Como desenvolver uma sinalização eficaz em vias urbanas

Publicado por redator em

 

A comunicação visual tem uma grande importância para informar as pessoas por meio de imagens. Pensando nisso, uma abordagem de grande potencial é a sinalização nas vias urbanas, principalmente quando se trata de tráfego urbano com segurança, onde as placas de sinalização de trânsito, por exemplo, trazem a acessibilidade, facilitam o fluxo de vias com organização e até salvam vidas em termos de segurança. Para isso, alguns princípios são determinantes, como:

  • Legalidade;
  • Padronização;
  • Confiabilidade;
  • Exibição;
  • Preservação;
  • Clareza.

Um dos principais subsistemas de sinalização rodoviária é conhecido como sinalização vertical e envolve o uso de sinais localizados acima dos sinais aéreos ou ao lado da pista. A classificação dos sinais é feita através de uma função, que pode ser um aviso, uma instrução ou um regulamento. Alguns exemplos dessas aplicações são placas de proibição de estacionamento, trânsitos específicos de ônibus, curvas fechadas, direções e retorno obrigatório.

Há também sinalização de faixa de pedestres, que pode desempenhar funções como orientar o fluxo de pedestres, complementar a sinalização apresentada anteriormente e separar o tráfego. Esta modalidade inclui símbolos, marcas e legendas espalhadas na calçada. Um exemplo muito comum é a linha vertical amarela, que pode ser dupla ou única e que tem como principal função dividir o fluxo de tráfego no sentido contrário, além de proibir o movimento de ida e volta dos veículos.

As medidas de sinalização também são importantes para indicar serviços auxiliares, atrações turísticas e postos de controle. Além disso, alternativas temporárias também são importantes para atender a devida orientação, por exemplo, se houver serviço em andamento para a construção de uma via, como aqueles que são feitos por uma empresa de levantamento topográfico, é necessária sinalização mais eficaz para auxiliar o motorista.

Sobre a sinalização urbana em São Paulo

Sem dúvida, São Paulo é de grande importância no que diz respeito às vias urbanas, principalmente devido à sua grande frota de veículos. Nesse cenário, apesar de outras atitudes de precaução relacionadas a outras áreas, a mobilidade e a segurança são as duas principais prioridades a serem tomadas, também por meio de sinalização adequada, como por meio de painéis de controle de velocidade, comuns nas principais rodovias.

Outro tipo de sinal muito comum é o sinal específico para ônibus, muitas vezes colocado na frente de outros sinais de alerta que destacam a especificidade da área. O mesmo se aplica aos sinais reservados às bicicletas que circulam numa determinada via ou troço de estrada. Como em outros lugares, faixas amarelas para sinalização de faixas, travessias de pedestres e semáforos são predominantes na via.

Devido à alta demanda e ao fato de que ao longo do tempo os painéis são afetados pelo desgaste, é importante ter projetos e programas de manutenção implementados, principalmente para garantir a padronização e visibilidade total dos elementos.

No entanto, é uma preocupação que precisa estar presente, não só em relação às vias, mas também em outros pontos da cidade. A sinalização dos demais espaços e a qualidade do atendimento de serviços como de empresas fabricantes de painéis elétricos também estão corretas, cabendo lembrar que a sinalização também deve ser iluminada por períodos da noite.

A importância da padronização

Um atributo importante quando se trata de sinalização é a comunicação direta e integrada, principalmente para que o entendimento aconteça o mais rápido possível, afinal, o contexto é instantâneo e pontual na mobilidade urbana. Além de classificar essas mensagens, o que ajuda significativamente é a normalização.

Vale a pena prestar atenção especial aos tipos de placas aplicadas. Para a sinalização de trânsito, é muito importante que os elementos atendam ao disposto na lei, tanto em termos de uso adequado quanto em tamanho e tonalidade. Afinal, placas são usadas em diferentes circunstâncias, não relacionadas às vias urbanas, como por exemplo para a sinalização de instalação de malha de aterramento.

Uma anomalia relacionada às placas de comunicação visual que podem afetar a percepção das pessoas, por exemplo, uma placa octogonal indica a fixação do veículo, diferentemente das opções circulares solicitam a leitura.

Além de intensificar as condições de maior risco nas vias urbanas, dificulta o monitoramento adequado pelas autoridades competentes. Então, não só em São Paulo, mas em qualquer outro lugar, é preciso ter cuidado na implantação e manutenção de projetos nessa área, ela pode até não ser uma manutenção de docas, que costuma ser um pouco mais complexo, mas assim mesmo não deixa de ser uma manutenção.

 

Este texto foi desenvolvido originalmente pela equipe do blog Guia de Investimentos, onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.