Trabalho remoto: como fazer gestão de pessoas remotamente?
Trabalho remoto é uma modalidade que ganhou destaque durante a pandemia de 2020, transformou a maneira como as empresas conduzem a gestão de pessoas e trouxe o benefício do home office para milhares de brasileiros, mas também trouxe desafios.
Essa prática, que pode ser 100% remota ou adotar um modelo misto, trouxe à tona a necessidade de uma abordagem mais cuidadosa e eficiente por parte dos gestores e da equipe de Recursos Humanos, para lidar com o serviço que será feito remotamente.
O trabalho remoto em 2023
Apesar de já existir antes da pandemia, o trabalho remoto se tornou uma opção amplamente adotada no momento do ápice pandêmico e se estendeu até os dias atuais, onde muitos profissionais usufruem de uma rotina mais flexível.
Surpreendentemente, os resultados do trabalho a longa distância podem superar as nossas expectativas, criando aquela oportunidade perfeita para aprimorarmos a gestão de pessoas nesse contexto.
A gestão de pessoas no serviço remoto é mais do que uma simples adaptação, pois se tornou uma necessidade imperativa para todas as empresas que desejam continuar modernas.
Logo, meu querido gestor, sabendo de todas essas informações, você ainda acha que realizar a gestão de pessoas no modo remoto, é apenas lidar com o controle de ponto de funcionários no serviço a longa distância?
A resposta, claramente, é não! E para ajudá-lo a fazer a gestão de pessoas remotamente com maestria, a seguir estão as melhores dicas para que o trabalho remoto não traga nenhum malefício para o seu negócio.
- Estabeleça expectativas claras
Logo de cara, nossa dica é que você inicie o processo de gestão remota definindo expectativas claras. Afinal, o quanto mais claro possível, melhor será para toda a equipe entender os propósitos da empresa.
Para isso, dê início comunicando as metas da equipe, prazos e padrões de desempenho. Isso proporciona um entendimento comum e alinha a equipe em direção aos objetivos organizacionais.
Feito isso, é possível dar continuidade e prosseguir para a próxima etapa para estabelecer uma boa gestão de pessoas remotamente.
- Transparência é um fator crucial
A comunicação transparente é a espinha dorsal da gestão remota! Isso é um fato que muitos gestores acabam não dando muita importância.
Porém, ao testar e ver os resultados de ser transparente, é possível entender ao certo o quão poderosa essa dica é. Para colocá-la em prática, utilize ferramentas de comunicação eficientes, promova reuniões virtuais regulares e esteja disponível para esclarecer dúvidas.
A transparência constrói a confiança, e este é um dos fatores fundamentais para a colaboração à distância acontecer de forma coerente.
- Utilize ferramentas de colaboração online e estabeleça rotinas e horários flexíveis
Investir em ferramentas de colaboração online é fundamental. Plataformas como Slack, Microsoft Teams e Trello facilitam a comunicação, compartilhamento de arquivos e o acompanhamento de projetos, tornando a colaboração remota mais eficiente.
E além de adotar essas ferramentas milagrosas, é importante saber que apesar da flexibilidade do trabalho remoto, é importante estabelecer rotinas.
Horários de trabalho claros ajudam a manter a disciplina, enquanto a flexibilidade reconhece as diferentes realidades dos colaboradores, promovendo o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
- Promova interações
Isso não é algo comprovado cientificamente, porém, é estimado que a ausência de interações sociais no ambiente de escritório pode afetar a moral da equipe.
Evitar problemas, no ambiente organizacional, sempre é bem vindo, não é mesmo? E diante dessa possibilidade, não deixe de organizar eventos virtuais, como happy hours online, jogos virtuais ou momentos informais de conversa para manter um ambiente social ativo.
- Adapte as práticas de avaliação de desempenho
Reavalie as práticas de avaliação de desempenho para o ambiente remoto. Estabeleça metas claras, forneça feedback construtivo e reconheça as conquistas. Uma gestão de desempenho adaptada ao trabalho remoto é crucial para o crescimento contínuo da equipe.
- Incentive a autonomia e a autogestão no trabalho remoto
Por fim, fomente a autonomia ao permitir que os colaboradores gerenciem suas próprias tarefas. Isso promove a responsabilidade individual e permite que os membros da equipe encontrem métodos de trabalho que se adequem ao seu estilo.
Esse incentivo, já deu resultados satisfatórios para muitas empresas e, caso você nunca tenha feito isso, mesmo que a empresa já esteja no trabalho remoto há tempos, sempre existe tempo para modificar e melhorar.
Além de todas as dicas acima, se atentar na evolução pessoal e profissional dos colaboradores deve ser incentivada.
Programas de treinamento, mentorias e oportunidades de desenvolvimento contínuo são meios eficazes de garantir que os profissionais sintam que estão progredindo em suas carreiras, mesmo trabalhando remotamente.
Em síntese, a gestão de pessoas no trabalho remoto requer uma abordagem adaptativa e centrada no indivíduo. Ao reconhecer e endereçar os desafios específicos dessa modalidade, as empresas como a sua, podem criar um ambiente propício ao crescimento.
Então, está pronto para investir na inovação e satisfação dos colaboradores e, consequentemente, se beneficiar com isso? Lembre-se, investir nas pessoas é investir no sucesso a longo prazo da organização, independente do local de trabalho.