Aprenda a importância do planejamento estratégico para as startups

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O planejamento estratégico pode ser considerado um processo multifacetado de discussão das realidades dos negócios e das oportunidades disponíveis. 

Isso pode ser feito lendo o que está acontecendo na organização, analisando de forma crítica, completa e consistente as informações disponíveis. 

Todas essas perguntas devem ser feitas para garantir que os resultados sejam alcançados por meio do cumprimento de metas e objetivos. 

Determinar estratégias de start-up é, portanto, uma medida importante para todos os tipos de negócios, desde pequenas empresas, como supermercados, até empresas que, por exemplo, trabalham com marketing imobiliário

Com isso em mente, o texto a seguir explora os aspectos e fatores mais importantes a serem considerados no planejamento estratégico e demonstra sua importância para o sucesso desde o início. 

 O que significa planejamento estratégico 

A falta de planejamento estratégico em uma empresa pode causar grandes danos a ela, desde a estagnação até o fracasso do negócio. 

Portanto, para que as empresas alcancem melhores resultados, é preciso fazer um planejamento estratégico. 

O termo “planejamento estratégico” pode ser autoexplicativo, mas vale ressaltar a importância desta atividade: planejar nada mais é do que pensar no futuro que a empresa deseja alcançar. 

Ou seja, este é o momento em que são feitos os planos para que esse cenário desejado aconteça. 

O termo “estratégico” implica que esse planejamento deve ser feito de forma inteligente. 

Como resultado, esta estratégia inclui várias atividades: 

 

  •  Identificação cuidadosa dos recursos disponíveis; 
  •  Antecipação das tendências do mercado; 
  •  Identificando oportunidades de forma realista; 
  •  Pesquisa Competitiva; 
  •  Entre muitas outras atividades. 

 

Além disso, a finalidade do planejamento estratégico é garantir que todas as atitudes acima mencionadas sejam sempre realizadas de forma suficiente e de acordo com os objetivos estabelecidos.

A importância do planejamento estratégico 

A necessidade do planejamento estratégico nas empresas atuais decorre do fato de que o mercado é bastante dinâmico, o que exige das organizações uma adaptação às novas exigências. 

Coisas como falta de estabilidade política e econômica e mudanças na tecnologia podem mudar o ambiente de mercado da noite para o dia. 

Consequentemente, mudanças nos preços de insumos e regulamentações governamentais podem atrapalhar os planos de, por exemplo, uma empresa de equipamentos de esporte

Portanto, o objetivo do planejamento estratégico é ajudar a empresa a se tornar menos sensível às mudanças que podem ter um impacto negativo nas organizações. 

A importância de tudo isso é ainda maior quando falamos de startups, pois seus recursos são muito limitados. 

Assim, como o investimento é muito limitado, não há margem para erro. Um exemplo disso é uma startup de segmento diferenciado que não tem tempo e muito menos dinheiro para investir em ações que não geram os retornos necessários. 

Outro detalhe importante sobre o planejamento estratégico é que para as empresas ele é considerado uma espécie de autoconhecimento. 

Isso significa que o design permite as vantagens e desvantagens da empresa, erros e acertos, pontos fortes e fracos, o que permite o desenvolvimento de estruturas mais eficientes, a correção de defeitos e a otimização de tudo o que funciona. 

Esta empresa tem a oportunidade de se tornar bastante competitiva, caso em que uma startup de manutenção de sites ganhará mais espaço no mercado em que atua. 

Em terceiro lugar, o planejamento estratégico é uma espécie de gerente geral dos planos que acontecem dentro da empresa, que visa informar tudo o que acontece. 

Finalmente, o planejamento estratégico é importante, pois cria planos para a orientação global da empresa e dá a direção seguida pelas diferentes áreas da empresa:  marketing,  recursos humanos,  desenvolvimento e, sobretudo, a gestão da organização. 

Tudo isso permite que a empresa tenha sucesso. 

Vale ressaltar que planejar cada parte da organização ou alguns processos e atividades é diferente do planejamento estratégico, pois este orienta todos os demais. 

Por exemplo, no planejamento estratégico de uma empresa de criação de landing pages Curitiba devem ser consideradas diferentes áreas da organização, o que permite a integração de tarefas.

No entanto, as startups não têm muito tempo para pensar em estratégias porque estão muito preocupadas com as operações de sua empresa. 

Nesse sentido, uma mudança na cultura organizacional da empresa pode ser implementada para aumentar o tempo e os recursos utilizados para criar estratégias.

Criando um bom plano estratégico 

Para que a empresa desenvolva um planejamento estratégico adequado que possa tornar seus processos mais eficientes, alguns passos importantes devem ser realizados: 

1) Definir o negócio 

Primeiramente, a empresa deve definir qual é o propósito da sua operação, que é a razão de sua existência. Isso porque é exatamente o que seus clientes e públicos externos precisam ver. 

2) Definindo a missão 

Na definição do empreendimento a ser desenvolvido pela empresa, é necessário desenvolver sua missão. 

Uma declaração de missão nada mais é do que definir a razão de ser da empresa. 

Além disso, devem ser definidos os princípios e valores filosóficos que podem orientar as decisões em função do ramo de atuação da empresa. 

Por exemplo, a missão de uma fábrica de telha térmica deve, portanto, ser pensada em termos de seu trabalho. 

3) Definição de visão de futuro

Esta definição refere-se à ideia de criar uma imagem que os clientes devem ter da empresa. Portanto, deve ser ambicioso e desejável antes do tempo. 

O objetivo de tudo é a satisfação do cliente. 

4) Análise dos fatores internos 

A análise dos fatores internos da empresa deve ser realizada por uma equipe encarregada de avaliar o ambiente da organização, procurando pontos fortes e fracos. 

Além disso, outros temas como práticas operacionais, gestão financeira, fluxo de informações, estrutura organizacional e diretrizes de gestão também podem ser levantados. 

5) Análise dos fatores externos 

A importância da análise dos fatores externos da empresa se dá pelo fato de ela fazer parte de um grande sistema econômico e, portanto, ser afetada pelas atividades que acontecem ao seu redor ao mesmo tempo. 

Portanto, após analisar os fatores internos da empresa, é necessário observar o ambiente externo, que consiste nos aspectos sociais, econômicos, políticos, ecológicos, legais, culturais e tecnológicos. 

Fatores que afetam as operações da empresa, como concorrentes, clientes e fornecedores, também devem ser considerados. 

Ao analisar esses fatores, é possível avaliar oportunidades e ameaças que podem aumentar ou diminuir as vendas de, por exemplo, uma loja que vende corrimão de alumínio para escada caracol.

O que vem a seguir 

Após todas as etapas  acima, as ações devem ser realizadas em um período  longo (mais de 2 anos) e  curto (1-2 anos). 

Além disso, vale pensar nas metas a serem estabelecidas para as tarefas da empresa. 

Por fim, resta apenas monitorar as atividades da empresa para que tudo corra conforme o planejado. 

Por exemplo, não vale a pena criar uma estratégia bem definida em uma empresa que produz rótulos personalizados, se as atitudes correspondentes não forem tomadas. 

Pelas informações fornecidas no artigo acima, fica claro que o planejamento estratégico é importante para qualquer negócio, independentemente do setor, para garantir que as empresas sobrevivam no mercado  competitivo e dinâmico atual.

Usando metas e objetivos definidos, uma empresa de criação de outdoor pode criar uma direção para se mover, libertando-se de estratégias falsas. 

No entanto, vale lembrar que o planejamento estratégico não é um processo que leva alguns meses. 

Deve ser desenvolvido durante o ano de trabalho da empresa, criando uma cultura de design arraigada na organização. 

Por fim, vale destacar que além das análises realizadas, também é importante considerar as atividades práticas que são necessárias para atingir os objetivos.

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