Tudo sobre o concurso para a Polícia Civil da Bahia

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O concurso PC BA se aproxima. São 1 mil novas vagas para os cargos de delegado, escrivão e investigador em todo o estado. A comissão do concurso já está formada e os salários para os que forem aprovados variam entre R$1.128,06 e R$4.593,72, contando ainda com as gratificações.

Com previsão para ter seu edital publicado em janeiro de 2022, os trâmites administrativos e burocráticos acerca da contratação da empresa organizadora do certame já haviam sido assinados pelo governador do estado, Rui Costa. Era da vontade do político que o edital fosse divulgado ainda em 2021, mas isso não foi possível.

Segundo a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB), serão disponibilizadas 150 vagas para delegados, 150 para escrivães e 700 para investigadores. O último edital havia sido aberto em 2018 e quem o organizou foi a Fundação Vunesp. Em sua última edição, o concurso teve cerca de 48 mil inscritos, um recorde em relação a 2013, que contou com pouco mais de 43 mil.

Aos interessados, vale a pena conferir a estrutura do último exame, que se dividiu em sete etapas, contando com duas provas (objetiva e discursiva), exame biomédico, teste de aptidão física, exame psicotécnico, avaliação de títulos, investigação social e de conduta pessoal.

Em relação aos requisitos necessários para os aspirantes às vagas de delegado, é preciso ter o diploma de bacharel em Direito, enquanto para escrivão e investigador basta ter concluído o Ensino Superior, sendo que para esse último é necessário também ter CNH, no mínimo, de categoria B.

De acordo com o governador, a Bahia será, em 2022, a unidade da federação com maior desenvolvimento e infraestrutura, tanto técnica quanto tecnológica, disponível para a segurança pública. Existirá um sistema único de comunicação para a Polícia Militar baiana e, consequentemente, mais espaço para novos profissionais. 

A Lei Orçamentária Anual de 2021 prevê que haverá mais de 1 mil vagas para o setor de segurança pública do estado.

Conheça as funções de cada cargo

Para quem pensa em seguir carreira na polícia, é importante ter em mente que caminhos trilhar para atingir os objetivos. Entender o papel de cada profissional é, portanto, essencial.

Delegado

Responsável por coordenar atividades policiais, bem como administrar delegacias e liderar investigações criminais, o delegado é peça-chave para o sucesso das operações, dando suporte à equipe e traçando estratégias. É ele quem vai emitir intimações e ordens de serviço, requisitar conduções coercitivas e exames periciais, além de solicitar medidas protetivas ao juiz, por exemplo.

Escrivão

Suas principais ocupações estão ligadas à escrita de inquéritos policiais, termos circunstanciados de ocorrência e demais procedimentos legais. É ele quem vai expedir certidões, cuidar da segurança dos documentos e de todos os elementos que vierem a ser anexados aos inquéritos policiais.

Investigador

Coletar, apurar e reunir evidências de um crime são algumas das tarefas daqueles que seguem a carreira de investigador da Polícia Civil. A segurança dos locais e os relatórios de investigação, o cumprimento de mandados, execução de prisões e escolta dos presos são atividades conduzidas por esse profissional. Portanto, seu papel é fundamental para que as operações aconteçam.

Prepare-se

Se o interesse por alguma dessas vagas foi despertado, é importante já começar a separar os materiais e dar início aos estudos. Raciocínio lógico, Língua Portuguesa, Informática, Atualidades, Medicina Legal, Noções de Administração e Promoção da Igualdade Racial e de gênero foram áreas comuns para as funções em questão no último certame aberto, em 2018.

Como se trata de um processo que envolve teoria e aptidão física, manter uma rotina de estudos e exercícios físicos é o melhor caminho para se preparar e estar mais perto de conquistar o cargo almejado.

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