneus do mesmo tamanho, portanto, você precisará conhecer as dimensões do pneu. Caso contrário, pode ter problemas para passar na vistoria técnica, ser multado, e até causar acidentes. 

 

Na lateral das rodas você encontrará todas as informações sobre o tamanho dos pneus, um código que indica a largura, proporção do perfil, diâmetro interno, carga e velocidade. Além das rodas, essas informações também são disponibilizadas na porta do motorista, manual do veículo, e site do fabricante. 

 

Dimensões do pneu

 

Geralmente são – junto com a marca e o modelo, as maiores iniciais que aparecem na lateral do pneu. Indica a largura do pneu em milímetros, a série ou altura (observe, neste caso o número não indica a altura em si, mas a relação entre a altura em milímetros e a largura) e o diâmetro do aro em polegadas ( uma polegada = 2,54 centímetros), finalizando com a capacidade de carga representada pela numeração e letra W.

 

Normalmente, entre a largura e a altura e o número do diâmetro do aro, é adicionada uma letra que indica a estrutura do pneu. O normal é que seja um “R”, pois, atualmente, praticamente todos os pneus de carros de passeio usam uma estrutura radial. 

 

Assim, num pneu marcado com as dimensões P 215/60 R 15 90 W, a marcação significaria o seguinte:

 

  • P: A sigla P significa pneu p-métrico, o qual é utilizado em veículos leves para transporte de passageiros. Mas, também a os que se iniciem com a sigla LT que é referente aos pneus para veículos pesados como caminhões. 

 

  • 215/60: os números 215 antes da barra servem para indicar a largura do pneu em mm, já o número 60 após a barra se refere à porcentagem da altura do pneu em relação a sua largura.

 

  • R 15: Código referente ao diâmetro do aro da roda. 

 

  • 90: Capacidade de carga que o pneu suporta, mas deve ser verificada na tabela essa numeração para saber o peso exato.

 

  • W: velocidade que pode suportar, também deve ser verificado em tabela.

 

Observação: as tabelas para verificar carga máxima e velocidade, podem ser encontradas no site do fabricante ou manual do veículo.

 

Como saber qual a calibragem do pneu?

 

Em relação à pressão ideal do pneu, o indicado é verificar essa informação nas mesmas fontes de informação mencionadas acima, como por exemplo: Lateral do pneu, manual do veículo ou site do fabricante. 

 

No caso da calibragem, encontramos essa informação presente em números, por exemplo:

 

P 175/70 R14 90 W| 2.1/31 e 2.1/31: Como aprendemos anteriormente, o código que se inicia com a letra P e termina na letra W é referente às especificações de medida do pneu.

 

Agora a numeração após a última barra significa a pressão ideal do mesmo. 

 

O número 2.1 é expresso em BAR e o número 30 é a pressão ideal para o pneu expressa de forma já convertida, ou seja, a pressão que deve ser aplicada durante o processo de calibragem é a que está após o número 2.1. 

 

No caso da numeração 2.1/31 é utilizado porque os pneus dianteiros devem possuir pressão menor que os traseiros. 

 

Agora que sabe todas as informações importantes sobre a interpretação de letras e números dos pneus, você pode realizar a compra de pneus novos sem preocupações.