Veja como o marketing de conteúdo pode beneficiar o seu negócio
Dentre os recursos específicos para táticas digitais, é importante observar as grandes oportunidades que o marketing de conteúdo tem para atrair e engajar o público em diversas áreas.
As grandes vantagens desta forma de marketing prendem-se essencialmente com o seu único pilar: a criação de conteúdos que tragam algum valor acrescentado aos clientes e potenciais consumidores.
Para usufruir adequadamente dos benefícios, claro, não basta criar conteúdo, mas sim segmentar o público e compartilhar e completar o material.
Quer as fábricas de juramentos estejam na estratégia da empresa de tradução ou em algum outro ramo como venda de porta paletes, é necessário que o direcionamento do conteúdo realmente tenha uma grande contribuição para os consumidores.
Desta forma, a informação tem considerável distância publicitária, pois as informações sobre produtos e serviços não são os protagonistas.
O engajamento dessa forma vem principalmente de postagens como dicas, curiosidades e outras oportunidades.
Vantagens do marketing de conteúdo
O conceito básico de marketing de conteúdo foi apresentado anteriormente, mas aqui é interessante explorar suas possibilidades com mais detalhes.
Veja abaixo as principais apostas táticas com empreendedores que buscam alavancar seus negócios:
Educação em Marketing
Vale ressaltar que um conteúdo enriquecedor pode promover uma educação em marketing que promova relacionamentos valiosos para as empresas.
Não é sempre que os potenciais ou mesmo antigos clientes dispõem de todas as informações de que necessitam sobre as soluções ideais para as suas necessidades.
A esta altura, imagine um profissional de planejamento de estilos recebendo dicas sobre os modelos de software para loja de roupas.
Esta é definitivamente uma daquelas oportunidades que podem aumentar seus conhecimentos e escolhas. Portanto, também está relacionado à devoção.
Conhecimento da marca
Quanto e como os clientes conhecem sua empresa? Esses são os dois pontos principais que são avaliados no brand awareness, também conhecido como consciência de marca.
A grande vantagem do marketing de conteúdo é justamente contribuir para a criação ou fortalecimento do reconhecimento, pois a produção de um material de valor está relacionada à conquista de autoridade e imagem positiva.
O mais interessante para os profissionais nesse caso é que as pessoas estão mais propensas a buscar marcas com as quais se identificam e/ou gostam.
Por exemplo, se um empresário já consome uma determinada marca de conteúdo que funciona com antecipação de recebíveis nota fiscal, então se ele precisa de tal solução, provavelmente esta é a escolha dele.
Além dos pontos acima, é muito importante mencionar que uma das consequências de estratégias eficazes de marketing de conteúdo é possibilitar oportunidades de fidelização.
Desta forma, o cliente pode sempre recomendar a empresa a outras pessoas, mesmo que o consumo não seja constante.
A Importância de Conhecer a Pessoa
Compreender a pessoa é muito importante para uma abordagem consistente do público e um controle adequado dos demais aspectos da estratégia.
As características do perfil do cliente de uma empresa que atua na área de segurança, como um atestado de vistoria do corpo de bombeiros, são diferentes de outros setores.
Isso é comum e os profissionais devem sempre levar isso em consideração porque a eficácia do marketing de conteúdo é entregar algo de valor para a pessoa certa no momento certo.
Acrescenta-se a esse contexto a necessidade de separar o indivíduo do grupo-alvo, pois o segundo termo abrange principalmente questões demográficas e socioeconômicas.
O persona é um perfil semifictício do cliente ideal e sua definição leva em conta, entre outros, os seguintes aspectos:
- Rotina;
- Objetivos;
- Utilização de redes sociais;
- Carreiras profissionais;
- Dor.
Claro, outras informações também podem ser coletadas de acordo com a estratégia de cada empresa.
De qualquer forma, é importante esclarecer que uma investigação completa deve ser realizada.
Portanto, muitas vezes a persona é vista como uma forma humanizada de atingir o público-alvo, principalmente porque permite informações mais claras sobre como consumir conteúdos e alugar serviços.
No caso de empresas que atuam no mercado B2B (Business to Business), onde as transações são realizadas entre pessoas jurídicas, algumas informações necessárias também são afetadas.
Nesta situação, uma empresa que mantém um ambiente industrial está procurando fornecedores de materiais como epóxi autonivelante.
Neste caso, pode-se distinguir o conhecimento do público, bem como a duração do ciclo de vendas, o número de transações, hábitos e objetivos.
Portanto, os termos utilizados ao longo do texto, estrutura, destaques, redes sociais e outras ferramentas utilizadas para conseguir a personalização podem variar significativamente.
Vale ressaltar que estratégias de marketing de conteúdo atraentes podem ser criadas combinando personalidade, mercado e negócios.
Desta forma, o valor é encontrado nos materiais, o que é crucial para a geração de vendas e o desenvolvimento significativo das empresas.
Em quais canais o marketing de conteúdo pode ser aplicado?
O planejamento estratégico de conteúdo pode ser direcionado aos mais diversos canais, o que reforça a necessidade de definir personalidade.
Com base nas informações coletadas, é possível controlar aspectos do consumo de informações e as plataformas mais utilizadas. Os canais de maior visibilidade podem ser citados:
Redes sociais
As redes sociais são criadas quando se aborda o marketing de conteúdo devido à comunicação entre a empresa e seu público.
Com a ajuda das redes sociais, é possível compartilhar publicações em diversos formatos e aumentar o tráfego de outras plataformas da empresa. Além disso, é uma das formas mais importantes de engajar seu público.
Para se ter uma ideia, uma empresa que vende produtos de esportes pode investir em pesquisas, estimular comentários, curtidas e compartilhamentos.
Blogs
Os blogs são muito importantes nesse cenário, principalmente pelos meios de geração de leads, que são potenciais clientes que já manifestaram interesse pelo negócio.
Além disso, são plataformas muito versáteis que podem ser utilizadas para desenvolver os conteúdos mais versáteis.
O mais comum é vincular um blog a um site comercial, o que pode ajudar a direcionar o tráfego para ambos.
A maior diferença é que, por exemplo, no site de uma empresa de cursos de odontologia, você encontra informações mais importantes sobre sua história, serviços, contatos e outras opções.
Os blogs geralmente exploram uma variedade de tópicos, dicas, curiosidades e outros tópicos de engajamento.
Soma-se a esse cenário o e-mail, uma tradicional ferramenta de marketing que possui grande potencial principalmente por ser uma forma de comunicação direta.
O contato geralmente acontece após a entrada de um prospect, e o mais comum é quando ele preenche um formulário em troca de um conteúdo valioso.
A partir de agora, conteúdos de valor podem ser compartilhados por e-mail, além de ser um canal para envio de novidades da empresa, posts em blogs, ofertas exclusivas e muito mais.
Em quais segmentos se pode investir?
O mais interessante é que essa estratégia pode ser usada em combinação com outras táticas de marketing digital, mas também atende às necessidades dos mais diversos segmentos.
De uma pequena empresa de caixa de sorvete 10l preço a uma grande empresa de promoção de treinamentos de segurança do trabalho, assim é possível investir em marketing de conteúdo e obter resultados satisfatórios.
A mídia digital realmente se tornou central para a jornada de compras, onde o conteúdo é muitas vezes crucial.
Como dito, isso se refere a melhores oportunidades para as empresas encontrarem uma posição de destaque no mercado.
De qualquer forma, esta é uma tática versátil. Porém, devido às características específicas de cada empresa como de pressurização de escadas, não há um padrão a ser adotado.
Portanto, pode-se dizer que há um grande potencial para explorar modelos de negócios com esse tipo de tática se forem tomadas precauções.
Entre os pontos de atenção, pode-se destacar a necessidade de investir em especialistas qualificados, entender o mercado e controlar os resultados das estratégias.