Aplicativo de fretes: saiba os benefícios para a indústria

Publicado por Redator Convidado em

indústria

Não existem dúvidas de que a última década foi marcada por ferramentas digitais que cada vez mais são incorporadas ao nosso dia a dia, e no mercado empreendedor e na indústria não foi diferente.

Hoje em dia quem deseja se manter ativo, relevante e competitivo deve se render e mirar nos meios que o mundo online nos oferece, fato agravada ainda mais com a pandemia que começou a ser disseminada em março de 2020.

Quem também se adaptou a isso foram transportadoras que com a chegada de determinados aplicativos de fretes, conseguiram enxergar vantagens nesse tipo de atividade.

O aplicativo de fretes é uma ferramenta digital na qual, por meio da plataforma, motoristas de caminhão autônomos prestam serviços para transportadoras ou indústrias. O aplicativo serve para que essas indústrias e transportadoras contatem os caminhoneiros para que o serviço seja realizado. O aplicativo permite que o contratante, por meio do procedimento de rastreamento, acompanhe o trajeto do motorista em tempo real.

Como funciona o aplicativo de fretes?

Para se cadastrar o motorista precisa acessar o site oficial da empresa e criar sua conta e preencher o formulário com as informações solicitadas: nome completo, placa, tipo de caminhão e outras informações específicas referentes ao automóvel. Na sequência, após o cadastro ser efetuado, o motorista precisa dar dados sobre seu destino e data de viagem, para que alguma empresa interessada o conste.

O serviço acaba sendo vantajoso para ambas as partes, pois se por um lado o motorista pode carregar o caminho depois de efetuar alguma entrega e esvaziar seu caminhão, no retorno de determinado trabalho para o qual foi contratado, por outro a empresa que contrata o aplicativo de fretes consegue economizar, uma vez que ela não precisa possuir uma frota veículos, sistema de alto custo.

O aplicativo também permite que o motorista negocie direto com a empresa para tirar dúvidas em relação a carga. Após o processo de contrato ser finalizado, o motorista retira o produto no local onde ele está localizado, para que assim o transporte possa ser realizado até a localização indicada. Durante todo esse procedimento é necessário que o motorista por meio de seu dispositivo móvel, vá dando um retorno ao contratante após finalizar as etapas, utilizando o sistema pressionando o ícone “check” na tela de seu aparelho digital.

Já o empreendedor, para contratar o motorista precisa fazer o cadastro no aplicativo de fretes, e preencher os dados da empresa informando a estimativa de cargas que pretende transportar mensalmente. 

Em seguida é solicitado que a empresa informe o tipo de frete, data e localidade para a qual o item será transportado. Os motoristas que fazem uso do aplicativo terão acesso a oferta e caso tenham interesse, de acordo com a demanda, poderão realizar a tarefa.

Benefícios

Ao contrário do que ocorre ao contratar uma transportadora que tem um prazo que varia dentre de um cenário no qual é estipulado o mínimo e o máximo de tempo para que uma entrega seja realizada, e o transporte só é feito quando o caminhão atinge uma quantidade que compense para a empresa fazer a viagem.

Ao usar o aplicativo de frete isso não ocorre, não é necessário que o veículo atinja uma quantidade específica de carga, pois o produto é entregue para um automóvel que já esteja indo na direção que esse item tem como destino final. Dessa forma, uma vantagem para empresas que desejam trabalhar com aplicativo de fretes é essa, ter um diferencial no tempo de entrega, que supere as expectativas do destinatário.

Pelo fato do aplicativo de fretes não ter uma rota definida, acaba acontecendo uma flexibilidade maior para que o frete seja transportado para onde a empresa deseja enviar. Nas transportadoras não é assim, pois existe um trajeto delimitado, além de uma quantidade de veículos limitada.

Algumas plataformas especializadas nesse tipo de trabalho, cujo objetivo é otimizar e modernizar através do setor uma logística uma maior eficácia nesse tipo de trabalho. O aplicativo de fretes foi  lançado em 2013 e parece ter dado certo já que desde então, vários outros aplicativos surgiram para tentar ganhar um espaço, para efetuar suas entregas. 

O objetivo é atender as necessidades tanto das empresas quanto dos motoristas, os aplicativos permitem que o caminhoneiro compartilhe a localização com os familiares e tenha acesso a informações sobre a rota que irá traçar. Para a indústria, por conta de uma ampla gama de profissionais que fazem percursos diferentes, o aplicativo de fretes vem se tornando cada vez mais uma boa opção.

O aplicativo de fretes é um projeto que tende a crescer semelhante ao aplicativo de transporte, causando uma verdadeira revolução no panorama referente a logística de entregas tanto em empresas, indústrias que precisam otimizar suas operações. 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *