Youtube: 7 estratégias de SEO

Publicado por redator em

Para ter sucesso no YouTube, é essencial criar conteúdo de vídeo que atraia grandes públicos e os retenha a longo prazo.

Para que seus vídeos do YouTube apareçam nas primeiras posições nas páginas de resultados, seja na plataforma ou no Google, é essencial dominar as boas práticas de SEO para YouTube.

Na medida em que o vídeo se tornou a mídia mais consumida na internet, a referenciação de vídeos no YouTube é, sem dúvida, uma ferramenta formidavelmente eficaz para oferecer o melhor posicionamento de seus vídeos nas páginas de resultados dos buscadores.

7 estratégias de SEO para youtube

 

Para dar visibilidade máxima aos seus vídeos do YouTube, é melhor seguir estritamente estratégias detalhadas abaixo.

Otimização de SEO de vídeo do YouTube

 

Para entender melhor os princípios da referência de vídeo, é útil especificar que o YouTube foi adquirido pelo Google em 2006. Na verdade, e para promover o conteúdo da plataforma, os vídeos aparecem no Google e muitas vezes aparecem no topo de seus resultados de pesquisa.

 

Nesse contexto, como ter um bom SEO para YouTube? Conforme mencionado acima, o princípio de SEO tem muitas semelhanças com as práticas do Google nessa área.

 

Dado que os robôs utilizados pela plataforma ainda não possuem a capacidade de ler e utilizar os vídeos, baseiam as suas análises em dados “mensuráveis”.

1. A miniatura do vídeo do YouTube

 

Tanto quanto a escolha de palavras-chave, a miniatura associada ao vídeo será um elemento-chave para o SEO no YouTube. 

 

Com isso, e mesmo que a plataforma ofereça automaticamente uma miniatura no momento do download de um vídeo e que seja uma impressão da tela deste, a criação da sua própria miniatura terá a vantagem de valorizar o vídeo, gerando mais cliques e, por meio disso, aumentar a qualidade de sua referência de vídeo no YouTube.

 

Para se convencer da utilidade de personalizar a miniatura do seu vídeo, deve-se destacar que quase todos os vídeos que geram mais tráfego na plataforma possuem uma miniatura personalizada. Conheça aqui o guia capa para youtube e descubra todos os tamanhos necessários para criar uma miniatura. 

2. Palavras-chave preferidas

 

Até que os bots sejam capazes de ter uma compreensão real dos vídeos do YouTube, as palavras-chave continuarão a desempenhar um papel importante no SEO de vídeo e no posicionamento dos vídeos nos resultados de pesquisa. Na verdade, a busca por palavras-chave é uma das etapas essenciais para o SEO.

 

Uma das maneiras mais eficazes de determinar as melhores palavras-chave para SEO de qualidade no YouTube é usar a ferramenta de sugestão da plataforma. Tudo o que você precisa fazer é digitar as consultas que considera mais relevantes no mecanismo de busca do YouTube. 

 

Se estes forem oferecidos automaticamente, isso significará que são procurados pelos usuários e que merecem ser considerados no contexto de seu referenciamento.

 

As sugestões do YouTube não são fruto do acaso, mas sim das palavras mais procuradas nos buscadores da plataforma. Uma vez identificadas as palavras-chave do SEO, será necessário integrá-las em diferentes lugares estratégicos, incluindo o título do vídeo, a descrição, as tags ou mesmo nos comentários.

3. A duração do vídeo

 

Outro fator a se levar em consideração para uma estratégia de referência de vídeo do YouTube de sucesso: os robôs da plataforma tendem a valorizar vídeos com uma duração “razoável”. Um vídeo de cerca de quinze segundos não terá o mesmo tratamento que um vídeo de 20 minutos.

 

Quando sabemos que o principal objetivo do YouTube é manter seus visitantes o maior tempo possível em sua plataforma, vídeos longos serão, portanto, preferidos para sua estratégia de SEO, mesmo que metade dos visitantes não assista aos vídeos em sua totalidade.

4. Use listas de reprodução

 

Para melhorar o seu referenciamento no YouTube, a integração de listas de reprodução é uma das técnicas bem conhecidas dos especialistas em SEO e permitirá, em particular, aos robôs da plataforma “contextualizar” o vídeo e o seu tema, mas também ligá-lo aos vários assuntos que ela se dirige.

 

Para otimizar sua referência natural no YouTube, é altamente recomendável inserir seu vídeo em uma lista de reprodução quando for carregado.

5. Telas finais e formulários dinâmicos

 

Um dos segredos do SEO é a capacidade dos criadores de vídeo de converter visitantes e fazer com que sigam seu canal no YouTube, comprem um produto específico ou levem-nos a seus próprios sites. 

 

As telas finais, bem como as planilhas dinâmicas, são precisamente parte dessas ferramentas que promovem o envolvimento do visitante. A referência a vídeos da plataforma leva em consideração precisamente a capacidade dos YouTubers de reter usuários da Internet.

6. Legendas

 

Como discutido acima, e como a plataforma não é capaz de ler e interpretar vídeos como qualquer ser humano, adicionar legendas é uma ótima maneira de melhorar o SEO do YouTube.

 

Em termos de vídeo SEO, as legendas serão a transcrição textual do conteúdo do vídeo e facilitarão o trabalho de análise e exploração dos dados pela plataforma.

7. Adquirindo links

 

Para obter o posicionamento ideal do seu vídeo no YouTube, a aquisição de links, seja por meio de blogueiros que publicam o vídeo ou por meio do compartilhamento em fóruns, será essencial para oferecer a máxima visibilidade ao seu vídeo e, assim, atingir o maior público.

Concluindo…

 

Em última análise, essa plataforma continua muito sensível à energia e ao envolvimento dos autores de vídeos e canais em sua política de SEO na plataforma. 

 

Ao aplicar ao pé da letra todas as estratégias nesta página, quer se trate do uso correto de palavras-chave, miniaturas ou mesmo do aumento da interação com os internautas, não há dúvidas de que a qualidade do vídeo de SEO será sentida.

 

Ao dominar todas essas técnicas, o autor de vídeos ou canais terá todas as chaves em mãos para ter sucesso em sua estratégia de SEO nessa rede social.