Vantagens de usar alumínio e ferro na construção civil

Publicado por redator em

 

A construção civil inclui o planejamento da reforma e manutenção das obras; Os meios assim feitos exibem uma grande variedade. Nesse cenário, os setores metalúrgico e siderúrgico desempenham um papel importante, pois são a base para a produção de diversos materiais, como alumínio e ferro, que são amplamente utilizados na construção civil.

Nessas indústrias, a partir da obtenção de um determinado minério, as impurezas são removidas pela fundição do material em altas temperaturas, e a diferença de processos resulta na descoberta de uma grande variedade de metais.

O impacto nas propriedades de cada um é decisivo, por exemplo, ao comparar os dois materiais, o ferro tem um número de oxidação mais alto, enquanto o alumínio, embora também possa enferrujar, forma-se no processo de oxidação. o alumínio, torna-se uma camada protetora contra a corrosão.

De qualquer forma, como será visto ao longo do texto, ambas as alternativas podem ser benéficas e atender a diferentes finalidades na construção civil, o ferro como nos casos de fundição de peças em ferro fundido muito com a estrutura e o alumínio para o acabamento, componentes como esquadrias e fachadas.

Quais são as vantagens desses materiais?

Para ambos os materiais, é importante ressaltar que a leveza é um fator enfatizado e esta propriedade é de grande importância na engenharia civil, pois facilita o transporte e manuseio dos materiais, tornando-se mais prático. Claro que, em alguns casos, a leveza superior do alumínio é ainda mais benéfica.

Quanto ao ferro, deve-se acrescentar também que este material pode ser trabalhado de muitas maneiras diferentes na construção como em um serviço de soldagem e, portanto, é muito útil.

A grande ductilidade é um dos pontos fortes, o que também é uma vantagem no caso do alumínio, mas para outros fins. Agregando as vantagens oferecidas pelo alumínio, é possível citar:

  • Qualidade estética;
  • Modernidade;
  • Sustentabilidade;
  • Menor impacto no meio ambiente.

A aparência do alumínio é classificada por muitos como sofisticada e moderna, porém, vale considerar que sua maleabilidade facilita diversas combinações com outros materiais, o que pode melhorar a qualidade estética dos locais.

Devido à sua resistência às intempéries e durabilidade, as necessidades de manutenção necessárias do alumínio podem ser reduzidas, com considerável vida útil. Por esse motivo, a relação custo-benefício do projeto pode ser mais favorável. .

Explore os principais aplicativos

No caso do ferro, um uso muito comum está relacionado a elementos importantes para a estrutura, ou seja, a construção de vigas de ferro. Basicamente, a principal função de uma viga é transferir o peso da laje para um pilar ou uma carga concentrada se combinada para apoio.

Para isso, existem diferentes tipos de vigas, como o “L” também conhecido como barra de ferro cantoneira preço, pois o ângulo de 90 graus formado pela estrutura das duas asas pode ou não ser o mesmo.

Além das vigas, o ferro também está presente na composição do concreto armado, que é um tipo de construção bastante utilizado, além de grades, portões e guarda-corpos que são estruturas instaladas no espaço entre o piso e a varanda. contribuir para a segurança e decoração. Em muitas estruturas, o tratamento com ferro é necessário para evitar a corrosão.

Quando se trata de alumínio, o quadro é uma grande vantagem, pois além da durabilidade do material, também é relativamente fácil de manter. No entanto, esses elementos também podem ser encontrados em ferro, que é uma opção considerada mais tradicional e que pode contar com mais detalhes nos projetos, inclusive curvas.

Além da esquadria, o alumínio também pode estar presente em revestimentos, andaimes, cercas de alumínio, fachada em pele de vidro, cofragens e divisórias.

Uma grande semelhança neste contexto é que o alumínio e o ferro têm uma compatibilidade especial com outros materiais. Além disso, embora existam diferenças notáveis ​​entre os dois materiais, deve-se notar que eles podem ser benéficos para suas respectivas finalidades e para quem demonstra capacidade de usar ambos os materiais, um especialista qualificado analisa a opção mais favorável. de acordo com os requisitos do projeto.

 

Este texto foi desenvolvido originalmente pela equipe do blog Guia de Investimentos, onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.