Como ampliar a comunicação visual do seu negócio
Há quem pense que a comunicação visual de um negócio é um luxo, algo que pode ser feito apenas depois que ele se consolidar no mercado e tiver uma situação financeira mais tranquila. Isso, porém, não é verdade: de acordo com especialistas, esse é um recurso fundamental para se destacar, e consequentemente, atrair clientes.
O problema é que além da concepção equivocada a respeito da necessidade da comunicação visual, muitos empreendedores simplesmente não sabem o que fazer com o conceito, uma vez que ele tenha sido elaborado. Assim, ele acaba não sendo usado, o que por sua vez, significa que o investimento é jogado fora.
Quer evitar que isso aconteça em seu negócio? Então continue lendo e conheça algumas dicas para desenvolver e aproveitar ao máximo a comunicação visual do seu estabelecimento:
Identidade visual de qualidade
O passo para aproveitar ao máximo a sua identidade visual é garantir que ela seja de qualidade. Afinal, se não representar adequadamente o seu negócio ou tiver bom gosto, o contratante provavelmente não se sentirá motivado a usá-lo.
Para evitar que isso aconteça, é fundamental contratar um bom profissional para assumir a tarefa, de preferência alguém de boa reputação. Embora possa exigir um investimento adicional, vale a pena, pois os retornos são na forma de um trabalho de qualidade acima da média.
Ter uma fachada lindamente desenhada
Como o uso de estratégias de marketing digital é extremamente popular no mundo dos negócios, existem técnicas consideradas ultrapassadas, mas ainda extremamente úteis na promoção de negócios. Um bom exemplo é a fabricação e instalação de fachada em pele de vidro, ou qualquer outro material de vidro. Além disso, essa medida é uma ótima oportunidade para criar um meio de comunicação visual, que dará às instalações uma aparência muito mais profissional.
Refira-se que para além do vidro, existem muitas outras técnicas e opções que podem ser utilizadas para montar uma fachada ideal para o seu negócio. Por exemplo, existe a possibilidade de usar epóxi autonivelante para piso tanto na parte externa, quanto interna chamando a atenção de todos os transeuntes. Aumentando assim as chances do pedestre, se tornar um cliente.
Invista em letreiros
Algumas empresas têm necessidade de utilizar uma sede grande devido à natureza do seu negócio. É o caso das clínicas médicas e estéticas, por exemplo: como muitos especialistas das mais diversas áreas trabalham juntos, muitas vezes cada um tem seu próprio quarto. Nesse ambiente, eles dispõem de todos os materiais e equipamentos necessários para desempenhar suas funções e cuidar de seus pacientes.
O problema é que em alguns casos, pacientes e funcionários podem se perder. Para evitar que isso aconteça, recomenda-se o uso de placas. Por ser uma ferramenta de comunicação visual comumente usada e intuitiva, será difícil para as pessoas vê-la.
Da mesma forma, cada estabelecimento deve ter sempre um contato de uma fábrica de placas de sinalização. Pois, será mais fácil e rápido de adquirir as placas, que são muito úteis para indicar quando as pessoas com deficiência podem acessar um determinado espaço, permitindo que elas se locomovam de forma mais autônoma, por exemplo.
Decore bem as suas instalações
O local de trabalho da sua empresa é mais do que um centro de atividade, é também um cartão de visita para a sua empresa. Na verdade, se não inspirar profissionalismo, a reputação do estabelecimento será prejudicada.
Além disso, a decoração das instalações é um excelente meio de comunicação visual com o cliente. Por exemplo, uma aplicação de tinta epóxi em metal, cujo design é sutil e corresponde à sua identidade visual, é a escolha perfeita para uma empresa de inspiração high-end que trabalha com produtos refinados.
Invista em bons materiais gráficos
Por fim, cabe ressaltar que uma das melhores formas de alavancar a identidade visual da sua empresa é a criação de materiais gráficos. De todos os tipos disponíveis, alguns dos mais comuns são:
- arquivos;
- panfletos;
- postes elétricos;
- Exibir produtos.
Embora muitas pessoas pensem que esse é um recurso de divulgação desatualizado, nem sempre é esse o caso. Quando usado ou distribuído no lugar certo e sob as circunstâncias certas, os resultados podem ser dramáticos.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimentos, onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.