Tecnologia aumenta segurança de empreendimentos imobiliários
A tecnologia está presente na sociedade de diversas formas, facilitando o dia a dia dos cidadãos, mesmo que tudo passe de forma despercebida.
O cartão eletrônico que é utilizado como passagem de ônibus é uma ferramenta tecnológica, assim como as catracas de estações de trem e metrô.
Dentro dos ambientes hospitalares muitos equipamentos utilizam a tecnologia para a aferição de pressão arterial, medição de temperatura, além dos muitos aparelhos que estão presentes nos quartos monitorando os pacientes que estão acamados.
Olhando sob essa perspectiva, é difícil escapar da tecnologia, pois a modernidade já chegou e alcançou grande parte da população, tanto na área urbana quanto na área rural.
Porque até mesmo tratores e máquinas pesadas realizam todo o trabalho com a aplicação de equipamentos como GPS que estabelecem limites de atuação de uma máquina dentro do campo.
Interferência na vida urbana é positiva
Sendo assim, não seria diferente no cenário urbano, onde a população é ávida por novidades e muitas estão ligadas aos seus celulares e tablets como um acessório imprescindível para realizar muitas tarefas ao mesmo tempo, entre eles:
- Solicitar um motorista particular;
- Pedir comida do restaurante preferido;
- Fazer a leitura das notícias do dia;
- Comunicação com amigos e familiares.
A tecnologia chegou a uma evolução que permite que a automação predial seja controlada por meio desses equipamentos que todas as pessoas tem acesso com mais facilidade, por causa da demanda e popularização da tecnologia.
Veículos estão equipados com sistemas que se integram com equipamentos presentes em entradas de condomínios residenciais e empresariais, facilitando a abertura do portão da garagem com o acionamento remoto, com todo o conforto e segurança.
A recepção de prédios comerciais e as portarias de condomínios residenciais contam com uma estrutura de segurança que permite a entrada apenas de pessoas autorizadas, após um cadastramento com apresentação de toda a documentação solicitada.
A partir de um sistema integrado é possível liberar a passagem pela catraca eletrônica com biometria reconhecida por meio de um scanner moderno.
Essa permissão pode ser de longo prazo, como empresários estabelecidos que são proprietários ou locam um a sala para escritórios, ou para moradores de apartamentos residenciais.
A entrada de prestadores de serviço deve ser autorizada somente por uma pessoa responsável, garantindo a segurança de todos os usuários dos condomínios.
Equipamentos para segurança patrimonial
O projeto de um sistema de segurança integrado deve ser desenvolvido por uma empresa especializada, com um conjunto de ferramentas, equipamentos e mão de obra capacitada e devidamente treinada.
A instalação de cerca elétrica, camera de monitoramento interno e externo, catracas biométricas, portões eletrônicos e portarias com a presença de profissionais para a recepção de visitantes pode ser discutido entre os usuários do empreendimento imobiliário, independente da finalidade, se é empresarial, comercial ou residencial.
É importante utilizar material de qualidade, pois a transmissão de dados ocorre em tempo real para pontos específicos, como um circuito fechado de TV do condomínio e nos monitores de seguranças e porteiros.
Diferentes fabricantes fornecem os equipamentos para o mercado de segurança patrimonial. Por isso, é importante que uma empresa com capacitação técnica faça todo o projeto e a instalação no local, para identificar os padrões adotados para a comunicação dentro de uma estrutura em que é necessário fios e cabeamento Furukawa.
Dessa forma é possível empregar a conectividade entre os equipamentos produzidos por diversos fabricantes que seguem normas de segurança tanto em caráter nacional quanto em internacional.
A manutenção também é facilitada, pois a localização dos fios e cabos de comunicação ficam seguros, seguindo as recomendações de identificação e fácil substituição quando necessário.
Expansão estrutural de alarme reforça segurança
É possível aumentar a atuação dos equipamentos de segurança, reforçando o cabeamento para transmissão de dados, como o sistema de TV interno, a internet e telefone.
A implementação de uma central de alarme Intelbras em cada empreendimento, como uma sala de escritório ou um apartamento residencial, é possível garantir a segurança dos usuários com acesso remoto.
Toda a infraestrutura é autônoma, ou seja, exclusiva para cada ambiente, integrada a uma rede de servidores próprios. Até mesmo o elevador social pode contar com uma central de comunicação com a zeladoria ou equipe de manutenção.
Isso também é eficiente para os usuários de um elevador de carga pequeno porte, utilizado para transporte de compras ou malas de viagem, sem atrapalhar o uso do elevador social.
Devidamente empregada, a tecnologia pode ser muito útil nos mais diferentes cenários, tanto em equipamentos urbanos e transporte público quanto no conforto do lar ou no ambiente de trabalho.