Como o UX pode impulsionar seu comércio eletrônico

Publicado por redator em

 

O mundo digital e o mundo do marketing estão repletos da mais ampla variedade de termos em inglês, siglas de analogia e estratégias. A questão é que, em meio a todo esse barulho, sempre há algo importante que corre o risco de passar despercebido. É o caso do conceito de UX, que significa User Experience.

Este termo é básico por enquanto. Afinal, a “experiência do usuário” (tradução literal do termo) é uma das coisas mais importantes nos negócios, principalmente quando se trata de fidelizar o cliente no mundo virtual.

Já que vamos falar de experiência, para tornar sua experiência mais agradável, ao longo do conteúdo o tema será abordado com exemplos bem reais, da área de casa e construção, que são um segmento universal, que todos nós precisamos com frequência.

“User Experience” e E-commerce

O termo User Experience foi cunhado por Donald Norman em meados da década de 1990. Segundo ele, o conceito de UX refere-se à relação entre o cliente e o produto/solução que é uma empresa fornecedora.

No entanto, essa relação vai além do mero contato físico ou normal com a mercadoria, podendo envolver:

  • A interface e a usabilidade;
  • A interação homem-máquina;
  • Os aspectos afetivos/experienciais;
  • A interação racional;

É interessante que a definição de UX surgiu ao mesmo tempo que o surgimento da internet. De fato, e-commerce, marketplaces e sites de vendas vão revolucionar a relação de compra e venda.

Por exemplo, quando falamos de fábrica de ventiladores industriais, estamos falando do ramo empresarial, portanto, algo coorporativo. As pessoas costumam preferir o contato direto com esse tipo de produto.

Ao adotar uma estratégia de UX, o objetivo é proporcionar ao consumidor uma experiência completa e satisfatória, como colher a mão e colher plantas em um jardim vertical mapa que tenta seguir um lead/cliente desde o primeiro estágio de fascinação, passando pela retenção e conversão, até o início.

No comércio eletrônico, o design da interface do usuário (UID) é um elemento fundamental, relacionado à engenharia do site. Usabilidade/interação com os clientes.

Por UID, as informações do produto devem ser imediatas para que os clientes, mesmo que não saibam do que se trata, possam entender rapidamente o problema técnico. Mais ou menos como um vendedor atendendo você em uma loja física.

Um exemplo fácil para uso doméstico e na construção é produtos de fábrica de luminárias sp. Essas fábricas comercializam tipos de lâmpadas comuns, mas cada um é adequado para um tipo/tamanho específico para cada ambiente. Com isso, a dinâmica do local deve fazer toda essa diferença e a utilidade de cada luz evidente.

Isso pode parecer óbvio, mas não é e não é fácil de fazer. É por isso que muitos bazares acabam não alcançando os resultados que os donos desejam. Outro exemplo são o conserto de portões sp que se tornaram essenciais pelo uso popular por do portão por vários motivos.

O principal é seu uso como barreira para animais de estimação, pois separa dois ambientes, como sala e cozinha, ou jardim e garagem, de forma prática e econômica.

Além disso, evita ferir os animais. Portanto, tenha em mente que, dependendo do seu público-alvo, você focará em um aspecto ou outro do produto: conforto do usuário, segurança do animal de estimação, bem-estar animal, material de PVC (que é um tipo de plástico), etc.

Você conhece as três perguntas essenciais?

O sonho de todo empreendedor é que seu site se torne viral. Isso não é apenas possível para produtos comuns, mas também para produtos industriais.

É o caso, por exemplo, da instalação de malha de aterramento. Ela pode ser abordada através de outro princípio da estratégia de UX, onde cada cliente responde após três perguntas: “Por que”, “O que” e “Como”. Em outras palavras:

  1. motivação para comprar;
  2. função do produto;
  3. meios de aquisição.

Quando você pretende vender pelo site, deve focar seus esforços nos dois primeiros pontos. Além do conselho dado acima, muita informação não deve ser usada, pois cria descontentamento e confusão na mente do leitor.

Por exemplo, você pode explorar a principal vantagem da malha galvanizada, anticorrosiva eficaz. Para processos de galvanização que garantam isso, role para baixo até o botão “Especificações, para quem deseja se aprofundar. De qualquer forma, UX é uma das melhores estratégias para o seu e-commerce!

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimentos onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.